ERP Global x solução fiscal: o que considerar para o compliance fiscal?

por | 21/01/2022 | FISCAL

Adequar um ERP Global, seja Infor, SAP, Oracle EBS, Oracle ERP Cloud e Oracle JDE, etc., às exigências tributárias do Brasil é sempre um desafio para as empresas, principalmente para aquelas que contam com um número grande de funcionários.

Infelizmente, em razão da volatilidade tributária do nosso país, sistemas de ERP Global não conseguem se adaptar completamente a nossa realidade e não entregam a conformidade que toda grande empresa precisa para ter um equilíbrio fiscal.

Para isso, esses ERPs precisam contar com a participação de soluções fiscais complementares, softwares completamente compatíveis com o cenário fiscal brasileiro e que se atualizam a cada mudança.

Neste sentido, o seu principal desafio como gestor fiscal de uma grande empresa é considerar os fatores corretos para não errar na hora de escolher uma solução fiscal especialista.

Continue lendo e confira as nossas dicas para acertar na escolha.

Boa leitura!

Atualização tributária

Já se tornou clichê, mas não há como fugir do fato de que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos e caros do mundo. Em 2018, por exemplo, a carga tributária chegou a 35,1% do PIB, maior índice desde 2008.

Diante de tudo isso, a solução fiscal complementar ao seu ERP Global deve ser capaz de acompanhar as atualizações feitas de forma constante por nossa legislação. Tendo em vista de que não é possível alterar valores ou prazos, o cumprimento correto é a melhor forma de evitar que seus gastos sejam maiores que o necessário.

Por isso, na hora de escolher, preze por soluções que sejam cloud de verdade e façam a atualização de maneira instantânea e com a mínima exigência de participação do usuário.

Tecnologia moderna

Como dito, o software fiscal precisa ser 100% web de verdade, com capacidade de atualização direta pela internet e de forma completa. Além disso, é importante que seja desenvolvido em Java, com um banco de dados completo e baseado em micro serviços.

Dessa forma, você garante que o seu ERP Global mantenha alta performance também na parte fiscal, mesmo em momentos de maior demanda.

Funcionalidade total para o seu ERP Global

A legislação tributária brasileira é complicada, mas a solução fiscal do seu ERP Global não precisa ser. Muito pelo contrário. O software especialista deve apresentar uma interface de simples usabilidade e máxima eficiência.

Funcionários do setor Fiscal não precisam ser especialistas em tecnologia para utilizar a nova ferramenta. Por isso, vale a pena se atentar se o fornecedor trabalha dentro da filosofia de experiência do cliente (User Experience).

Conformidade fiscal

Para garantir o equilíbrio que a sua empresa busca, a solução fiscal do seu EPR Global precisa contar com inteligência fiscal nativa de 3 (três) níveis e as milhares de 6 regras de validação do nosso sistema legislativa.

Só a partir desse diferencial é que você consegue ficar tranquilo em relação à conformidade fiscal, não precisando se preocupar com atualizações a cada nova mudança em termos de leis e prazos.

Integração total com o seu ERP Global

Não adianta a nova solução fiscal apresentar diferentes funcionalidades se ela não for capaz de se integrar de verdade com o seu ERP Global. Afinal, sem isso, você corre o risco de, por exemplo, trabalhar com diversas informações duplicadas.

Então, é importante se certificar que a solução fiscal escolhida seja homologada pelos fabricantes dos principais ERPs globais e entregue uma integração homogênea e completa.

Enfim, contar com uma solução especialista só tornará o seu ERP Global completo e com ótimo custo-benefício. Seguindo as nossas dicas, a tendência é que você escolha um software que corresponda a todas as necessidades da sua empresa e garanta a conformidade fiscal que a sua empresa precisa para se tornar competitiva no mercado.

Acesse e marque uma reunião com um dos nossos especialistas para saber mais sobre  a melhor solução fiscal especialista do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.