Automação de processos fiscais SAP: entenda 5 benefícios

por | 29/10/2021 | FISCAL

Procuramos agilidade e eficiência em todos os setores da vida. Os smartphones, por exemplo, são o símbolo disso, tudo o que precisamos está dentro deles ao toque de um botão.

Nossos bancos se tornaram online e foram para dentro dos celulares, junto com os e-mails e câmeras fotográficas.

Se conseguimos tornar nossa vida pessoal a mais prática possível, por que não fazer isso também no trabalho?

Principalmente quando tratamos da área financeira e contábil, praticidade facilita muito o trabalho de quem lida com processos repetitivos diariamente.

Nesse contexto, um software flexível e que se adapte às necessidades do seu negócio é essencial para tornar a sua rotina um smartphone fiscal, com tudo no mesmo lugar.

Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios da automação de processos e como sua empresa ganha quando está por dentro da tecnologia! Continue lendo para saber mais.

Leia também: SAP Miro e Migo: o desafio de controlar as entradas de notas no ERP

Problemas que aparecem fora da automação de processos

Sua empresa está constantemente gerando dados. Eles vêm de compras com fornecedores, vendas de produtos e serviços, orçamentos, entre outros.

Fora da automação essas informações podem se perder e não serem usadas da forma como deveriam. Por exemplo, para tomar decisões mais assertivas em relação ao negócio.

Outra questão a ser abordada é o tempo gasto com as atividades fiscais. Sem um sistema de automação, os funcionários precisam manualmente inserir todos os dados de escrituração e notas fiscais.

Isso demanda muito tempo, concentração e ainda aumenta a possibilidade de erros.

E mais, identificar um erro quando não se tem um sistema de automação é algo demorado, é preciso checar informação por informação até encontrar o que precisa ser corrigido. Isso também aumenta o risco de multas, que podem ser altíssimas!

Por conta desses processos repetitivos, sua equipe fica sem tempo de se dedicar a questões analíticas e estratégicas. Isso também acaba prejudicando, consequentemente, a produtividade e sua empresa.

Além disso, você também pode perder pela falta de organização! A dificuldade em localizar documentos e notas pode causar problemas em relação à regularidade dos pagamentos, já que uma nota perdida pode deixar algo assim passar em branco.

Decidi automatizar meus processos, o que melhora para mim?

Vamos começar com um benefício que brilha aos olhos de qualquer gestor: diminuição de custos! Com um software de automação você não precisa se preocupar com alguma obrigação fiscal passar despercebida.

Como falamos, as consequências disso podem ser multas muito altas e até uma possível exclusão do sistema fiscal sendo usado, o que gera mais custos ainda.

Escolher um sistema de automação de processos previne tais problemas e também ajuda na economia em relação ao espaço de armazenamento e papel, um vez que todos os documentos serão movidos para um só lugar, que é virtual.

Como aumentar a produtividade da sua equipe e a segurança dos dados

Quando seus funcionários não se preocupam constantemente com conferência fiscal, entrada e saída de notas, escrituração e tudo isso feito de forma manual, sobra mais tempo para focar em outros procedimentos que podem gerar mais crescimento para a empresa.

E também é possível trabalhar com uma equipe mais enxuta nesse caso, já que o sistema faz quase todo o trabalho sozinho.

Outra melhoria que pode ser vista é a facilitação da rotina dos departamentos. Os processos automatizados integram dados de vários setores simplificando a comunicação e o acesso às informações.

Para os gestores isso é muito importante. Conseguir consultar documentos, registros de notas e tudo o que fica armazenado no sistema otimiza tempo e mantém a ordem.

Com isso a pessoa responsável tem acesso aos dados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Mais uma preocupação que é minimizada em um ambiente com processos automatizados é com a segurança.

Processos mais transparentes, confidencialidade dos dados e precisão nas informações deixa o gestor mais tranquilo para tomar decisões assertivas.

A lista de pontos positivos não para e a padronização é um deles.

Padronizar produtos, serviços e processos é um ponto essencial para o crescimento da empresa, já que com um padrão estabelecido a eficiência é uma consequência, e você não tem surpresas desagradáveis.

O que é importante em um software de automação?

Vamos começar pelo básico. Uma plataforma amigável é fundamental na hora da implantação na sua empresa e no treinamento dos seus funcionários.

É relevante também que o sistema esteja integrado à prefeitura da cidade onde você atua, para facilitar as mudanças jurídicas que acontecem com frequência.

Para aprimorar ainda mais, é importante que o software escolhido tenha uma tecnologia baseada em nuvem e possa se integrar a outros serviços que funcionem com a mesma base, isso é o que permite o acesso de dados de qualquer lugar.

Outra questão que também deve ser considerada durante a automação é o acesso aos fluxos de trabalho.

Esses, muitas vezes, têm informações confidenciais que devem ser limitadas a certos funcionários. Por isso é interessante a plataforma escolhida ter um acesso ditado por funções e cargos.

Gostou deste conteúdo sobre automação de processos? Compartilhe com os seus colegas e comece uma conversa sobre automação na sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *