Por Confidence IT
A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes nos negócios. A fim de iniciar ou até mesmo executar um negócio bem-sucedido, você precisará de um excelente conhecimento em gestão financeira. Então, o que exatamente é essa forma de gerenciamento e por que é importante? Continue a ler para saber um pouco mais.
Saiba a diferença entre contabilidade financeira e gerencial!
Gestão financeira
A gestão financeira refere-se ao planejamento estratégico, organização, direção e controle de empreendimentos financeiros em uma organização ou instituto. Também inclui a aplicação de princípios de gestão aos ativos financeiros de uma organização, ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na gestão fiscal. Dê uma olhada nos objetivos envolvidos:
- manter oferta suficiente de fundos para a organização;
- garantir aos acionistas da organização obter bons retornos sobre seu investimento;
- utilização ótima e eficiente de fundos;
- criar oportunidades de investimento reais e seguras para investir;
A gestão financeira também é composta por certos elementos. Esses incluem:
Planejamento financeiro
este é o processo de calcular o montante de capital exigido por uma organização e, em seguida, determinar sua alocação. Um plano financeiro inclui alguns objetivos-chave, que são:
- Determinar a quantidade de capital necessária;
- Determinar a organização e estrutura de capital;
- Enquadramento das políticas e regulamentos financeiros da organização;
Controle financeiro
Esta é uma das principais atividades na gestão financeira. Seu principal papel é avaliar se uma organização está atingindo seus objetivos ou não. O controle financeiro responde às seguintes perguntas:
- Os ativos da organização estão sendo usados com competência?
- Os ativos da organização são seguros?
- A administração atua nos melhores interesses financeiros da organização e dos principais interessados?
Tomada de decisão financeira
Envolve investimento e financiamento com relação à organização. Esse departamento toma decisões sobre como a organização deve obter financiamento, se deve vender novas ações ou como o lucro deve ser distribuído.
O departamento de gerenciamento financeiro de qualquer empresa é gerenciado por um gerente financeiro. Este departamento tem várias funções.
Calculando o capital necessário
O gerente financeiro deve calcular o montante de fundos exigido por uma organização. Isso depende das políticas da empresa em relação às despesas e lucros esperados. O montante necessário deve ser estimado de tal forma que a capacidade de ganho da organização aumente.
Formação da estrutura de capital
Uma vez que a quantidade de capital que a empresa exige foi estimada, uma estrutura de capital precisa ser formada. Isso envolve análise do patrimônio da dívida no curto prazo e no longo prazo. Isso depende da quantidade de capital que a empresa possui e da quantia que precisa ser levantada por meio de fontes externas.
Investindo o capital
Toda organização ou empresa precisa investir dinheiro para levantar mais capital e obter retornos regulares. Portanto, o gerente financeiro precisa investir os recursos da organização em empreendimentos seguros e lucrativos.
Alocação de lucros
Uma vez que a organização tenha ganho uma boa quantidade de lucro líquido, é dever do gerente financeiro alocá-la eficientemente. Isso poderia envolver a manutenção de uma parte do lucro líquido para fins de contingência, inovação ou expansão, enquanto outra parte do lucro pode ser usada para fornecer dividendos aos acionistas.
Gestão eficaz do dinheiro
Este departamento também é responsável por gerenciar efetivamente o dinheiro da empresa. O dinheiro é necessário para vários propósitos na empresa, tais como pagamento de salários e contas, manutenção de estoque, cumprimento de obrigações e a compra de quaisquer materiais ou equipamentos.
Controle financeiro
O gerente financeiro não precisa apenas planejar, organizar e obter fundos, mas também deve controlar e analisar as finanças da empresa no curto e no longo prazo. Isso pode ser feito usando ferramentas financeiras, como previsão financeira, análise de proporção, gerenciamento de risco e controle de lucro e custo.
Saiba sobre a substituição do e-CAC PGFN pelo programa Regularize!
A grandiosidade da gestão financeira em uma empresa
Essa forma de gerenciamento é importante por vários motivos. Dê uma olhada em algumas dessas razões:
- Ajuda organizações no planejamento financeiro;
- Auxilia organizações no planejamento e aquisição de fundos;
- Ajuda as organizações a utilizar e alocar efetivamente os fundos recebidos ou adquiridos;
- Auxilia organizações na tomada de decisões financeiras críticas;
- Ajuda na melhoria da rentabilidade das organizações;
- Aumenta o valor global das empresas ou organizações;
- Proporciona estabilidade econômica;
- Incentiva os funcionários a economizar dinheiro, o que os ajuda no planejamento financeiro pessoal.
Estudando a administração financeira
Agora iremos listar os benefícios de ser um expert em gestão financeira. Sua empresa pode estimular funcionários a seguirem carreira nesta área.
Diversas oportunidades de carreira
Estudar a gestão financeira abre muitas oportunidades de carreira diversificadas. Pode ser no setor privado ou público. Algumas das opções de carreira incluem banco de investimento, empreendedorismo, análise financeira, contabilidade financeira e gerencial e gestão financeira estratégica. Também é benéfico para aquelas pessoas que estão interessadas em iniciar seu próprio negócio. Fazer um curso de gestão financeira ou obter um diploma de finanças pode ajudar as pessoas a obter promoções ou melhores trabalhos de contabilidade.
Melhorar as habilidades interpessoais
Fazer um curso neste campo permitirá que você construa uma melhor comunicação e habilidades de trabalho em equipe através do desenvolvimento de relacionamentos com seus colegas.
Cria personalidade
Fazer um curso nesse campo também ajuda a melhorar suas habilidades sociais. Isso ocorre porque as pessoas que desejam trabalhar neste setor devem ser extrovertidas e devem poder falar sobre finanças por horas. Isso ajuda a melhorar sua personalidade, conhecimento e comunicação.
Pacotes salariais mais altos
As pessoas que trabalham nesse setor geralmente recebem muito bem, seja no nível de entrada ou no nível gerencial. Além disso, esse é um cargo de trabalho altamente qualificado que está sempre em demanda, mesmo durante as recessões.
Crescimento de carreira
Sempre há uma oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais e subir na carreira. Você pode adquirir rapidamente um conhecimento aprofundado de sistemas de gerenciamento financeiro e software de gerenciamento financeiro, uma vez neste campo. Se você possui esse conhecimento e ótimas habilidades de aptidão, este campo é perfeito para você.
O mercado de trabalho pra quem estuda Gestão Financeira
Fazer um curso de gerenciamento relacionado a finanças ou obter um diploma financeiro oferece excelentes oportunidades de carreira. Dê uma olhada em algumas dessas diversas opções de carreira:
- Gerente corporativo;
- Banqueiro de investimento;
- Conselheiro financeiro;
- Analista financeiro;
- Analistas financeiros;
- Gestores financeiros;
- Planejadores financeiros pessoais;
- Analistas de orçamento;
- Relações com investidores associado ou executivo;
- Analista de crédito;
Dicas para uma melhor organização financeira
Como proprietário de uma empresa, uma de suas principais tarefas é garantir que as finanças estejam em ordem. Com várias contas a pagar e receber precisando serem atendidas durante todo o ano, manter tudo organizado é um processo que pode facilmente tirar o tempo necessário para administrar os negócios.
Embora seja compreensível que você queira controlar todos os aspectos fundamentais, existem várias opções para garantir que suas finanças não se acumulem e se tornem incontroláveis.
A fim de manter a ordem em seu negócio, sem que haja muitas preocupações, temos 4 dicas especiais. Tudo, para garantir o tempo que você precisa para se concentrar em outros assuntos da empresa.
- Se renda ao mundo digital
Confiar em métodos manuais para gerenciar a papelada é uma maneira certa para perder tempo e dinheiro. Tire proveito de ferramentas tecnológicas para organizar os documentos e não usar tanto papel.
Para os proprietários de pequenas empresas, a digitalização do processo de gerenciamento de recibos e despesas pode significar até 80 horas por ano de economia em sua agenda e benefícios fiscais que você teria perdido de outra forma.
- Crie um relatório financeiro
É importante ter demonstrações trimestrais de lucros e perdas, um balanço e uso de relatório de caixa. A criação de um prazo para relatórios periódicos ajudará você a entender quando e como crescer.
Se o seu negócio é novo, o foco deve estar na contabilidade e na previsão do fluxo de caixa. Depois que seu negócio estiver maduro, contrate um contador que possa fazer a transição das tarefas internamente.
- A organização financeira precisa ser diária
Comprometa-se com um processo diário. Reserve um tempo no final de cada dia para analisar as atividades de vendas e compras. Desenvolver esse hábito ajudará a monitorar o fluxo de caixa e facilitará o crescimento dos negócios.
Considere ter um contador que possa criar laudos trimestrais, fornecendo um balanço e declaração de renda.
- Saiba delegar funções
Achar que a centralização de todo trabalho deve estar em um dos seus funcionários mais competentes ou em você mesmo é um erro. É importante delegar funções a uma ampla equipe capacitada para tal.
Centralizar o trabalho todo em uma ou duas pessoas é nitidamente tornar o financeiro uma parte deficiente da empresa. A sobrecarga de trabalho rapidamente fará com que essa pessoa cometa erros sem querer.
Se você não tem a equipe para delegar atividades financeiras, então terceirize. Seu foco deve ser tomar decisões com os dados financeiros, não descobrir os débitos e créditos no dia a dia.
Conheça a carreira como gestor financeiro
Ser um gestor financeiro de sucesso é completamente diferente de ter sucesso em qualquer outro tipo de trabalho. Você pode ter todas as habilidades e conhecimentos necessários para realizar seu trabalho atual com êxito e, portanto, pode pensar que está qualificado para se candidatar à vaga de gestão financeira em seu campo.
Mas você tem o que é preciso para ser um gerente financeiro?
Perguntas a serem feitas:
- Você tem a necessária habilidade de liderança?
- Você tem o conhecimento financeiro correto?
- Você tem personalidade para gerenciar e motivar uma equipe?
- Você tem experiência suficiente no setor financeiro?
Se o seu objetivo é se tornar um gerente financeiro um dia, você precisa começar a se preparar agora. Para isso, listamos pontos importantes a serem trabalhados.
1 – Ganhar experiência
A experiência é vital neste campo. Você não pode esperar conseguir um emprego administrativo em finanças recém-saído diretamente da faculdade ou universidade. Você primeiro precisará ganhar experiência relevante o suficiente.
Um bom lugar para começar seria procurar um estágio ou uma posição de trainee em um banco ou uma firma de contabilidade, ou no departamento financeiro de uma grande empresa. Esse tipo de experiência contará a seu favor quando você quiser avançar em sua carreira no campo da gestão financeira.
2 – Priorizar
Como gerente financeiro, você precisa ser capaz de supervisionar vários projetos e atividades ao mesmo tempo. As habilidades de gerenciamento de tempo e priorização são, portanto, essenciais. Você pode trabalhar nessas habilidades em seu trabalho atual, ou mesmo enquanto estiver ocupado estudando.
3 – Seja qualificado
Se você quer trabalhar como gerente financeiro, precisa estar qualificado adequadamente. Mesmo que alguns trabalhos de gerenciamento financeiro não exijam um diploma, ainda é importante certificar-se de que você possui uma qualificação reconhecida que seja relevante para o tipo de trabalho que você deseja fazer.
Se você deseja trabalhar como gerente financeiro no setor público, também pode escolher estudar para uma qualificação especializada, como um Certificado Nacional em Administração Pública.
4 – Atualize suas habilidades regularmente
Se você optar por atualizar suas habilidades de liderança, melhorar seu conhecimento financeiro ou trabalhar em seu gerenciamento de tempo, é essencial que você faça um esforço para se destacar de seus concorrentes e manter-se atualizado com os novos desenvolvimentos em seu setor.
A gestão financeira é um campo competitivo, e se você quiser ser bem-sucedido, precisa ter certeza de que está preparado adequadamente para os desafios que provavelmente enfrentará.
Áreas para atuar no mercado de trabalho
Dentre várias áreas que um diploma e a experiência em gestão financeira podem te levar, aqui estão apenas 4 delas que podem interessar muitos de seus colaboradores.
Gerentes de Filial
Os gerentes de filiais de organizações financeiras administram todas as funções de uma filial, desde contratar pessoal até auxiliar clientes com contas, aprovar empréstimos e linhas de crédito e estabelecer um relacionamento com a comunidade para construir negócios.
Gerentes de caixa
Os gerentes de caixa supervisionam o fluxo de recebimentos e desembolsos de caixa para atender às necessidades de investimento e negócios de sua empresa.
Controladores Financeiros
Os controladores supervisionam a preparação de relatórios financeiros que analisam e visualizam a posição financeira da organização. Eles também preparam relatórios especiais exigidos pelas autoridades reguladoras. Frequentemente, os controladores supervisionam os departamentos de contabilidade, auditoria e orçamento.
Gerentes de crédito
Os gerentes de crédito são responsáveis pela emissão de crédito da empresa e por todas as políticas e procedimentos que a envolvem.
Definitivamente é um cargo de responsabilidade que resultará em sucesso, desde que haja empenho e esforço do gestor. Não deixe de estimular seus colaboradores a se especializarem nesta área tão promissora. Eles e sua empresa só terão a ganhar.
Este post é uma reprodução do artigo publicado inicialmente na Confidence It Services, parceira da Compliance Fiscal.
0 comentários