SST no eSocial 2023: quais os grupos e cronogramas estabelecidos?

por | 15/12/2022 | HCM

Quer compreender mais sobre o cronograma de SST no eSocial 2023? Não se preocupe, neste momento muitos gestores também podem estar buscando por respostas semelhantes. Afinal, ainda que o eSocial tenha sido implementado visando facilitar o envio das informações das empresas sobre os seus trabalhadores, a plataforma ainda desperta dúvidas.

É claro que muitos desses questionamentos dizem respeito sobre os grupos e cronogramas dos eventos de SST no eSocial.

Então, para ajudar você a se manter sempre em conformidade, preparemos este artigo com a ajuda do especialista, Dr. Paulo Reis, detalhando os pontos mais importantes sobre o SST no eSocial 2023. Continue conosco e confira.

Boa leitura!

Quais são os grupos de SST no eSocial estabelecidos para o ano de 2023?

O eSocial é uma plataforma obrigatória para as empresas desde o primeiro semestre de 2018, seguindo uma sequência de implementação para facilitar a adaptação das empresas.

O calendário de envio foi dividido em 4 grupos, com a primeira etapa contemplando empresas que apresentam maior faturamento. O grupo 3 é aquele que concentra pessoas físicas, jurídicas e físicas, já o quarto grupo é formado por órgãos públicos e organizações internacionais.

Confira, abaixo, quais são os grupos de SST no eSocial para o ano de 2023:

  • Grupo 1: grandes empresas – com faturamento anual acima de R$ 78 milhões;
  • Grupo 2: demais empresas – entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões;
  • Grupo 3: – Empresas do simples nacional – empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos; Pessoas físicas – empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos;
  • Grupo 4: Administração pública e organizações internacionais.

Episódio 2 – Gestão da SST no eSocial 2023 | Uma série exclusiva Compliance Soluções

Confira o episódio 1 Gestão da SST no eSocial 2023 | Uma série exclusiva Compliance Soluções. Nele, Dr. Paulo Reis (consultor da CNI e FIESP e especialista em Medicina do Trabalho, mestre acadêmico em Ciência da Informação e pós-graduado em Perícia Médica, professor do curso de pós-graduação de Higiene do Trabalho da UFBA e professor do curso de pós-graduação de Medicina do Trabalho da CBMS. Autor de capítulos de livros de patologia do trabalho e tratado de gestão da segurança e saúde no trabalho) esclarece as dúvidas mais recorrentes sobre a obrigatoriedade dos eventos.

Confira no vídeo abaixo:

Qual é o cronograma de SST no eSocial para o ano de 2023?

O cronograma de SST no eSocial 2023 segue o conforme as definições anteriores, também sendo dividido em quatro fases. Confira:

  • 1ª fase: envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080 do leiaute do eSocial; 
  • 2ª fase: envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2420 do leiaute do eSocial, exceto dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST); 
  • 3ª fase: envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299 do leiaute do eSocial; 
  • 4ª fase: envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 do leiaute do eSocial, relativos a Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). 

Como garantir conformidade com os grupo e cronograma de SST no eSocial para o próximo ano?

Como você pôde notar, os eventos de SST no eSocial 2023 estão inclusos no grupo quatro, iniciando de fato no próximo ano. Ou seja, em menos de um mês. A sua empresa já está preparada?

Caso ainda não esteja, não precisa se desesperar. Ainda que organização prévia seja algo importante para qualquer compliance, há estratégias que podem facilitar o trabalho e garantir o repasse correto e completo de informações do SST no eSocial 2023.

Neste caso, a melhor estratégia se refere à integração do seu ERP de padrão global com uma solução HCM especialista, um software pronto para o eSocial e apto a realizar a emissão das tabelas obrigatórias da área de SST.

Além disso, uma solução especialista é capaz de acompanhar todas as alterações do eSocial e se manter sempre em compliance com todas as informações, pois funciona a partir de tecnologia cloud, se atualizando automaticamente.

Enfim, o repasse do SST no eSocial 2023 está cada vez mais próximo. O período para garantir a sua conformidade está cada vez mais curto, então está na hora de colocar as melhores estratégias em ação.

Continue acompanhando a nossa sequência de episódios da temporada Gestão da SST no eSocial 2023 | Uma série exclusiva Compliance Soluções com o dr. Paulo Reis! Para conhecer a nossa solução de SST, fale com um dos nossos especialistas!

0 comentários