ERP Oracle: é possível vencer o desafio de localização Fiscal Brasil?

por | 13/09/2021 | FISCAL

O ERP Oracle é mais um dos exemplos de soluções completas da marca Oracle. Com know how e sendo referência no mercado, a marca vem evoluindo a cada lançamento, oferecendo para os clientes softwares capazes de levar de vez os seus clientes à transformação digital.

Porém, mesmo uma solução de alto padrão não escapa de algumas dificuldades pontuais que acabam trazendo preocupações para os seus usuários. Acontece que por ser um software global, o ERP Oracle não consegue garantir conformidade fiscal individualmente, gerando mais trabalho para setores como TI e Fiscal das empresas.

E é justamente para você que pergunta sobre a relevância de contar com um ERP Oracle na empresa que preparemos este artigo completo sobre o software e a sua limitação de localização fiscal. Continue conosco e confira.

Boa leitura!

O que é o ERP Oracle?

O Oracle EBS é a plataforma de alta tecnologia da marca Oracle Corporation. É uma solução criada com o intuito de facilitar a rotina das equipes e impulsionar a produtividade dos usuários da marca.

Basicamente, sendo um cliente Oracle, você tem à disposição as soluções mais clássicas da empresa, bem como as tecnologias mais atuais. Basta acessar o Oracle e terá um leque de opções pela frente.

Com um ERP Oracle a otimização de alguns setores da sua empresa se torna real, pois você passa a contar com ferramentas que possibilitam, por exemplo, gerenciamento remoto e compartilhamento instantâneo de informações.

Quais os principais desafios de gerenciar o ERP Oracle?

Toda estrutura e inovação que o ERP Oracle oferece é algo incrível. Não há como questionar a qualidade e a eficiência que a empresa traz para os clientes a partir de todos os seus produtos.

No entanto, mesmo sendo uma solução de ponta, o ERP Oracle ainda se mostra limitado em uma questão extremamente importante para qualquer empresa: a conformidade fiscal. Um fator que não é só relevante para os lucros, mas também para a continuidade do negócio em si.

Esta incompatibilidade é justamente o grande desafio de gestores que precisam otimizar seus processos utilizando como base o ERP Oracle. Mesmo sendo uma ferramenta eficaz em muitas frentes, ela acaba deixando descoberta uma obrigatoriedade macroambiente.

Por ser de padrão global, o ERP Oracle não acompanha todas as mudanças legislativas brasileiras. E como temos alterações nas leis constantemente, o software simplesmente se torna incompatível em prazos e exigências fiscais. Assim, na hora de repassar informações para as plataformas do governo, o seu setor tende a fazê-lo de maneira incompleta.

Quais os benefícios para a área de TI o uso de uma solução fiscal especialista?

Apesar do desafio de conformidade fiscal do ERP Oracle, este é um problema que pode ser facilmente contornado por sua empresa. Com a adoção de uma solução fiscal especialista, o seu ERP se torna completamente compatível à legislação brasileira.

Isso porque a solução conta com inteligência fiscal nativa, ou seja, ela acompanha todas as alterações legislativas e se atualiza automaticamente. Por apresentar tecnologia cloud, toda atualização acontece sem a necessidade da interferência da equipe de TI.

Dessa forma, o setor de TI passa a ser um suporte de luxo para a área Fiscal, conseguindo focar também em outros processos mais voltados ao core business da empresa.

Qual a importância para a área Fiscal?

Para a área Fiscal o uso de uma solução especialista é transformador. A integração da ferramenta com o ERP Oracle possibilita que as equipes simplesmente superem a principal barreira de dificuldade e garantam conformidade com as obrigatoriedades tributárias.

Com esse trabalho completo, o setor Fiscal traz o equilíbrio que a sua empresa precisa para fazer novos investimentos e dar passos mais longos rumo ao desenvolvimento e a tranquilidade para que as demais equipes exerçam suas atividades diárias.

Conclusão

Enfim, esses foram alguns dos pontos mais relevantes sobre o ERP Oracle. O mais importante é você ter em mente que se trata de um software completo e capaz de otimizar o trabalho da sua empresa. Em relação ao desafio fiscal, você pode facilmente resolver a questão ao implementar a solução especialista com inteligência nativa da Compliance Soluções.

Gostou do artigo? Que debater mais sobre o assunto? Então participe do nosso mais novo webinar sobre as dificuldades que os gestores precisam enfrentar com os ERPs de padrão global: “Superando os Desafios da Localização Brasil com Soluções Definitivas”.

Em parceria com a TRI do Brasil, a Compliance Soluções realizará em breve. Garanta a sua participação clicando neste link.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.