ERP Oracle EBS para logística: inteligência fiscal para superar os desafios de localização Brasil já!

por | 14/01/2022 | FISCAL

Se há um setor que precisa estar sempre atento às atualizações legislativas aqui no Brasil é a Logística. Em razão do grande volume de mercadorias e os valores aplicados, o segmento é um dos mais importantes para o nosso país, e isso demanda muito atenção das empresas atuantes. Até por isso, gestores fiscais do setor estão cada vez mais investindo em sistemas de gestão inteligentes como o ERP Oracle EBS.

Afinal, por mais que os gestores tenham ciência sobre a importância de acompanhar as mudanças e alterações legislativas, manter-se atualizado não é simples. Ainda mais em uma rotina de trabalho tão intensa como da logística.

Em razão dessa dificuldade, muitas empresas acabam ficando desconforme com a lei e se complicam para cumprir seus tributos e obrigações acessórias. Mesmo usuários do ERP Oracle EBS passam por isso, pois o software não consegue superar todos os desafios de localização fiscal.

Para ajudar, preparamos este artigo falando sobre os desafios de localização fiscal para o setor logístico, a importância do ERP Oracle EBS e a como uma solução com inteligência fiscal pode contribuir. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Com um ERP Oracle EBS ajuda a sua empresa do setor logístico?

O principal objetivo de um sistema como o ERP Oracle EBS é organizar e otimizar os processos dentro do seu negócio logístico. A partir dele, processos deixam de acontecer manualmente e passam a ser automatizados, permitindo que a sua equipe seja mais e mais produtiva.

Basicamente, um ERP Oracle EBS consegue registrar todos os dados referentes a:

  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Pagamentos;
  • Impostos;
  • Produtos;
  • Compras;
  • Clientes;
  • Vendas.

Além disso, a ferramenta funciona como um integrador de operações e dados, mantendo todas as equipes atualizadas, bem como as informações da empresa seguras, armazenadas e acessíveis para os gestores.

Por que se preocupar com os desafios de localização fiscal?

Mesmo com todos esses diferenciais, o ERP Oracle EBS não consegue garantir a conformidade fiscal que uma empresa logística precisa para atuar no país.

Mas isso não é uma limitação exclusiva da ferramenta. Por ser um ERP de padrão global, ele não consegue acompanhar as inúmeras atualizações da nossa legislação.

Segundo o Complexity Tax Index — índice compilado por duas universidades alemãs que mostra a complexidade tributária ao redor do mundo — o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países com os sistemas tributários mais complexos.

Dessa forma, é quase impossível um ERP que não seja fabricado ou desenvolvido por especialistas no setor fiscal brasileiro se manter em sintonia com a legislação. Para se apresentar com uma ferramenta completa, o ERP Oracle EBS precisa contar com uma solução fiscal especialista.

Como a inteligência fiscal pode ajudar a superar esses desafios?

Como dito, sem uma solução especialista, é praticamente impossível manter a conformidade tributária. O grande diferencial dessas soluções é justamente o fato de elas contarem com a inteligência fiscal.

De forma prática, a Inteligência fiscal é a funcionalidade que alivia as dores de cabeça de uma empresa em relação à conformidade com as obrigatoriedades tributárias. Com ela, todo software consegue se adaptar automaticamente às alterações providas nas plataformas do governo.

Ou seja, a Inteligência Fiscal entrega a conformidade que a sua ferramenta precisa, possibilitando que ele se adapte à dinâmica do mercado fiscal, evitando multas e atrasos em razão de inconsistências.

Enfim, em uma área tão intensa como a logística, nenhum empresário ou gestor pode se dar ao luxo de atrasos ou cancelamentos em relação do desiquilíbrio fiscal. É importante garantir que o investimento em ERP Oracle EBS seja realmente vantajoso, implementando uma solução especialista e superando quaisquer desafios de localização fiscal.

A Compliance Soluções é especialista no desenvolvimento de softwares especialistas que se integram com ERPs Oracle. Entre em contato e faço um teste hoje mesmo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.