BPO Fiscal como tática de compliance para empresas: como funciona?

por | 11/02/2022 | BPO

Cada vez mais o BPO Fiscal tem sido adotado para resolver um problema recorrente em muitas empresas: o longo período para o cumprimento de todas as obrigações acessórias. Atingindo esse objetivo, as empresas não só mantêm o compliance, como também conseguem aproveitar melhor a força de trabalho interna.

Para quem olha de fora, esse tipo de preocupação pode até parecer trivial, mas o fato é que o Brasil possui a segunda maior carga tributária da América Latina. Para se ter uma ideia, as empresas aqui levam em média 2600 horas para cumprir suas obrigatoriedades tributárias – enquanto a média mundial é de 325 horas.

Como não é possível fugir da regulamentação, cabe aos empresários e gestores buscarem alternativas que facilitem esse processo. E o BPO Fiscal é uma dessas saídas.

Continue lendo e entenda como o BPO Fiscal pode ajudar a sua empresa a manter o compliance e a aumentar a produtividade da sua equipe.

Boa leitura!

Por que adotar?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing (Terceirização de processos de negócios, em português), uma estratégia em que você contrata os serviços de uma parceira especialista para gerir processos centrais da sua empresa.

Basicamente, você passa a ter uma equipe totalmente dedicada às questões fiscais e tributárias da sua empresa, garantindo excelência no trabalho, foco, segurança e escalabilidade para o sucesso do programa de compliance.

Quais são os processos atendidos pelo BPO Fiscal?

Com a adoção de um BPO Fiscal é possível melhorar o processamento das informações e o compartilhamento de dados por meio de avaliações e relatórios disponíveis diariamente e digitalmente.

O BPO é perfeito para otimizar a execução dos processos operacionais e garantir a conformidade com as leis tributárias, assegurando, ao mesmo tempo, agilidade, contenção de custos e cumprimento fiscal.

Veja alguns processos cobertos por um BPO Fiscal:

Impostos municipais

Apuração e conciliação de ISSQN (tomador e prestador de serviços);

Elaboração e transmissão das obrigações acessórias;

Obtenção de Certidão Negativa junto às prefeituras.

Impostos estaduais

  • Apuração e conciliação de ICMS/ICMS-ST/CIAP/DIFAL;
  • Geração e transmissão do EFD ICMS / IPI;
  • Controle de Conta Corrente ICMS.

Impostos federais

  • Elaboração e transmissão das obrigações acessórias (DIRF, DCTF, PERDCOMP);
  • Apuração e conciliação dos impostos retidos (PIS, COFINS, CSLL, IRRF e INSS);
  • Apuração e conciliação do IPI.

Quais os benefícios de utilizar um BPO Fiscal?

Como você pôde notar, o BPO Fiscal é uma excelente estratégia para garantir o funcionamento do programa de compliance da sua empresa. Mas, saiba que o benefício dele vai além da conformidade fiscal.

Além de, logicamente, contribuir com o aperfeiçoamento de processos internos, uma ação de BPO Fiscal permite que a sua marca se torne mais forte e competitiva frente a um mercado cada vez mais exigente.

Basicamente, ao contar com profissionais qualificados e soluções tecnológicas especialistas no gerenciamento de áreas centrais para o equilíbrio de qualquer negócio, os colaboradores efetivos passam a focar na atividade fim da empresa, tendo um aumento natural no nível de qualidade e eficiência do serviço diário.

Mas, não para por aí. Ao investir no BPO Fiscal, a sua empresa ainda está garantindo as seguintes vantagens:

  • redução de custos a partir da implantação de novos processos e tecnologias;
  • melhor controle no acompanhamento dos custos fixos e custos variáveis;
  • diminuição de erros humanos e consequente sanções por parte do Fisco;
  • crescimento da flexibilidade e da escalabilidade do negócio;
  • automatização de processos e relatórios.

Em suma, ao contar com um BPO Fiscal e garantir a parceria com uma empresa capaz de assumir as atividades relativas à apuração dos impostos, aprimorar processos e entregar as obrigações acessórias dentro do prazo, a sua empresa só tem a ganhar em termos de produtividade e qualidade do trabalho diário, além de mais foco no core business.

Gostou do artigo? Não perca tempo e contrate hoje mesmo o melhor serviço de BPO Fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.