Recentemente o governo lançou novas alterações referentes ao Reinf 4000, deixando os gestores dos setores de TI e Fiscal das empresas ainda mais atentos ao ano tributário de 2023. Afinal, qualquer mudança pode significar novas ações e planejamentos por parte desses gestores.
O fato é que por se tratar de uma obrigatoriedade acessória, o cumprimento ao REINF 4000 não pode ser algo negligenciado pelas empresas, que precisam garantir a conformidade independentemente de qualquer situação.
Mas, não há como negar que para aqueles que utilizam exclusivamente ERPs Mundiais (Oracle, Infor ou SAP) para o cumprimento da obrigatoriedade, o cenário é ainda mais difícil, podendo trazer mais dúvidas e poucas respostas.
Para ajudar, preparamos este artigo com os principais pontos sobre o REINF 4000 e explicando como o seu budget 2023 pode ser bastante útil para garantir o equilíbrio fiscal da sua empresa. Confira.
Boa leitura!
Quais são os novos eventos relacionado ao REINF 4000 para o próximo ano?
Como dito na introdução, não faz muito tempo que o governo realizou diversas alterações nos prazos e leiaute da EFD REINF, resultando em muitas novidades em relação aos eventos do grupo R-4000. Confira:
- Evento de Movimentação Periódicas R-4040 – Pagamento/crédito a beneficiários não identificados: no R-4040 será informado os pagamentos em que o beneficiário não será possível identificar, como por exemplo em situações em que não houver a emissão de documento fiscal.
- Evento de Movimentação Periódicas R-4020 – Pagamento/créditos e beneficiário pessoa jurídica: um evento para cada registro de beneficiário, em que será declarado os pagamentos/créditos sobre os pagamentos de serviços de pessoas jurídicas.
- Evento de Movimentação Periódicas R-4010 – Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física: registro em que será informado os pagamentos e créditos que os contribuintes efetuarem sobre as contratações de serviço sem vínculo empregatício (pessoa física), para o recolhimento do IR.
- Evento de Controle R-4099 – Fechamento/Reabertura dos eventos periódicos: transmitido após todos os registros dos eventos periódicos serem encerrados, ou utilizado para reabrir um período de algum registro.
- Evento de Movimentação Periódicas R-4080: Retenção no Recebimento, conhecido como autorretenção. Ocorre principalmente no processo de condicionamento, como em agência de publicidade, operadoras de cartões, agência de viagens.
Quais outros eventos do novo leiaute e que também alteram o grupo 9000?
Os impactos dessas alterações também causaram novidades em outros grupos, incluindo o 9000. Confira abaixo:
- R-9005 – Bases e tributos, retenções na fonte e R-9015 – Consolidação das retenções na fonte: Esse registro é considerado os totalizadores, aonde não são entregues pelos contribuintes, mas sim pela Receita Federal com o retorno das bases para os contribuintes.
- R-1050 – Tabela de entidades ligadas: Nesse registro serão informadas as entidades ligadas ao contribuinte como FCI e/ou SCP.
Por que priorizar uma solução especialista para o seu budget de TI 2023?
Como você pôde notar, há muitas informações, prazos e alterações envolvendo a entrega da REINF 4000. E para um usuário de ERP de padrão global, que não conta com uma solução alinhada completamente ao sistema brasileiro, o acompanhamento de todo o cenário é ainda mais complexo.
Mas, com a chegada do novo ano e todo um planejamento financeiro definido, é possível superar todas as dificuldades e garantir a conformidade que a sua empresa precisa com o REINF4000.
Sim, este é o momento para aproveitar o seu budget 2023 das áreas de TI e Fiscal e investir em uma solução especialista com inteligência fiscal nativa. Uma tecnologia inovadora desenvolvida por conhecedores do mercado fiscal e capaz de se adaptar a todas as mudanças do nosso sistema.
Além de uma adaptação completa ao sistema fiscal brasileiro, uma solução especialista consegue se integrar perfeitamente ao ERP de padrão global ou sistema legado da sua empresa, trazendo vantagens como:
- garantia da integridade dos dados fiscais;
- automatização de processos;
- diminuição de retrabalhos.
Além de todas as facilidades, o uso da solução especialista para adaptação à EFD REINF ajuda a sua empresa a superar inconsistências nos processos e extinguir a constância de multas graves, e, consequentemente, prejuízos financeiros.
Enfim, não há razão para se atrapalhar com o cumprimento da REINF 4000. Aproveitando o novo orçamento da sua empresa, você pode garantir a integração entre uma solução especialista e o seu ERP e entregar todas as obrigatoriedades com segurança, rapidez e eficiência.
Não perca tempo, marque uma reunião com um dos nossos especialista para conhecer a melhor solução fiscal do mercado.
0 comentários