ECF
Podemos ajudar na entrega do ECF com:
Escrituração Contábil Fiscal
A Solução Fiscal da Compliance atende a obrigatoriedade da ECF – Escrituração Contábil Fiscal de forma completa e integrada à ECD – Escrituração Contábil Digital.
Utilizando uma Inteligência Fiscal nativa nos módulos, é possível se configurar no Sistema Fiscal da Compliance, processos de validações que minimizem a exposição ao risco fiscal. Além de possibilitar a criação de regras de validações que sejam específicas da sua empresa e do seu negócio.
O que é?
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil.
O sujeito passivo deverá informar, na ECF, todas as operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A ECF é transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se referir.
Quem é obrigado?
Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, deverão apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de forma centralizada pela matriz.
A obrigatoriedade da entrega da ECF não se aplica:
I – às pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).
II – aos órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas; e
III – às pessoas jurídicas inativas.
Funcionalidades do Módulo
- Apuração dos tributos, compensações e comparativos de distintos regimes, com rastreabilidade das informações;
- Permite parametrizar de forma flexível informações necessárias da escrituração, desonerando o impacto no sistema de origem;
- Escrituração Digital: geração da Escrituração Digital no padrão SPED ECF;
- Plataforma web, processamento multi-empresa;
- Possibilidade de aquisição da solução no modelo SaaS, Software as a Service;
- Emissão de relatórios para conferência e gráficos para análise gerencial;
- Cruzamento entre diferentes obrigações acessórias.
Diferenciais do Módulo
- Validações Prévias: realiza a consistência das informações através da configuração da Inteligência Fiscal para evitar não conformidades no momento da transmissão para o ambiente SPED;
- Facilidade para integração com os principais ERPs de mercado e distintos sistemas de origem de informações;
- Maior controle na gestão dos impostos e consequentemente redução da exposição ao risco;
- Mais agilidade para atender prazos internos e externos, como atendimento às fiscalizações;
- Maior eficiência no Planejamento Tributário.