Gestão de SST: 3 vantagens de um software em nuvem!

por | 22/10/2021 | HCM

A gestão de SST é responsável por gerir uma grande quantidade de dados no campo da segurança e saúde ocupacional da sua empresa. Informações essas que são cruciais para a conformidade com os órgãos de fiscalização.

Nesse sentido, é altamente recomendável utilizar um software dedicado à gestão desse tipo de informação. Uma solução para gestão de SST capaz de gerenciar as obrigações legais e estruturas regulatórias, garantir conformidade com os órgãos legais e evitar multas e penalidades.

Quer entender melhor as vantagens de contar com um software de gestão de SST no seu DP e RH? Então, continue lendo e confira o artigo completo que preparamos para você.

Boa leitura!

O que é um software em nuvem para gestão de SST?

Um software para gestão de SST é uma ferramenta capaz de realizar um gerenciamento eficaz sobre as informações de segurança do trabalho, um controle sem a necessidade de processos manuais ou uso de planilhas. Uma tecnologia de ponta que traz segurança e tranquilidade para as equipes de RH e DP.

Com o software, a gestão de SST consegue, por exemplo, manusear todos os dados referentes ao PCMSO e PPRA, realizar os controles de validades de laudos, bem como de exames e informações sobre ações trabalhistas, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Além disso, ele garante a compatibilidade com o eSocial, que mesmo estando na sua versão simplificada, demanda atenção e cuidado por parte das equipes.

Conheça 3 benefícios de um software em nuvem de gestão de SST para a sua empresa

Agora que você já entendeu o conceito de um software em nuvem para gestão de SST, confira alguns dos seus principais benefícios.

Facilidade de informações

Um dos grandes diferencias do software para gestão de SST é a computação em nuvem, que armazena informações em servidores externo e as tornam acessíveis em qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet – por meio de login e senha, logicamente.

Dessa forma, você tem a facilidade de acessar esses dados mesmo fora da empresa, otimizando por completo a parte produtividade do setor.

Acompanhamento da validade de documentos e laudos

Um software para gestão de SST consegue entregar relatórios baseados nas informações de exames e laudos sobre segurança e saúde do trabalho. A solução oferece campos específicos para que você insira dados de acordo com o padrão da sua empresa, mas sempre dentro das exigências legislativas.

Com essa facilidade, você passa a ter um sistema com tabelas e organização de dados para publicar o documento final. O relatório é importado em um formato de documento padrão e pode ser revisado ou mesmo alterado conforme necessário.

Emissão segura do PPRA

Outro dos grandes benefícios de contar com uma solução para gestão de SST é a possibilidade de publicação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) – o documento básico para a elaboração do PCMSO.

O PPRA é da responsabilidade do engenheiro operário, que tem a missão de analisar os riscos ambientais (ruído, iluminação, substâncias nocivas à saúde, etc.). Esses dados, sejam quantitativos ou qualitativos, são inseridos no software para gestão de SST que gera o relatório PPRA.

No caso do PCMSO, o processo é semelhante. De acordo com as informações do PPRA, os especialistas da sua empresa elaboram o PCMSO, indicando quais são realizados os exames necessários sobre os riscos enfrentados pelos funcionários.

Ao usar um software para gestão de SST desenvolvido para atender os requisitos específicos de sua empresa, você dá um novo passo para se livrar do trabalho manual, entender as últimas novidades do mercado e melhorar a rotina do seu Departamento Pessoal.

É um cenário completo: um software que traz benefícios para a empresa, cumpre com as obrigações legislativas e evita que você fique mais vulnerável às multas e outras complicações. Além disso, os colaboradores garantem saúde e proteção em suas funções.

Gostou do artigo? Quer contar com a melhor solução para gestão de SST do mercado? Então entre em contato com os nossos especialistas hoje mesmo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.