ERP Infor: resilência na indústria automotiva é a “vacina” para o o setor

por | 27/05/2022 | FISCAL

Por Claudia Vasques

O setor automobilístico tem diversos desafios bem específicos devido às suas características de produção e de vendas. Por essa razão, uma boa estratégia de logística é um dos principais fatores para o sucesso das empresas do segmento. No entanto, a pandemia da Covid-19 apresentou uma série de vulnerabilidades que impactaram a performance do supply chain automotivo e, consequentemente, os negócios dessas empresas.

A probabilidade de inadimplência dos fornecedores de peças e equipamentos automotivos cresceu, segundo dados da consultoria S&P Global Market Intelligence. De acordo com a S&P, os fornecedores sentiam a mesma dor das montadoras para as quais vendem os seus produtos, em meio a uma queda global na demanda por novos veículos e desaceleração na produção. Para superar essa dificuldade, a cadeia logística do setor automotivo precisa de uma espécie de própria “vacina”, que leva o nome de resiliência.

Resiliência não é negociável

A resiliência do supply chain automotivo é um requisito não negociável para inovação e crescimento em escala. Em tempos de crise ou não, é mandatório que as empresas combatam a falta de transparência de processos, a ausência da colaboração dos dados e, principalmente, práticas ineficientes de gestão.

A regra é clara: as cadeias logísticas não podem se acomodar. Elas precisam criar um mindset voltado para inovação e reinventar o supply chain de forma que seja orientado por dados, inteligência de negócio, e amplamente proativos e preditivos.

Um olhar mais atento sobre a visibilidade do supply chain também permite aumentar a capacidade das empresas de rastrear matérias-primas e componentes de fornecedores em toda a rede logística em tempo real, criando uma cultura de respostas proativas e oportunas para lidar com situações emergentes, além de reduzir o risco de interrupção das operações.

Visibilidade em tempo real pode ajudar a resolver um problema antigo da logística: usar uma abordagem centrada para resolver inconsistências de várias empresas.

Apoio crucial da tecnologia

E mais uma vez, o papel da tecnologia é fundamental para a evolução da cadeia logística das empresas automotivas. Investir em inovação representa ter maior integração entre toda a cadeia, visibilidade das operações de forma dinâmica e assertiva e maior controle sobre todo o processo. No final, o resultado é: maior competitividade, mais tempo para tomar decisões, menos custos e maior produtividade.

Os desafios do setor automotivo serão cada vez maiores, mas a inovação vai permitir criar uma cultura de resiliência para que as empresas possam sobreviver às exigências dos novos negócios.

Quer se aprofundar um pouco mais no assunto? Entre em contato conosco!

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Infor, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *