SPED Contábil
Podemos ajudar na entrega do ECF COM:
A Solução Fiscal da Compliance atende a obrigatoriedade da ECD – Escrituração Contábil Digital de forma completa e totalmente integrada ao ERP da sua empresa, podendo apenas complementar as informações de ajustes contábeis e submeter o arquivo ao processo de validação através da Inteligência Fiscal Compliance.
O que é ECD?
É parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir em versão digital, também chamada de SPED-Contábil, dos seguintes livros:
I – livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II – livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III – livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Quem é Obrigado?
Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009).
Para as demais sociedades empresárias a ECD é facultativa.
As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.
Funcionalidades
- Recepção das informações através de ERP, BD ou Arquivos (txt, excel ou xml);
- Validação dos arquivos e complemento das informações não supridas pelo ERP ou arquivos;
- Facil “De-Para” do Plano de Contas da empresa para o Plano Referencial do governo;
- Recuperação das informações a qualquer tempo para atender as demandas fiscais e contábeis;
- Emissão de relatórios de acompanhamento nos termos definidos pela ECD, inclusive Excel, TXT ou XML
Diferenciais
- Administração total das informações, facilitando a manutenção dos dados por diversos usuários simultaneamente;
- Apoio de peritos contábeis, quando necessário, em suas gerações;
- Flexibilidade de ajustes;
- Histórico de arquivos, manutenção de Regras passadas;
- Inteligência de cálculo de impostos conectada nativamente;
- Possibilidade de atendimento à obrigação na modalidade de “serviços”, através da equipe de BPO da Compliance.