Prorrogação REINF 2023: como se adequar sem comprometer o compliance fiscal da sua empresa?

por | 03/03/2023 | HCM

Sim, como muitos especialistas imaginavam, o governo publicou uma prorrogação REINF 2023. Um adiamento que, por mais que não seja exatamente uma surpresa, acaba trazendo um impacto para empresas ainda em período de preparação para as entregas do novo ano.

Afinal, como você sabe, a EFD-REINF é uma obrigação tributária acessória imposta pela Receita Federal do Brasil, cujo objetivo é coletar informações fiscais e tributárias sobre empresas que prestam serviços para outras empresas ou pessoas físicas. Ou seja, é algo que você simplesmente não pode deixar de cumprir.

Quer saber o que diz a Prorrogação REINF 2023 e como adequar a sua empresa sem sustos? Então confira este artigo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

Oque é a EFD-Reinf?

O nosso ponto de partida deve ser sempre o conceito da EFD-Reinf. Segundo o próprio site oficial do governo, a EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), utilizada em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para informar rendimentos pagos e retenções de imposto de renda e contribuições sociais.

Em outras palavras, é a partir dela que são enviadas informações (eventos) sobre retenções de tributos e outras informações fiscais à Receita Federal. Uma obrigatoriedade acessória que deve ser seguida à risca em termos de norma e prazo.

Por que é importante manter a conformidade com a EFD-REINF?

Sendo uma ação obrigatória, o não cumprimento da EFD-REINF pode trazer prejuízos consideráveis para a sua empresa. Então, entenda porque é importante manter a conformidade com a regra.

Evitar penalidades

Logicamente, a razão mais relevante para a conformidade é justamente evitar as penalidades por parte do governo, que podem ser desde multas financeiras até sanções judiciais.

Garantir a integridade dos dados da sua empresa

A EFD-REINF permite que a Receita Federal monitore os dados fiscais e tributárias da sua empresa, garantindo a integridade das informações prestadas.

Melhorar a gestão fiscal

A conformidade com a EFD-REINF também ajuda a sua empresa a identificar oportunidades de melhorias em sua gestão fiscal, permitindo um equilíbrio na tomada de decisão.

Qual é a Prorrogação REINF 2023?

Enfim, a prorrogação REINF 2023, publicado no Diário Oficial da União em 01/03/2023, dize respeito à alteração da data de início da obrigatoriedade de envio dos eventos da EFD-Reinf relativos às retenções de IRPF, CSLL, PIS e Cofins.

Uma decisão do governo federal que altera a Instrução Normativa RFB nº 2.043, de 12 de agosto de 2021, colocando o início do envio das informações para às 8h do dia 21 de setembro de 2023, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de setembro de 2023.

Segundo o governo, a prorrogação aconteceu, principalmente, para viabilizar tempo hábil às empresas, garantindo um período de ajustes em seus sistemas informatizados e para a Receita Federal finalizar os testes necessários.

Como se adequar sem comprometer o compliance fiscal da sua empresa frente à prorrogação REINF 2023?

Como você pôde perceber, mesmo com a prorrogação REINF 2023, a data para a entrega das informações já está bem próxima. Isso significa que, caso a sua empresa não esteja preparada, com certeza terá dores de cabeça.

Mas, a tecnologia atual permite que você consiga sem adequar, ainda com pouco tempo, sem comprometer o compliance fiscal da sua empresa. Neste caso, a resposta tecnológica vem por meio de uma solução fiscal especialista.

Com um software voltado para a conformidade fiscal, com tecnologia100% cloud e suprindo todas as necessidades relativas às obrigatoriedades acessórias, a sua empresa se torna capaz de cumprir todas as demandas dentro do novo calendário EFD-Reinf.

Isso porque uma solução especialista com inteligência fiscal nativa consegue se adaptar rapidamente às mudanças das plataformas do governo. Por apresentar tecnologia cloud, as atualizações são feitas de maneira automática, não necessitando de novos investimentos ou implementações por parte da sua equipe.

Enfim, ficou claro sobre o que se trata a Prorrogação REINF 2023? Como explicado, ainda que você não esteja preparado, é possível garantir conformidade com as novas datas e normas ao contar com a integração do seu ERP de Classe Mundial ou sistema legado com uma solução fiscal especialista.

Para conhecer o melhor software fiscal do mercado, acesse o site e fale com um dos nossos consultores.

0 comentários