Sem dúvida alguma, é grande o número de impostos e obrigações acessórias que um gestor fiscal deve se preocupar no seu dia a dia. Além dos mais conhecidos, há também aqueles que acabam ficando em segundo plano, mas que não podem deixar de ser entregues, como é o caso da DES-IF.
Mas, você, gestor fiscal, sabe realmente o que é a DES-IF ou como garantir a conformidade fiscal da sua empresa a partir do seu ERP de classe mundial?
Para saber todos os detalhes, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é a DES-IF?
A Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) é uma obrigação acessória constituída pelo registro de informações contábeis-fiscais necessárias à Administração Municipal para a apuração do ISS das Instituições Financeiras, que estejam autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BACEN) e obrigadas a utilizar o Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF).
Como funciona a DES-IF?
A DES-IF permite um tratamento uniforme das informações fiscais peculiares das Instituições Financeiras, através da padronização da Escrituração Fiscal, visando um efetivo controle gerencial da apuração do ISS destes estabelecimentos por parte do Município.
Estão obrigadas à apresentação da DES-IF todas as Instituições Financeiras estabelecidas no Município obrigadas pelo Banco Central do Brasil à utilização do COSIF – Plano de Contas das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional.
Qual o impacto da DES-IF em empresas que usam ERPs mundiais?
Como notado nos dois tópicos anteriores, a DES-IF é uma obrigatoriedade particular à nossa legislação. É algo que empresas atuantes no Brasil precisam se preocupar quando se trata de conformidade fiscal.
Isso significa que ERPs de classe mundial, como Oracle, SAP e Infor, apresentam limitações para atender a essa demanda específica.
Acontece que, embora contem com tecnologia de ponta e funcionalidades que podem transformar a rotina da sua empresa, ERPs de classe mundial seguem um padrão global de conformidade tributária.
Cumprimento de leis e normas mais amplas fazem parte da cartilha padrão desses softwares, porém fatores específicos ou exclusivos da nossa legislação, como é o caso da DES-IF, acabam não sendo cobertos por esses sistemas.
Qual o impacto da declaração no setor fiscal?
Para um gestor fiscal, a única certeza é que uma declaração obrigatória não pode deixar de ser feita. Mas, é claro que quando a sua empresa utiliza um dos ERPs globais para cumprir com todas as obrigatoriedades, o impacto tende a ser grande.
Como vimos, esses softwares não são capazes de cobrir todas as demandas tributárias de uma empresa atuante no Brasil. Dessa forma, o gestor precisa ter um plano B infalível para garantir a conformidade e evitar multas e sanções.
Neste caso, o grande plano passa diretamente pela implementação de um software fiscal. Uma solução especialista que conte com inteligência fiscal nativa e seja capaz de entregar um conjunto de mais de 6.000 regras de validação de informação integrado ao produto, garantindo total conformidade e confiabilidade dos arquivos eletrônicos enviados ao FISCO.
Um software 100% Web e desenvolvido em Java, que utiliza um único banco de dados e proporciona facilidade na implantação e manutenção do produto.
Qual o impacto no setor de TI?
Se a resolução da dificuldade de conformidade do setor fiscal passa pela implementação de um software especialista, é trabalho da área de TI apoiar e até mesmo liderar o processo de busca pela solução ideal.
Afinal, é o setor de TI em geral que conta com o conhecimento técnico para escolher um software que, não importando a plataforma escolhida, possa ser migrado rapidamente de On Premises para Cloud ou vice-versa, garantindo a total integridade de todos os dados de sua empresa.
Uma solução com acesso às informações centralizadas em um único banco de dados, ferramentas de ETL e Inteligência Fiscal nativas que garantem maior confiabilidade e conformidade.
E, logicamente, uma plataforma com o melhor custo-benefício e menor custo de propriedade do mercado. Com características únicas, e que proporcione economia significativa na implantação, utilização e manutenção do produto.
Enfim, não deixe que a DES-IF seja uma dor de cabeça fora do normal para a sua empresa. Com a solução especialista correta, você consegue garantir a conformidade fiscal do seu setor sem precisar abrir mão das vantagens de contar com um ERP de classe mundial.
Acesse o site, fale com um dos nossos especialistas e conte com a melhor solução fiscal do mercado na sua empresa.
0 comentários