A REINF 2023 é uma das várias obrigações que as empresas precisam cumprir no próximo ano. Mas, para conseguir fazer isso sem nenhuma dificuldade, é preciso estar atento a todas as atualizações sobre datas e normas.
A EFD REINF, por exemplo, já sofreu alterações para 2023 que foram anunciadas no Diário Oficial no meio deste ano. Embora seja uma obrigatoriedade já conhecida pelos gestores fiscais, as recentes atualizações podem trazer dúvidas em relação à REINF 2023.
Para ajudar você nesse compliance, preparamos este artigo trazendo os principais detalhes sobre a REINF 2023 e explicando como você pode se manter sempre em conformidade. Continue nesta leitura!
O que é a EFD REINF?
Ainda que conhecer a EFD REINF seja algo básico para qualquer pessoa atuante em setores fiscais, a verdade é que a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída é uma declaração relativamente nova, instituída apenas em 2017 pela Instrução Normativa RFB n.º 1767.
Ela foi criada justamente para ser um complemento ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) – que é atualmente a principal plataforma digital do governo federal.
Basicamente, a REINF abrange a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda e Contribuição Social do contribuinte, só retirando aqueles que não tenham relação com o trabalho e as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.
Quais são as atualizações para a REINF 2023?
Como dito na introdução, a REINF 2023 traz algumas atualizações importantes para as empresas. Por exemplo, no meio deste ano foi publicado no DOU o Ato Declaratório Executivo (ADE) COFIS n.º 60, que trouxe a versão 2.1.1 dos leiautes aplicados a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-REINF.
Entre outras coisas, o novo leiaute contempla os eventos do grupo “R-4000” que estarão inseridos no ambiente da EFD-REINF para apresentação das informações relativas às retenções de IRRF e CSRF, e tinham data prevista para entrar em vigência a partir do início de 2023.
Contudo, o Ato Declaratório trouxe a informação de que a versão 1.5.1 da EFD-REINF estará em funcionamento até fevereiro de 2023 e a nova versão, a 2.1.1, só será exigida a partir da competência de março de 2023.
Como garantir conformidade com a REINF 2023?
Sabemos que não é simples acompanhar ou entender por completo as inúmeras atualizações que saem sobre as declarações obrigatórias. Sem contar que um setor tributário precisa cumprir inúmeras funções paralelo a isso.
A boa notícia é que a sua área fiscal não precisa parar devido às constantes mudanças feitas pelo governo. É possível garantir a conformidade com a REINF 2023 ainda que a sua equipe tenha perdido alguma atualizações recentes.
Isso é possível com a integração do seu ERP de classe mundial com uma solução especialista com inteligência fiscal nativa. Uma tecnologia inovadora desenvolvida por conhecedores do mercado fiscal nacional e capaz de se adaptar a todas as mudanças do nosso sistema, atendendo as necessidades específicas de sua empresa.
Além de uma adaptação completa ao sistema tributário brasileiro, uma solução especialista consegue se integrar perfeitamente ao sistema da sua empresa, trazendo vantagens como:
- diminuição de retrabalhos por parte da sua equipe;
- garantia da integridade dos dados fiscais;
- automação dos processos.
Enfim, esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o REINF 2023 e como você pode garantir a conformidade do seu setor tributário ainda este ano. Agora é com você: analise as informações apresentadas e garanta o equilíbrio fiscal que a sua empresa precisa.
Deseja conhecer a melhor solução fiscal do mercado para o seu ERP Mundial? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas para agendar uma reunião!
0 comentários