Controle de ponto com reconhecimento facial: 3 razões para aderir

por | 23/07/2021 | HCM

Há alguns anos, falar sobre um sistema com reconhecimento facial soaria como algo futurista, uma tecnologia que só vista em filmes e produções de ficção científica. Mas, o salto tecnológico dos últimos tempos foi muito grande e, hoje, esse tipo de solução pode ser encontrado facilmente na sua empresa.

Sim, uma transformação digital incrível. Uma tecnologia como o reconhecimento facial pode ajudar o seu Departamento Pessoal a resolver uma das maiores dificuldades do setor: o controle de ponto dos colaboradores. E as vantagens ainda vão além.

Mas, como exatamente funciona essa tecnologia? E quais são os benefícios reais que ela pode trazer para o seu DP? Para saber mais, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o ponto eletrônico com reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é tecnologia que capta o “mapa da face” de uma pessoa e realiza o registro para o ponto eletrônico. Basicamente, todo ser humano apresenta feições que nunca se alteram, mesmo com o tempo. E é a partir desse conceito que o reconhecimento cria o mapa e analisa características específicas do colaborador, tais como:

  • formato das extremidades do rosto;
  • proporções do contorno facial;
  • comprimento do queixo;
  • distância entre os olhos;
  • tamanho da mandíbula.

Com isso, é possível reconhecer o trabalhador independentemente da posição que ele se encontre e trazer maior eficácia para o processo de ponto eletrônico.

Por que aderir um controle de ponto com reconhecimento facial?

A facilidade que o controle de ponto com reconhecimento facial traz é tamanha, sendo possível fazer uma lista de vantagens. Por exemplo, em uma época na qual se debate tanto a importância do distanciamento social durante a rotina de trabalho, contar com um sistema que dispensa qualquer contato físico é primordial.

Confira, abaixo, outros benefícios da adoção dessa tecnologia.

1. Confiabilidade máxima

Como explicado, a tecnologia de reconhecimento facial trabalha a partir do “mapa da face humana” – que apresenta características únicas independente do momento. Isso significa que a chance de erro na identificação do funcionário que baterá o ponto é quase zero.

Uma segurança traz total confiabilidade ao sistema e, ao mesmo tempo, tranquilidade para os profissionais do Departamento Pessoal da sua empresa.

2. Aumento de produtividade

Por muitos anos, o momento de bater o ponto nas empresas sempre foi associado a grandes filas e perda produtiva. Os funcionários passavam longos minutos para fazer algo relativamente simples e, por muitas vezes, iniciavam suas jornadas já atrasados.

Com o reconhecimento facial esse cenário deixa de existir. Além de acabar de vez com as filas, a tecnologia permite que todo o processo aconteça em segundo, com o escaneamento da face e o reconhecimento do funcionário. Sem perda de tempo e com ganho na produtividade.

3. Geolocalização e praticidade

Uma empresa que tem funcionários trabalhando externamente ou que deseja expandir os seus negócios não pode limitar a comprovação do ponto aos seus muros. Mesmo na rua, os colaboradores devem conseguir confirmar seus horários de trabalho.

Com a geolocalização do ponto eletrônico isso é possível. O sistema funciona de maneira mobile, a partir de um aplicativo que realiza e repassa o reconhecimento facial para o banco de dados do Departamento Pessoal. Tudo rápido e prático.

Qual o impacto para o Departamento Pessoal?

Sem dúvida, uma das maiores dificuldades de qualquer DP é gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores. Funcionários externos, em home office, em viagem, entre outros: como fazer para não perder nenhuma informação?

O ponto eletrônico com reconhecimento facial chega para responder essa questão e impactar completamente o setor. É o fim da preocupação em saber se determinado colaborador terminou a sua jornada no horário correto ou se o próximo turno começou de forma pontual.

Além disso, sendo um ponto eletrônico integrado, as informações são direcionadas de forma imediata para o banco de dados da empresa, onde serão utilizadas para outros processos como o repasse ao eSocial.

Enfim, traga a tranquilidade que o seu Departamento Pessoal merece. Adote um ponto eletrônico com reconhecimento facial, geolocalização e integração completa com o sistema da sua empresa. Dê o passo definitivo rumo à transformação digital e torne o DP mais um diferencial da sua empresa.

Fale  com um dos nossos especialistas e controle 100% da sua jornada de trabalho com o melhor sistema do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.