Quando falamos em transformação figital, estamos nos referindo a uma junção entre as experiências reais e o mundo digital. Pouco a pouco, as empresas estão modificando a sua visão de mercado e, consequentemente, a forma como vendem seus produtos e/ou serviços e como interagem com o público consumidor.
A seguir, vamos entender melhor o que é a transformação figital, como ela altera o processo de compras e o relacionamento das empresas com os clientes e também qual o impacto dessas mudanças no departamento fiscal das organizações. Continue conosco para saber mais!
Transformação figital: entenda o que é!
Antigamente, por volta da década de 1950, muito antes da criação dos primeiros computadores e do advento da internet, as empresas e comércios trabalhavam apenas no âmbito físico. Além de nunca ter ouvido falar, nenhum empreendedor pensava ainda no digital.
Por volta dos anos 1970, junto ao surgimento dos primeiros computadores, se começa a pensar na dimensão digital. Com o passar dos anos e a criação dos celulares, CDs e eletroeletrônicos diversos, esse pensamento ganha ainda mais força.
Na década de 1990, com a invenção da internet, o âmbito social começa a também receber atenção.
Essa é a transformação figital: pensar nas dimensões física, social e digital juntas. O professor e empreendedor Silvio Meira, cientista ativo na área de engenharia de software e inovação, afirma que este processo recebeu, em um primeiro momento, erroneamente o nome de transformação digital.
“Na verdade, desde o começo, todos deveriam ter percebido que a transformação era figital, e não digital, porque o espaço competitivo para onde todos teriam que ir era figital, e não pura e simplesmente digital”, destaca Meira.
A transformação figital no processo de compras e relacionamento com os clientes
Ainda conforme o professor Silvio Meira: “Toda a competição do futuro é no espaço figital, das dimensões digital e social, e acontece em tempo quase real”. Por isso, o processo de venda das empresas e o relacionamento com os clientes deve estar alicerçado em ambos, tanto no físico quanto no digital.
Afastar os consumidores da loja física e incentivá-los a fazer compras apenas pelo e-commerce não é uma boa ideia, assim como não atender os clientes que fazem contato digital também está errado. A transformação figital chegou para melhorar e modificar a forma como as vendas são feitas e aproximar as empresas dos clientes.
O impacto da transformação figital no departamento fiscal das organizações
A transformação figital também impacta diretamente o departamento fiscal das organizações e não apenas os setores relacionados a compras e vendas. Ao trazer essa mudança para dentro da sua empresa, você terá um sistema integrado de gestão empresarial – ERP transacional, muito mais moderno e rodando em nuvem.
Esse é um investimento que aumentará a eficiência do departamento fiscal da empresa, reduzirá os erros e diminuirá a necessidade de contratar novos colaboradores para atuar na área.
Lembrando sempre que, para estar alinhado à transformação figital, você precisará ir além do ERP transacional e ter o poder de modificar o seu trabalho diário.
Em sua página profissional, Silvio Meira fala, especificamente, que a transformação figital irá se desenrolar nesta década – a partir de 2020. Ele, inclusive, define quais organizações conseguirão chegar neste cenário antes.
“As empresas que vão chegar lá não serão as que têm mais recursos físicos, financeiros e humanos, mas as que conseguirão desenhar estratégias mínimas de forma mais ágil e rápida, realizar muitos experimentos para validar estas estratégias e aprender muito mais rápido do que a competição”, opina.
Budget 2022 e planejamento 2023: você já está trabalhando nisto?
Estamos chegando ao final de 2022 e apesar de a grande maioria estar em contagem regressiva para as férias e para o início de 2023, existem algumas ações que ainda podem ser feitas para atingir as metas elencadas em janeiro deste ano. Continue conosco e leia o artigo “Budget 2022 e planejamento 2023 para empresas com ERP Infor: a hora é agora!”
0 comentários