Mudanças no eSocial: o que você precisa saber ainda em 2021?

por | 16/07/2021 | HCM

Desde a criação da plataforma, o governo já anunciou diversas mudanças no eSocial. A cada ano decisões são demandas visando melhorias da própria plataforma, bem como, facilidade de envio para as empresas.

Como não poderia ser diferente, em 2021 também houve mudanças no eSocial que acabaram impactando e muito os setores pessoais das empresas. Mas, será que você está por dentro de todas as novidades?

Para ajudar você a não ser pego de surpresa, preparamos este artigo destacando as principais mudanças no eSocial ocorridas entre 2020 e 2021. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais mudanças no eSocial você precisa saber ainda em 2021?

Entre as várias mudanças no eSocial, há aquelas que você precisa ficar ciente ainda este ano para não ser surpreendido na hora da prestação de contas. Confira as principais logo abaixo.

Novo cronograma de envio de eventos do eSocial em relação aos eventos de SST no eSocial

O novo cronograma é:

Grupo 1 – 08/06/2021 – Empresas com faturamento anual (em 2016) superior a R$78 milhões;

Grupo 2 – 08/09/2021 – Demais empresas com faturamento anual (em 2016) de até R$78 milhões, exceto empregadores que se encaixam no grupo 3;

Grupo 3 – 10/01/2022 – Empregadores pessoa física (exceto doméstico) optantes pelo Simples, produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos;

Grupo 4 – 11/07/2022 – Órgãos públicos e organizações internacionais.

Eventos de SST no eSocial da nova versão da plataforma do governo

Na nova versão da plataforma do governo, liberada em 2020, os eventos de SST no eSocial diminuíram bastante, se limitando a apenas 3:

S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;

S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.

Prorrogação de eventos de SST no eSocial para outubro de 2021?

Em 08 de junho de 2020, o governo disponibilizou a Nota Orientativa S-1.0 – 04.2021 que trouxe ajustes realizados na Versão S1.0 do MOS – Manual de Orientação do eSocial, entre eles, a extensão do prazo dos eventos S-2220 e S-2240 para 15 de outubro de 2021 para as empresas do Grupo 1.

Outras mudanças no eSocial na Nota Orientativa S-1.0

Além da excepcionalidade no prazo dos eventos, a Nota Orientativa S-1.0 – 04.2021 também trouxe mudanças como:

Evento S-2240: inclusão do parágrafo iniciado por “Excepcionalmente…” no item “Prazo de envio”;

Evento S-2220: inclusão do parágrafo iniciado por “Excepcionalmente…” no item “Prazo de envio”;

Evento S-2200: alteração da redação do exemplo “p” do item 10.6;

Evento S-1010: inclusão do item 15.2.

Como uma solução HCM 100% cloud pode ajudar a sua empresa a entrar em conformidade mesmo com as mudanças no eSocial?

Ainda que as mudanças no eSocial, em geral, representem tentativas do governo para facilitar a vida das empresas, elas acabam trazendo alguma dor de cabeça para aquelas que apresentam dificuldade em manter a conformidade com as regras do eSocial.

Além disso, as mudanças acabam tomando tempo extra na rotina de gestores de DP que já precisam se preocupar com controle de férias, segurança do ponto eletrônico e banco de horas, processo de fechamento de folha e dependência do TI para atualização legal.

Mas, esses gestores podem evitar qualquer contratempo ao contar com uma solução 100% cloud e completamente adaptada ao eSocial. Um software especializado com ponto eletrônico integrado, sistema de alertas gerenciais para rotinas do dia a dia como período de férias, gestão de banco de horas, entre outros.

Com um sistema amigável, intuitivo e inteligência de validação das informações antes da entrega ao eSocial, o seu Departamento Pessoal garante as obrigações legais e sem dependência do TI.

Enfim, essas foram algumas das principais mudanças no eSocial que você deve estar alerta ainda este ano. Vale a pena se atualizar por completo sobre cada ponto para não ser pego de surpresa. E, não se esqueça: com um sistema online 100% atualizado e integrado, você garante o cumprimento do eSocial sem grandes sustos.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda mais sobre os eventos de SST no eSocial. Se quiser saber mais, entre em contato com um dos nossos especialistas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.