BPO: o que significa e quais as vantagens para a sua empresa?

por | 13/08/2021 | BPO

Você alguma vez já pensou em contratar um serviço de BPO e terceirizar alguns processos da sua empresa?

Business Process Outsourcing (BPO) ou Terceirização de Processo de Negócios, em tradução literal, é uma forma que empresas dos mais variados segmentos encontram para terceirizar parte dos seus processos, tornando-os mais otimizados e eficientes. Ou seja, é a terceirização de processos de negócios para se produzir resultados que superem a execução interna desses processos.

Ao contratar o serviço de BPO, uma equipe terceirizada, formada por profissionais devidamente especializados, fica encarregada de cuidar de determinadas atividades para manter o bom funcionamento da empresa contratante.

Assim, todos os processos internos do negócio são realizados por especialistas, exceto aqueles vinculados à operação com relação direta com a sua empresa.

Adotando essa estratégia, os gestores tem liberdade para tratar assuntos focados no negócio destinando a energia, despendida destes processos, àqueles que podem gerar melhores resultados.

<<<BPO Fiscal, Tributário e Contábil: o que é e quando contratar?

BPO: qual a sua importância para mitigar problemas fiscais?

Estar em dia com as contribuições fiscais é o desejo de qualquer empresário que deseja evitar problemas com os órgãos fiscalizadores. E para que nenhuma obrigação fiscal seja esquecida, confiar apenas na memória ou em planilhas feitas manualmente no computador pode ser arriscado.

Cada segmento de empresa possui uma determina lista de impostos a recolher. Além disso, existem normas e leis que a todo momento passam por algum tipo de atualização. Acompanhar todas essas mudanças sem a ajuda de uma equipe especializada pode tornar o trabalho mais demorado e improdutivo.

Para evitar essas dores de cabeça é que existe o BPO. Ao contratar uma solução fiscal; como a da Compliance, a empresa passará a contar com profissionais capacitados e ferramentas de automação que facilitam o preenchimento e a entrega correta e em dia das obrigações contábeis e fiscais, além de gerar obrigações acessórias e extemporâneas, fazer saneamento de cadastros ou recuperar arquivos XML.

Por exemplo, o modelo Compliance se diferencia do mercado por aplicar uma solução completa no processo terceirizado. O projeto une produto (solução fiscal e contábil), conceito pericial na validação das obrigações antes da entrega e especialistas na matéria.

  • Saneamento de Cadastros;
  • Processo Contábil e Fiscal Terceirizados;
  • Geração de Obrigações Acessórias;
  • Geração de Obrigações Extemporâneas;
  • Recuperação de XML.

As empresas que investem na contratação dos serviços de Business Process Outsourcing percebem uma série de vantagens, que podem ir além das questões tributárias. Confira:

1.Redução de custos

Montar uma equipe interna para cada processo da empresa é bastante oneroso. Ao terceirizar alguns deles, a empresa evita gastos com contratação de pessoal, de equipamentos e softwares que muitas vezes não conseguem ser integrados aos ERPs já utilizados na organização.

Além disso, as empresas que cometem falhas correm o risco de paga mais. Assim, quem cumpre corretamente as suas obrigações, gaste menos — e ainda pode ser contemplado com benefícios, como a Recuperação de crédito (ICMS). Esse cenário de maior lucratividade é possível com um serviço de BPO Fiscal.

<<<Saiba mais sobre e-CredAc – Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Crédito Acumulado

Além de reduzir a necessidade de contratação de profissionais específicos para cada área, as soluções BPO Fiscal garantem maior conformidade no cumprimento de seus deveres tributários.

Ao seguir todos os prazos de pagamento e declarações exigidos pelo governo, a sua empresa tende a diminuir os gastos com a quitação de multas e semelhantes.

2.Core business: foco no que realmente importa!

Falar que o cenário fiscal brasileiro é complexo pode até ser clichê, mas é fato que a maior parte dos empresários apresentam pouca expertise para resolver questões tributárias. E sendo fatores obrigatórios, eles não podem ter sua operação comprometida e nem ser negligenciados .

É aí que o BPO Fiscal causa uma verdadeira revolução no seu negócio. Você não precisa mais quebrar a cabeça com algo realmente complicado. As soluções de BPO são capazes de entregar a formalidade que a sua empresa precisa para se manter em dia.

Com o BPO Fiscal assumindo a dianteira nesse sentido, o restante da empresa pode focar e melhorar a sua produtividade em relação ao core business da marca. Consequentemente, ao terceirizar alguns processos do dia a dia, a equipe interna ganha mais tempo para focar no core business da empresa e nas atividades que tragam resultados mais efetivos.

3. Impacto positivo no seu setor de TI

Para entregar os resultados almejados pela empresa, um setor de TI precisa contar com inovações atualizadas e eficazes com certa dinâmica. E como já explicado, um serviço de BPO Fiscal disponibiliza as melhores soluções especialistas para a contratante.

Ou seja, o impacto para o seu TI é mais do que positivo. Os profissionais passam a contar com alta tecnologia em suas rotinas e conseguem se desenvolver de maneira muito mais rápida. E tendo esse contato direto, eles se tornam capazes de tomar melhores decisões no futuro.

4.Inovação tecnológica inerente ao BPO

Para uma empresa oferecer serviços de BPO Fiscal ela precisa se qualificar ao máximo. Não só em termos de conhecimento profissional, mas também estruturalmente, contando com as tecnologias mais atualizadas e eficientes do mercado.

Contratando esse serviço, todo poderio tecnológico fica à disposição do seu negócio. Com isso, mesmo sem ter investido de fato na aquisição das ferramentas especialistas, a sua empresa passa a desenvolver os processos utilizando inovações tecnológicas de ponta.

5.Padronização de processos

Por mais que as equipes de uma empresa trabalhem com o mesmo objetivo, se não houver uma homogeneização de setores, dificilmente, ocorre uma padronização nos processos. Com isso, o setor Fiscal tem dificuldade em seguir o mesmo ritmo do Financeiro, por exemplo.

Ao trabalhar com um BPO tudo muda. A partir do momento em que todas as atividades burocráticas estão sendo trabalhadas dentro do mesmo padrão tecnológico, a sintonia se torna perfeita. Não há mais desnivelamentos na execução e qualquer falha é facilmente identificada.

Muito mais que uma terceirização de serviço trivial, o BPO Fiscal é uma verdadeira revolução para qualquer empresa. Esse tipo de estratégia possibilita que você utilize o melhor que a tecnologia tem a oferecer para os setores mais burocráticos, sem a necessidade de um investimento alto e fora da sua realidade. Não tenha dúvidas, o BPO pode ser o que a sua empresa precisa para garantir crescer em qualidade e competitividade.

Quer conhecer outras vantagens do BPO Fiscal e Contábil para a sua empresa? Então baixe o nosso e-book e entenda 7 problemas que o BPO pode resolver na sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.