Software de folha de pagamento para ERPs Mundiais: o que o RH e DP precisam evitar?

por | 15/07/2022 | HCM

Hoje em dia, os gestores de DP e RH já sabem que para um processo eficiente e dinâmico é preciso contar com um software de folha de pagamento. Afinal, todo aquele cenário de tensão que imperava durante o fechamento da folha só pôde ser superado a partir do uso de tecnologias de ponta.

O fato é que devido a alta complexidade do processo, por muito tempo, erros no fechamento da folha eram vistos como aceitáveis. Ainda que todo RH tivesse que fazer um retrabalho, que também impactavam negativamente os outros colaboradores, a situação acabava sendo normalizada.

Mas é claro que o uso tecnológico não é o único ponto que um RH deve ficar atento se não quiser reviver aquelas dificuldades do passado. Há alguns erros crassos que não podem ser cometidos atualmente. Quer saber quais são? Então, continue lendo e confira a postagem que preparemos sobre o assunto.

Boa leitura!

Pagamentos indevidos a funcionários e parceiros

Quando o fechamento da folha é feito de forma manual ou a partir de ferramentas obsoletas alguns erros acabam acontecendo de forma frequente. Um deles é o pagamento indevido a funcionários e parceiros da empresa.

Um grande risco, pois os pagamentos indevidos aumentam o valor líquido a ser pago e, em geral, não são recuperados em sua totalidade. Quando um colaborador se afasta por um determinado período, a empresa não está obrigada a fornecer tais benefícios, exceto se essa vantagem constar na Convenção ou no Acordo Coletivo. Quando a empresa o faz, é um exemplo claro de pagamento indevido.

Em médio prazo esse tipo de equívoco acaba impactando bastante no caixa financeiro e até na continuidade do negócio.

Não acompanhar as mudanças de leis e normas

Não é novidade para ninguém que as leis e normas no Brasil podem mudar de forma repentina. A nossa legislação é bastante ampla e permite uma volatilidade difícil de acompanhar.

Porém, ainda que não seja algo simples, é dever do DP e RH se manterem atualizados em relação às normas e leis que impactam na gestão de pessoas. Afinal, qualquer decisão que infrinja as determinações pode trazer riscos sérios para o negócio.

Além das leis, há também uma necessidade grande de adaptação ao eSocial e suas constantes mudanças de leiaute.

Não utilização de um software de folha de pagamento

Por incrível que pareça, o uso de planilhas e registros manuais ainda é uma das principais causas de erro no fechamento da folha de pagamento de muitas empresas. Uma prática obsoleta que apresenta muitos riscos na realização dos cálculos e no repasse de informações.

Para evitar erros e maiores problemas futuros, o recomendável é sempre adotar um software de gestão adequado às necessidades da empresa e automatizar todo o processo de cálculo.

Um software de folha de pagamento que conta com:

  • Integração total entre o software de folha de pagamento, mensageria do eSocial e o ERP global da sua empresa;
  • Conformidade com os impostos e demandas obrigatórias;
  • Funcionamento 100% web e acesso remoto;
  • Backups e fórmulas de cálculos automáticas.

Além de agilizar os mais diferentes processos do DP ou RH, um software de folha de pagamento de alto padrão ajuda na conformidade da sua empresa em relação ao eSocial e eventos de SST.

Por contar com inteligência nativa, a solução é capaz de acompanhar todas as mudanças legislativas, fazendo a atualização de maneira automática, sem custo adicional para o seu negócio.

Enfim, no mercado atual não há mais espaço para erros ou falhas em relação a processos tão importantes do DP e RH. Não se arrisque, adote um software de folha de pagamento, acabe com as falhas corriqueiras e garanta a conformidade que a sua empresa precisa com o eSocial e a legislação trabalhista.

Acesse o nosso site, fale com um dos nossos especialistas sobre o melhor software de folha de pagamento do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.