ESG: o que o termo diz sobre uma empresa?

por | 25/02/2022 | FISCAL

Embora não seja um conceito completamente novo, a verdade é que só agora, na era da digitalização, o ESG vem ganhando notoriedade e se tornando algo marcante dentro do mundo corporativo.

Com a mudança de paradigma, em que os clientes passam a se importar com questões que vão além das comerciais, gestores e empresários se viram na necessidade de buscar alternativas que trabalhassem essas pautas em sintonia com suas estratégias de negócio. Nesse sentido, o ESG, sem dúvida, é o melhor caminho.

Mas, o que significa realmente o ESG e o que a adoção do conceito diz sobre a sua empresa? Para responder essas perguntas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é o termo ESG? O que cada letra do ESG significa?

ESG é a sigla em inglês para Environmental (Meio ambiente), Social e Governance (Governança). Basicamente, é um conjunto de normas e boas práticas destinadas a definir se as operações de uma empresa são socialmente conscientes, sustentáveis ​​e bem geridas.

Esses três pilares são utilizados como critérios para entender se a sua empresa, por exemplo, possui sustentabilidade corporativa, estendendo a perspectiva de análise de negócios para além das métricas financeiras.

Em outras palavras, ele é projetado para medir se o seu negócio é realmente uma opção viável de investimento completo, capaz de manter impacto financeiro, social e ambiental positivos.

O que o ESG diz sobre uma empresa?

Ao adotar o ESG, uma empresa está “dizendo” que se compromete com ideias e conceitos que estão além da questão puramente corporativa. Ele demonstra foco em temas vigentes na sociedade e que impactam o seu negócio de alguma forma.

Trabalhar o ESG é estar conectado a tendências e expectativas globais em relação à sociedade. É incorporar o conceito à estratégia e ao modelo de negócios, reafirmando o ditado de que propósito e lucro são indissociáveis. Basicamente, trata-se de verificar se a sua empresa está ciente do seu papel como participante da sociedade e, ao mesmo tempo, empregadora.

Em resumo, o Environmental (Meio ambiente), Social e Governance atua como um farol que a sua empresa utiliza para compreender a influência que ela exerce na sociedade, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar. Em outras palavras: é um compromisso inquebrável.

Investimentos em ESG

O investimento ESG é uma forma de impulsionar os setores mais sustentáveis a ser um indutor de boas práticas de gestão corporativa, dando oportunidade e reconhecimento para a sua empresa apresente bons níveis de responsabilidade social, ambiental e de governança.

Assim, é possível promover o crescimento ativamente sem perder de vista preocupações como a melhoria do mercado e a vida de seus clientes e colaboradores.

O que é Greenwashing?

Traduzido livremente como “maquiagem verde”. O Greenwashing é a prática de reforçar discursos, anúncios e campanhas com características ecologicamente responsáveis, sustentáveis, entre outros.

No entanto, como a própria tradução aponta, muitas vezes essas iniciativas não passam de “maquiagens” para que as empresas continuem atuando da mesma forma sem muita preocupação com as pautas citadas.

A intenção é induzir o consumir ao erro, apontando para um lado de sustentabilidade que não existe de fato. Ou seja, é uma abordagem completamente diferente da ESG.

Porém, com o fortalecimento da internet, trabalhar o Greenwashing atualmente é uma estratégia muito perigosa, tendo em vista que a sua empresa pode perder todo o prestígio caso seja apontada pelos consumidores.

Enfim, estamos na época da hipertransparência e as empresas não podem mais camuflar suas ações. Práticas como o ESG é o melhor caminho para que agendas importantes para a sociedade sejam atendidas e a parte comercial não seja abandonada. O mundo agradece e os seus lucros tendem a crescer.

Gostou do artigo? Então provavelmente você vai gostar deste também: Tecnologia impulsiona o ESG no RH e Departamento Pessoal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.