Embora apresente os seus desafios, realizar o controle de ponto home office ainda é uma obrigação do Departamento Pessoal. Com a modalidade se tornando cada vez mais comum no mercado, os gestores precisam estar preparados para garantir a tranquilidade e segurança dos colaboradores que entram no regime.
Diferentemente do que acontece no modelo convencional de trabalho, não há como fazer esse acompanhamento de forma manual. É preciso contar com um software que esteja de acordo com a legislação trabalhista e repasse as informações de maneira instantânea.
Mas, você sabe como funciona realmente esse controle de ponto home office? Ou como escolher a solução ideal para a sua empresa? Fique tranquilo, para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
O que é um controle de ponto home office?
O controle de ponto home office é o monitoramento que a sua equipe de Departamento Pessoal realiza sobre a jornada de trabalho dos funcionários que trabalham diretamente de casa.
Para isso, é utilizada a ajuda da tecnologia, com softwares que acompanham, armazenam e compartilham informações sobre a rotina de trabalho.
Basicamente, o seu colaborador registra o horário e, automaticamente, o sistema armazena a marcação, sem que sejam necessários processos operacionais ou manuais. Um tipo de sistema que mantém a comunicação contínua entre empresa e funcionário.
<<<Saiba mais: Controle de ponto com reconhecimento facial: 3 razões para aderir
Como funciona o controle de jornada no home office?
Ao adotar o controle de ponto home office, a sua empresa tem a chance de garantir toda a gestão de ponto em home office. O sistema apresenta um processo de registro de ponto completo, com total eficiência de marcação e várias medidas de segurança que garantem a veracidade do registro de ponto.
Tudo acontece de forma automática e o gestor ou o responsável recebe as informações de maneira instantânea para confirmar a marcação do colaborador, que pode ser feita a partir de aparelhos móveis como:
- Notebook;
- Celular;
- Tablet.
Qual o melhor sistema de controle de ponto home office?
Entender o conceito e o funcionamento do controle de ponto é muito importante. Porém, o que fará diferença mesmo é a sua escolha na hora da contratação de uma solução de controle home office.
<<<Leia também: Controle de ponto eletrônico na nuvem: por que ele torna o departamento Pessoal estratégico para a empresa?
Para não correr riscos, prime pelo sistema de controle de ponto da Compliance Soluções, que oferece diferenciais como:
Oferta em SaaS – o Compliance Capital Humano conta também com uma oferta em SaaS hospedada em nuvem. É possível contratar os módulos que você precisa de maneira independente e pelo período que desejar;
Sistema 100% Cloud – por ser uma solução em nuvem, você não precisa investir em infraestrutura. Além disso, agiliza também as atualizações de versão. Você sempre terá a solução atualizada;
Validação antes do envio – a plataforma integra-se com qualquer sistema origem, importa, exporta, gerencia, consolida e valida as informações de todos os departamentos envolvidos no e-Social;
Conformidade com o eSocial – os módulos da solução foram desenvolvidos para gerar de forma rápida e precisa o e-Social, o que assegura a entrega destas obrigações nos prazos legais;
Controle Total – a solução realiza integração de dados, análises, validações prévias, cruzamento de dados e, principalmente, a gestão de RH centralizada 100% web.
Enfim, não basta escolher um software aleatório acreditando ser possível realizar um controle de ponto home office de forma eficiente. O sucesso dessa modalidade na sua empresa dependerá diretamente do tipo de apoio tecnológico que o seu DP escolherá para o dia a dia. Por isso, não abra mão de um software que lhe ofereça diferencias como: Mensageria, módulo para e-Social, Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico (Mobile), Solução SST e Gestão de Benefício.
Gostou do artigo? Quer contar com a melhor solução de controle de ponto home office? Então acesse e fale com um dos nossos especialistas.
0 comentários