Apesar de a versão do eSocial Simplificado ter facilitado bastante o processo de envio de informações para o governo por parte dos Departamentos Pessoais das empresas, fatores como a mensageria eSocial ainda geram dúvidas e horas de trabalho para muitas equipes.
Acontece que mesmo utilizando softwares modernos para a execução do processo, os gestores acabam vendo suas equipes realizando retrabalhos e demoradas análises de informações simplesmente devido à inconformidade com a mensageria eSocial.
A boa notícia é que se trata de um cenário completamente reversível. Com uma solução completa de mensageria, você consegue realizar a validação prévia das informações e evitar horas de retrabalho e baixa produtividade do setor.
Mas, como escolher a melhor solução de mensageria eSocial? Se você está se fazendo esta pergunta, continue lendo e confira 5 fatores a considerar para não errar na sua escolha.
Boa leitura!
1. Atualização automática e software modular ou complementar orientado ao eSocial
Talvez o maior desafio de qualquer gestor de DP é garantir a completa conformidade da solução de Capital Humano (HCM) disponível em relação ao eSocial. Com a plataforma do governo passando por constantes atualizações, essa conformidade, para muitos, parece algo distante.
Mas, isso é possível quando você investe em um software com atualização automática. Com tecnologia web e Inteligência artificial, a solução acompanha as atualizações do eSocial e segue uma cartilha automática de compatibilidade, facilitando e muito tanto o trabalho do DP quanto do TI.
2. Inteligência de validação das informações antes da entrega
Como dito na introdução: por mais que a versão simplificada do eSocial tenha desburocratizado bastante o processo de envio de informações, a questão da mensageria ainda traz obstáculos para muitos gestores.
Isso se deve, principalmente, às inconsistências que podem aparecer nos dados a cada envio. Sem uma validação prévia, há risco de muito retrabalho por parte das equipes.
Por isso uma solução com inteligência de validação prévia se faz tão necessária. Não adianta se denominar um “software especialista” se não é capaz de facilitar este processo. Então, sem dúvida, este é um quesito que não pode ficar de fora do seu checklist.
3. Solução de mensageria de eSocial padronizada, intuitiva e com uma única área de trabalho
Geralmente, o conhecimento aprofundado sobre tecnologia não é uma das especialidades das equipes de DP e RH. Por isso, ainda que elas sejam responsáveis pela utilização da solução de mensageria eSocial, o software deve oferecer uma experiência adequada.
Por mais que seja completa em suas funcionalidades, a solução precisa ser intuitiva, de fácil implementação, padronização e com uma única área de trabalho. Dessa forma, as equipes conseguem desenvolver suas rotinas sem grande dependência da Tecnologia da Informação.
4. Mensageria eSocial web, solução 100% cloud e app para celular
Imagine outra situação macroambiente, como a pandemia do Coronavírus, em que medidas de restrições sejam implementadas e a sua equipe não possa utilizar os escritórios da empresa por algum tempo. Como o trabalho poderia ser realizado?
Não dá mais para ficar preso ao trabalho presencial, não é mesmo? A pandemia mostrou que sem soluções que funcionem remotamente muitas empresas podem simplesmente deixar de existir. Não corra esse risco. Na hora da escolha prime por uma solução 100% cloud e com aplicativo de acessibilidade.
5. Alta avaliação positiva e suporte técnico completo
Uma fornecedora de solução para mensageria eSocial precisa apresentar um bom histórico de serviço. Afinal, como confiar em um fornecedor sem avaliações positivas anteriores?
Antes da sua escolha é importante pesquisar sobre a atuação da empresa no setor, bem como o trabalho desenvolvido com clientes semelhantes ao seu negócio. Além disso, vale a pena analisar o nível de qualidade do serviço oferecido pelo suporte técnico. O seu TI não pode ficar sobrecarregado a cada nova implementação, não é mesmo?
Com a escolha certa, você garante o equilíbrio perfeito entre o trabalho das equipes de RH e DP e a equipe do TI.
Enfim, a decisão por uma solução especialista no eSocial é só o primeiro passo para a otimização do trabalho do DP e RH da sua empresa. A transformação e as vantagens só são reais quando você acerta na sua escolha. Muitas marcas ainda estão se adaptando ao ambiente digital, não fique para trás e garanta alta competitividade para sua empresa.
Não perca tempo! Marque uma reunião com dos nossos especialistas para conhecer a melhor solução de mensageria eSocial do mercado.
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