BPO Fiscal e Contábil: você sabe realmente as diferenças?

por | 27/08/2021 | BPO

O BPO, Business Process Outsourcing ou, em tradução livre, Terceirização de Processo de Negócios, nada mais é do que uma das maneiras que empresas encontraram para que seus processos sejam ainda mais otimizados e eficientes. Hoje, falaremos sobre o BPO Fiscal e Contábil. Saiba mais abaixo!

Isso significa que, ao contratar um serviço de BPO, você escolhe determinados processos da sua empresa e deixa sob a responsabilidade de terceirizados. Assim, a sua empresa deixará com que seus colaboradores internos foquem em atividades especificamente voltadas para sua empresa.

Entre os diversos serviços de BPO existentes no mercado, hoje escolhemos dois para falar, sendo eles o contábil e fiscal. Acompanhe o artigo e entenda tudo!

BPO Contábil: o que é?

Hoje, contar com um especialista de fora da sua empresa para cuidar da contabilidade, é uma das melhores opções e nós explicamos o motivo: ao selecionar processos da empresa e colocar na mão de um especialista com foco total nisso, você consegue ter a certeza que tudo estará em dia.

Isso porque as atividades durante a rotina não serão atrapalhadas por outros problemas da empresa que possam surgir. Além disso, a maior parte dos documentos contábeis contam com prazos rígidos a serem cumpridos, então contar com especialistas atentos aos prazos de entrega, pode ser um grande diferencial para sua empresa.

BPO Fiscal: o que é?

Ao terceirizar todas as atividades de controle fiscal da sua empresa, você estará desvinculando de colaboradores internos o compromisso de acompanhar as tarefas impostas pela legislação e entregando na mão de um profissional altamente qualificado que atenderá as obrigações fiscais nas três diferentes esferas: municipal, estadual e federal, além de realizar as atualizações na matriz de impostos.

O BPO Fiscal atua também no processamento de todas as informações de sua empresa em períodos determinados em conjunto, de acordo com a necessidade encontrada.

Essas informações são entregues em forma de análises, gráficos ou relatórios, sempre com orientações pensadas nas tomadas de decisão estratégicas.

Benefícios de implantar BPO na sua empresa

Agora que já explicamos a diferença entre esses dois serviços, vamos voltar a falar do BPO de maneira geral.

Hoje, a maior parte das empresas opta por usar o BPO por diversos motivos, mas os principais são:

  • Redução de custos;
  • Maior capacidade de crescimento;
  • Foco em resultados.

Redução de custos

Ao terceirizar alguns processos, como os voltados às áreas contábeis e fiscais, a empresa evita diversos gastos, como o de contratação de novos profissionais registrados, equipamentos e até mesmo sistemas, que na maior parte das vezes são necessários para envio de documentos e preenchimentos de obrigações fiscais

Maior capacidade de crescimento

É clara a visão de que, quanto mais processos forem terceirizados para profissionais de fora ou ferramentas de gestão, mais tempo os colaboradores internos da empresa terão para focar em assuntos estratégicos, voltados para o crescimento e melhor organização da mesma.

Assim, a chance de capacitar os colaboradores é ainda maior.

Maior foco em resultados

A partir do momento que se terceiriza o processo por BPO, a empresa que irá executar os processos pré-estabelecidos fica responsável por manter o nível de qualidade dentro das leis, apontando as métricas e dados que, ao serem analisados pelos profissionais, darão novos nortes a serem seguidos.

Além dos benefícios que citamos, o BPO é um grande aliado para estar em dia com as contribuições fiscais, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores.

BPO Fiscal e Contábil

Os melhores modelos de BPO Fiscal e Contábil se diferenciam do mercado por aplicar uma solução completa no processo terceirizado.

O projeto une produto (solução fiscal e contábil), conceito pericial na validação das obrigações antes da entrega e especialistas na matéria.

Estão inclusos:

  • Processo contábil e fiscal terceirizados;
  • Geração de obrigações acessórias;
  • Geração de obrigações extemporâneas;
  • Saneamento de cadastros;
  • Escrituração automatizada fiscal digital de todas as prefeituras;
  • Busca de notas fiscais de serviços;
  • Recuperação de XML.

Alguns benefícios que o BPO  traz à sua empresa:

  • Liberdade aos gestores para tratar de assuntos afins ao negócio e de forma estratégica, destinando a energia, ora despendida aos processos internos e operacionais, àqueles que de fato geram resultados;
  • Ter uma equipe especialista no atendimento ao processo terceirizado que resulte em benefícios que superem de forma consistente as tentativas de gestão por profissionais internamente;
  • Cobranças de resultados relativos ao processo por meio de contrato em substituição aos meios comuns e inerentes às relações de trabalho, frágeis por consequência da legislação trabalhista;
  • Redução dos custos indiretos para atualização conceitual da equipe interna, além de estrutura física e administrativa para manutenção do modelo tradicional.
  • Sistema próprio Compliance amplamente testado e aprovado por diversos clientes, com tecnologia em nuvem.

Quer saber quais outros benefícios de implantar o BPO fiscal e contábil na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba tudo!

Este post é uma reprodução do artigo publicado inicialmente na Confidence It Services, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *