dr.consulta mantém equipes enxutas e eficientes com ajuda da Oracle Cloud ERP

por | 06/05/2022 | FISCAL

Por Oracle
A seguir, conheça o caso de sucesso Oracle, Compliance Soluções e dr.consulta! Entenda como a parceria entre Oracle Cloud ERP, Compliance Soluções mantiveram as equipes enxutas e eficientes do dr. Consulta!
O dr. consulta é uma plataforma de saúde que integra soluções inovadoras e tecnológicas a hubs de atendimentos presencial e online. A companhia já atendeu mais de três milhões de pessoas em seu ecossistema físico e digital, tendo ainda recordes de satisfação médica, com índices na casa de 90% – e de satisfação dos pacientes, a empresa tem NPS (Net Promoter Score) recorde de 84.
E desde sua concepção, a companhia pensa no crescimento: desde o Dia Um ela foi pensada para estar pronta para crescer, tendo como foco os pacientes e os profissionais de saúde. Por isso, o desafio da empresa é unir tecnologia com abordagem humana. Tudo foi desenhado para que os dados estejam sempre seguros e que o sistema seja melhor e mais ágil a cada dia. Assim, evitam-se filas e demora no atendimento.

Desafios

A Oracle Fusion Cloud ERP foi implementada na empresa em meados de 2018 — sendo o dr.consulta a pioneira no uso da solução no Brasil. O sistema foi voltado para as áreas administrativa, financeira e contábil da companhia, com o objetivo de ter uma solução na nuvem já preparada para os próximos anos.
Quando optou pelo Oracle Fusion Cloud ERP, a empresa emitia entre 3 mil e 4 mil notas fiscais mensalmente, mas tinha um road map robusto de crescimento e queria estar alguns passos à frente, já prevendo o aumento da demanda. Quatro anos depois, já são cerca de 180 mil notas fiscais a cada 30 dias. Ter uma solução robusta foi essencial para acompanhar essa mudança.

Por que o dr.consulta escolheu a Oracle?

O fato de a Oracle ter uma solução pronta na nuvem foi um dos fatores mais importantes. Além disso, apesar de a ferramenta ser nova no Brasil em 2018, ela já era popular no exterior. E para a empresa, essa escolha garantiria estar à frente dos concorrentes. Outros motivos para escolher a Oracle Fusion Cloud ERP foram a segurança e o compliance oferecidos pela ferramenta.
Como o dr.consulta abre novas unidades com frequência, é preciso ter um sistema flexível e pronto para esse dinamismo, bem como oferecer recursos que permitam a automatização de processos que antes eram feitos de forma manual. Nesses dois quesitos, a Oracle Fusion Cloud ERP também se destacou, trazendo não apenas agilidade, mas também economia de custos.

Resultados Oracle Fusion Cloud ERP

A Oracle Fusion Cloud ERP pode ser administrada por uma equipe pequena dentro do dr.consulta e o  suporte da Oracle oferece consultoria com a expertise adequada para todas as funcionalidades. Com isso já não é preciso ter um número excessivo de profissionais em cada área em que a solução da Oracle está presente.
“Para começar, comparado a outras organizações de mesmo porte, as áreas fiscais e de TI específica para atender o ERP são mais enxutas no dr.consulta, mas o Fusion Cloud ERP nos deu a agilidade que precisávamos”, afirma Douglas Mariza, arquiteto de soluções em Cloud do dr.consulta. “Apesar do rigor necessário na área fiscal, e somos muito rígidos nesse quesito, o nosso setor tem apenas três profissionais — para efeito de comparação, uma companhia de tamanho semelhante ao nosso, em geral, tem de oito a dez pessoas, que atuam em diferentes segmentos (impostos, faturamento, entrega das obrigações e outros)”.
Saiba mais sobre o Oracle Fusion Cloud ERP:
Outro exemplo de eficiência que o Oracle Fusion Cloud ERP pode gerar está na área de cadastros do dr.consulta. Douglas afirma que este setor exige, em média, de cinco ou seis pessoas em uma companhia. No dr.consulta, apenas um profissional cuida de tudo: ele identifica e analisa apenas as exceções, já que todo cadastro vai automaticamente para a Oracle Cloud. “O sistema é muito dinâmico e inclui tudo o que a empresa esperava de uma solução de gestão. Além disso, permitiu manter uma quantidade de profissionais reduzida para administrar diferentes segmentos da companhia”, afirma o Mariza.
Tudo isso é possível graças, ainda, às integrações pensadas durante a implementação do Oracle Fusion Cloud ERP. Ela foi feita de forma que as informações pudessem percorrer toda a cadeia do dr.consulta sem a necessidade de analisar uma por uma, interrompendo a fluidez do processo.

Diferencial Compliance Soluções e Oracle

“Hoje, o paciente passa em uma consulta e recebe a nota fiscal poucos minutos depois. Isso porque os dados vão para o sistema, depois para o Compliance (sistema de mensageria fiscal – parceiro Oracle) e, em seguida, para a prefeitura, de forma automática e com rapidez”, destaca Douglas. “O retorno é um link, que fica no prontuário do paciente. O Oracle Fusion Cloud ERP não deixa o atendimento moroso e produz todas as informações necessárias de maneira mais ágil, visando sempre que nosso paciente tenha uma boa experiência em sua jornada de atendimento, garantindo os valores que fizeram o dr.consulta chegar até aqui”.

Fornecedores healthtech

A agilidade da Oracle Fusion Cloud ERP favorece também os fornecedores da healthtech. Por exemplo, se acabam os insumos em uma das unidades da companhia, é preciso obtê-los rapidamente. A comunicação com eles foi habilitada na solução da Oracle, permitindo que os pedidos sejam feitos diretamente na solução e a entrega do insumo feita com mais rapidez.  Mariza destaca também a questão dos updates. “Os upgrades periódicos oferecidos pela Oracle garantem que a ferramenta esteja sempre atualizada, sem que seja necessário ter um exército de consultores para preparar o ambiente a cada nova versão”.

Essa série de integrações gerada pela Oracle Fusion Cloud ERP também ajuda na expansão do dr.consulta pelo Brasil. A solução agiliza, por exemplo, os processos de autorizações junto às prefeituras, uma vez que sempre que uma nova unidade é aberta em um município diferente, e as informações daquela localidade são incorporadas ao sistema, é mais fácil abrir outras unidades na mesma região, e de forma mais rápida. Isso porque, com todos os dados já armazenados e integrados no Oracle Fusion Cloud ERP, pode-se navegar mais facilmente no sistema acessando as informações necessárias.
Para o futuro, a preocupação é interligar o dr.consulta com os parceiros que fazem a empresa funcionar — pacientes, fornecedores, prefeituras, órgãos fiscais e as próprias unidades. Para isso, a healthtech vem usando cada vez mais processos automatizados para buscar por informações. Os dados então passam por analistas, que avaliam se está tudo certo. Essa interconexão de informações vai permitir que a companhia se expanda mais rapidamente.
Essa interconexão e acesso ágil a dados e processos possibilitados pela Oracle Fusion Cloud ERP  também ajudará o dr.consulta em sua nova etapa: a entrada na empresa no mercado de planos de saúde. Em dezembro do ano passado, a empresa começou a investir na cuidar.me, startup que promete transformar o formato dos planos de saúde no Brasil. O objetivo é ampliar a oferta de saúde de qualidade a um preço acessível. Juntas, as empresas vão oferecer um plano semiverticalizado, com mensalidades 30% menores que a da concorrência.
O plano de saúde será semiverticalizado porque o dr.consulta possui a rede assistencial completa de atenção primária e secundária, com prontuário e protocolos médicos padronizados, permitindo a integração de toda a operação até a alta complexidade, junto aos hospitais credenciados. Esse ecossistema permite que 80% das necessidades dos pacientes sejam resolvidas no próprio dr.consulta, e o paciente vá para hospitais da rede credenciada somente quando for realmente necessário.
“Graças ao Oracle Cloud nossa área contábil pode ser administrada por uma equipe pequena. Além disso, o suporte da Oracle oferece consultoria com a expertise adequada para funcionalidades que nossos profissionais precisam dominar.” Douglas Mariza, arquiteto de soluções para Oracle Cloud, dr.consulta
A previsão é fechar o primeiro ano com 12 mil vidas, que terão acesso a consultas médicas em 60 especialidades no dr.consulta, além de mais de três mil tipos de serviços, incluindo exames de análises clínicas e imagens,  telemedicina, outras formas de atendimento virtual, microprocedimentos e cirurgias. Além de uma rede credenciada com mais de 20 hospitais de São Paulo, entre eles, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano Paulista e Hospital e Maternidade Santa Joana.  Assim como hospitais especializados, atendimento para urgências, emergências e maternidades.
O que você achou desta história de sucesso entre dr.consulta, Oracle e Compliance Soluções? Conte para a gente e, caso deseje elevar o departamento fiscal da sua empresa a outro patamar, entre em contato com os nossos especialistas!
Este artigo foi publicado, inicialmente, no blog da Oracle. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.