Com algumas opções no mercado, é normal que um gestor de Departamento Pessoal fique em dúvida na hora de escolher um software de gestão de SST ideal para a sua empresa. Ainda mais aqueles responsáveis por mais de 100 colaboradores, pois eles não têm sequer tempo para testes, é preciso acertar de primeira na escolha.
Claro, para aumentar a chance de assertividade é preciso considerar alguns fatores que farão grande diferença no dia a dia do Departamento Pessoal, bem como na segurança de todos os funcionários da empresa.
Pensando nisso, criamos este artigo trazendo alguns dos principais pontos que você deve analisar na hora de escolher um software de gestão de SST para mais de 100 colaboradores. Continue lendo e confira todas as dicas.
Boa leitura!
Compatibilidade do software de gestão de SST com o eSocial
O seu futuro software de gestão de SST deve ser completo, ou seja, precisa oferecer todas as ferramentas necessárias para a gestão do SST. Isso significa que as suas funcionalidades devem ser compatíveis com os leiautes do governo, principalmente o eSocial, garantindo uma entrega completa das obrigações acessórias.
Além disso, é importante que o software seja atualizado constantemente para poder acompanhar as mudanças trabalhistas.
Flexibilidade dos serviços oferecidos pelo software de gestão de SST
Não é porque oferece um serviço completo e compatível com o cenário legislativo brasileiro que o software precisa ser “engessado”. É importante que o plano escolhido seja adaptável às necessidades da sua empresa, pois cada negócio tem suas particularidades.
Além de aumentar as chances de sucesso, a flexibilidade traz vantagem econômica, pois a sua empresa só precisa investir em módulos ou funcionalidades que realmente agregarão valor ao negócio.
Integração com ERPs mundiais e sistemas legados
O seu software de gestão de SST precisa ser compatível com outros sistemas, como ERPs, CRMs e sistemas legados, resultando em uma integração completa e uma centralização correta das informações.
Além de facilitar o trabalho da sua equipe, essa integração diminuirá as taxas de retrabalhos e de repasse duplicado de informações.
Garantia de segurança das informações
Outro ponto fundamental a ser considerado na hora de escolher o melhor software de gestão de SST é a segurança das informações. Ainda mais para uma empresa com mais de 100 colaboradores que, certamente, tem uma quantidade importante e sigilosa de dados que precisa ser protegida.
É essencial que o software seja seguro, funcione com tecnologia cloud, impedindo perdas em razão de problemas nos servidores internos, e com criptografia de acesso.
Simples usabilidade
Ainda que seja uma solução de alta tecnologia, na hora de escolher o software de gestão de SST é importante levar em conta a interface e a facilidade de uso. Afinal, se o software for de complexa usabilidade, os colaboradores do DP podem não conseguir utilizá-lo de maneira correta e não alcançar os resultados esperados.
Além disso, um software que seja fácil de usabilidade ajudará a diminuir o tempo de treinamento e também dos custos que serão investidos na área.
Tecnologia 100% web
Um software especialista e de alto padrão não pode limitar o seu DP ao gerenciamento presencial. Ele precisa oferecer tecnologia 100% web. Com isso, você poderá acessá-lo a qualquer momento, mesmo que esteja fora da empresa.
Logicamente, essa mobilidade também ajuda na produtividade, pois o DP não precisa parar os seus processos mais importantes em tempos, por exemplo, de home office.
Além de todos esses pontos, na hora de escolher o melhor software de gestão de SST é importante levar em conta a relação custo-benefício. A solução escolhida precisa ser acessível e oferecer um bom retorno sobre o investimento para a sua empresa, garantindo efetividade e economia.
0 comentários