Por Confidence IT
Como já falamos por aqui em um Confidence Explica, o SPED fiscal se trata de uma solução tecnológica que ajuda empresas e pessoas físicas a padronizarem seus arquivos digitais em escriturações fiscais e contábeis.
Além disso, o SPED fiscal proporciona para as empresas a geração do arquivo magnético no formato suportado pelo PVA (Programa Validador e Assinador), oferecendo consolidação das informações fiscais do contribuinte de forma precisa, minimizando exposição ao fisco e eliminando a quantidade de papéis necessários para estarem em dia com o governo, reduzindo a burocracia.
A importância do SPED fiscal para as empresas
O SPED fiscal é de extrema importância para que as empresas, além de estarem em conformidade com as leis do município, estado e país, também consigam ter maior controle em sua administração tributária, oferecendo assim aos gestores uma melhor visualização das principais movimentações da empresa de maneira detalhada.
Desenvolvido com foco em diminuir a burocracia entre empresas e o envio de suas obrigações fiscais, o SPED fiscal ainda traz diversos benefícios, como:
- Redução de erros nos regimes tributários;
- Agilidade nos processos relacionados ao comércio exterior e movimento de mercadorias;
- Diminuição dos riscos jurídicos;
- Acesso mais fácil a escriturações contábeis validadas pelo poder público.
Além dos benefícios citados, a economia e segurança são dois pontos cruciais quando falamos sobre o envio de documentos fiscais.
Hoje a maior parte das empresas estão em busca de maneiras de reduzir custos e, pensando na quantidade de papéis necessários para a impressão de todos os documentos que devem ser enviados às autoridades, o SPED fiscal é extremamente eficiente.
Com a eliminação do uso de papéis para as operações fiscais e contábeis, o SPED fiscal promove não só a redução de custos, mas também simplifica as obrigações acessórias e acaba com a necessidade de receber auditores fiscais fisicamente nas dependências da empresa.
Além da economia em materiais impressos, o SPED fiscal oferece à empresa a possibilidade de automatizar o processo, deixando assim um profissional com mais tempo livre para se dedicar à outras atividades da empresa.
E para que a redução de custos seja eficiente, ela precisa estar aliada à segurança.
Com todos os processos do SPED fiscal sendo tratados de maneira virtual, a chance de fraudes são reduzidas.
Isso porque, com o SPED fiscal, as empresas passam a contar com a assinatura digital, que além de oferecer validade jurídica para a Escrituração Fiscal Digital, elimina qualquer chance de possíveis fraudes contra a empresa.
Outro ponto de segurança que o SPED fiscal traz às empresas é a possibilidade do cumprimento automático das leis tributárias e integração de informações, oferecendo melhor controle sobre a gestão da empresa e também melhores dados e informações para a tomada de decisões.
Como um sistema de integrado pode ajudar na validação do SPED fiscal?
Com as leis tributárias em constante mudança, é de extrema importância estar atualizado sobre o que ainda está vigente ou não. Afinal, o preenchimento de uma informação desatualizada pode trazer sérios problemas que vão além de custos para a empresa, mas também a possibilidade de ser tachado como fraude. A partir disso, os problemas só tendem a crescer.
Por isso, contar com um sistema atualizado pode minimizar os riscos de erros em entregas.
O sistema Confidence ERP é desenvolvido todo na nuvem, sendo capaz de automatizar o recebimento de nota fiscal de todas as prefeituras, integrar com o pedido e financeiro e ainda já com as regras fiscais e tributárias criadas no sistema fazendo a escrituração do documento automaticamente. Com sua integração de processos, ao adquirir o sistema você também conta com suporte técnico, atendimento personalizado, treinamentos dos seus colaboradores e a assessoria de um contador.
Fale conosco e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa a área de soluções fiscais.
Este post é uma reprodução do artigo publicado inicialmente na Confidence It Services, parceira da Compliance Fiscal.
0 comentários