ECF

Podemos ajudar na entrega do ECF com:

Escrituração Contábil Fiscal

A Solução Fiscal da Compliance atende a obrigatoriedade da ECF – Escrituração Contábil Fiscal de forma completa e integrada à ECD – Escrituração Contábil Digital.

Utilizando uma Inteligência Fiscal nativa nos módulos, é possível se configurar no Sistema Fiscal da Compliance, processos de validações que minimizem a exposição ao risco fiscal. Além de possibilitar a criação de regras de validações que sejam específicas da sua empresa e do seu negócio.

O que é?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil.

O sujeito passivo deverá informar, na ECF, todas as operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A ECF é transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se referir.

Quem é obrigado?

Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, deverão apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de forma centralizada pela matriz.

A obrigatoriedade da entrega da ECF não se aplica:

I – às pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

II – aos órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas; e

III – às pessoas jurídicas inativas.

Funcionalidades do Módulo
  • Apuração dos tributos, compensações e comparativos de distintos regimes, com rastreabilidade das informações;
  • Permite parametrizar de forma flexível informações necessárias da escrituração, desonerando o impacto no sistema de origem;
  • Escrituração Digital: geração da Escrituração Digital no padrão SPED ECF;
  • Plataforma web, processamento multi-empresa;
  • Possibilidade de aquisição da solução no modelo SaaS, Software as a Service;
  • Emissão de relatórios para conferência e gráficos para análise gerencial;
  • Cruzamento entre diferentes obrigações acessórias.
Diferenciais do Módulo
  • Validações Prévias: realiza a consistência das informações através da configuração da Inteligência Fiscal para evitar não conformidades no momento da transmissão para o ambiente SPED;
  • Facilidade para integração com os principais ERPs de mercado e distintos sistemas de origem de informações;
  • Maior controle na gestão dos impostos e consequentemente redução da exposição ao risco;
  • Mais agilidade para atender prazos internos e externos, como atendimento às fiscalizações;
  • Maior eficiência no Planejamento Tributário.