Inbound e Outbound Fiscal para empresas com ERPs mundiais: o que é?

por | 12/08/2022 | FISCAL

Não é de agora que os especialistas falam sobre Inbound e outbound e todas as vantagens das estratégias. Mas, você sabia que no setor fiscal, ambos os conceitos também são praticados e estão diretamente ligados à entrada e saída de notas fiscais?

Para detalhar esses conceitos e mostrar a vantagem da automação de ambos, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é o Inbound NFe?

Quando falamos do Inbound NFe (entrada), estamos nos referindo ao recebimento físico e fiscal da nota fiscal eletrônica emitida por:

  • clientes, nos casos em que há necessidade de devolução de vendas;
  • fornecedores;
  • parceiros.

Para que o Inbound NFe aconteça, é preciso o envolvimento de diversos departamentos da sua empresa, por exemplo: compras, fiscal, contábil, produção, financeiro.

Outro processo importante dentro dessa operação é o recebimento da DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Com ela a sua equipe consegue conferir se a nota fiscal está devidamente autorizada pela Secretaria da Fazenda, comprovando que o fornecedor emitiu o arquivo XML da NFe.

Uma sequência necessária, porém cansativa para a equipe fiscal. Mas, que pode ser otimizada a partir da automação dos processos de Inbound NFe.

O que é a Outbound NFe?

A Outbound NFe corresponde à automatização e monitoramento da autorização de NF-es, CT-es, MDF-es e os eventos no sistema de governo. Com ela, todos os correspondentes a esses eventos também podem ser enviados automaticamente para os de parceiros de negócios.

O Outbound NFe completo consiste em:

  • MDF-e Outbound;
  • NF-e Outbound;
  • CT-e Outbound.

Já a NF-e de saída consiste em:

  • NF-e emissão através de Lotes e Lotes de Solicitação de Status (Batch Status Request);
  • Emissão de Eventos de Cancelamento e Carta de Correção;
  • Verifica o Serviço de Status (Service Status Check);
  • Assinatura Digital ABAP (ABAP Digital Signature);
  • Comunicação entre Parceiros de Negocio (B2B);
  • NF-e emissão sem processamento de lote;
  • BADI for enhancements;
  • (Inutilização) Skipping;
  • Contingência.

Inbound e Outbound fiscal: vantagens da automação da entrada e saída de notas

O rápido e contínuo desenvolvimento de tecnologias aplicadas a sistemas de gestão trouxe muitas vantagens para as áreas tributária e fiscal, pois esses processos envolvem grandes quantidades de dados sensíveis.

Dessa forma, o desenvolvimento de sistemas que proporcionem soluções automatizadas apresenta oportunidades significativas de melhoria interna, mas também reflete o relacionamento com os fornecedores, como é o caso do Inbound NFe.

Entre outros pontos, a automação de recebimentos proporciona o processamento automático de NFe de entrada e saída (XML), recebimento e validação de CTe, e automação dos processos fiscais envolvidos no momento do recebimento, sem a necessidade de digitação de qualquer tipo de intervenção manual.

Como uma solução especialista pode ajudar no Inbound e Outbound fiscal?

Como vimos, a automatização de entrada e saída de notas fiscais traz grandes benefícios para a sua empresa. E, todas essas vantagens podem ser concretizadas a partir da implementação de uma solução fiscal.

Isso porque, um software tributário especialista garante a entrada e saída dos XMLs no ERP de classe global da sua empresa, automatizando o processo de conferência fiscal de mercadorias, CTe, NFSe, contas de consumo e outros documentos.

Além disso, trata-se de uma plataforma desenvolvida com Inteligência Fiscal Nativa, que consegue entregar um conjunto de mais de 6.000 regras de validação de informação integrado ao produto, garantindo total conformidade e confiabilidade dos arquivos eletrônicos enviados ao FISCO.

Outra vantagem é o formato 100% Web e em Java, utilizando um único banco de dados Oracle e proporcionando facilidade na implantação e manutenção do produto. Com uma plataforma multiempresa que apresenta uma área de trabalho única e com arquitetura simples que permite uma navegação rápida e intuitiva.

Enfim, com esse desenvolvimento completo e eficiente, o software especialista é capaz de tornar o processo de entrada e saída de documentos fiscais mais rápido, simples e inteligente. Do jeito que a sua equipe tributária espera e merece.

Gostou do nosso conteúdo de hoje sobre Inbound e Outbound Fiscal? Acesse o nosso site e conheça mais sobre a melhor solução fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *