A busca pelo compliance fiscal é, sem dúvida, o objetivo de toda empresa, ainda mais considerando a expansão do mercado e as novas exigências que surgem diariamente. Ao alcançar esse equilíbrio, é possível trazer mais competitividade e consistência para o negócio.
Mas, é fato de que conquistar um bom compliance fiscal não é uma tarefa simples haja vista o número absurdo de atualizações fiscal que o governo brasileiro . Por isso, muitas empresas optam pela utilização de ferramentas tecnológicas que automatizam e tornam a execução de processos muito mais eficiente e segura.
No entanto, os bons resultados só acontecem quando você utiliza um software inteligente e capaz de cobrir todas as necessidades da sua empresa. Ou seja, o segredo do sucesso está em não errar na escolha.
Quer saber como acertar? Então, continue lendo e confira algumas ótimas dicas do que considerar na hora de investir na sua próxima solução fiscal. Confira.
Boa leitura!
O que considerar na hora de escolher o novo software especialista para o seu compliance fiscal?
Ainda que, aparentemente, esse tipo de escolha seja simples, a verdade é que com a quantidade de opções que o mercado oferece, não é incomum que gestores invistam em um tipo de software e acabem se arrependendo depois.
Então, para garantir uma escolha segura, eficiente e de longo prazo, vale a pena considerar os fatores abordados abaixo.
100% preparado para as obrigatoriedades fiscais
Sem muito suspense, o principal ponto que não pode faltar na sua nova solução especialista é a garantia de conformidade fiscal. O software deve vir preparado para atender a todas as obrigatoriedades tributárias e ajudar a sua empresa a conquistar o tão importante equilíbrio fiscal.
Para isso, vale a pena se atentar se ele conta com fatores como:
- regras de validação legislativa:
- inteligência fiscal nativa;
- 3 níveis de acesso.
Outro ponto nesse sentido é a atualização automática. A solução deve ser capaz de se atualizar automaticamente a cada alteração na legislação fiscal, sem nem mesmo necessitar de intervenção da TI da sua empresa para isso.
Tecnologia cloud
Mais um critério importante dentro do mercado hoje é o tipo de tecnologia móvel que o software oferece. Afinal, atualmente, é grande a necessidade de mobilidade e de gestão home office por parte dos setores fiscais das empresas.
Uma solução especialista de alta qualidade precisa ser 100% cloud de verdade, mantendo-se sempre conectada à internet e realizando processos diretamente pela nuvem.
Fácil implementação e usabilidade
Por fim, é extremamente necessário certificar que, mesmo utilizando alta tecnologia, inteligência fiscal nativa e integração completa a softwares de padrão global, a solução especialista apresente uma implementação rápida, bem como usabilidade simples.
Esse diferencial não só desafogará a TI, como também garantirá que todos os processos fiscais sejam cumpridos com a maior qualidade possível por qualquer colaborador do setor.
Como a escolha correta da sua solução fiscal ajuda o seu gestor de TI?
Como dito no tópico anterior, a escolha de uma boa solução fiscal reverbera para além do setor fiscal. Outro grande beneficiado nesse sentido é o gestor de TI, que tem muito mais tranquilidade para trabalhar a partir de uma solução completa e especialista.
Quando o novo software vem com grandes diferenciais e, ao mesmo tempo, uma usabilidade simples, o setor de TI deixa de ser o “apaga incêndio” das outras áreas, não sendo chamado inúmeras vezes apenas para tirar dúvidas ou solucionar emergências.
Esse equilíbrio permite que o gestor trabalhe a sua equipe de forma mais estratégica, direcionando, por exemplo, uma pequena parte para agir como suporte das outras áreas e um número maior de colaboradores para focar em processos mais voltados para o core business do negócio.
Enfim, embora alcançar o compliance fiscal não seja tão simples, a escolha certa da sua solução fiscal já facilita bastante a jornada. E, como vimos, as vantagens vão muito além da questão tributária, com toda a empresa ganhando a partir de um software especialista.
Gostou do artigo? Acesse, fale com nossos especialistas e implemente hoje mesmo a melhor solução fiscal do mercado.
0 comentários