Controle de férias automatizado: é possível gerir no departamento pessoal?

por | 21/05/2021 | HCM

Já na Constituição Federal é colocado que todo trabalhador tem direito ao gozo das férias. Benefício sacramentado na CLT, na qual, o Art. 130 aponta que ele deve acontecer no período de 12 meses. E como se trata de uma cláusula pétrea, cabe aos gestores de DP não descuidarem desse controle de férias.

Porém, diferentemente do que muitos podem pensar, o controle de férias não é uma tarefa simples. Embora a lei seja específica em termos de direito, o DP precisa se preocupar com outras questões mais burocráticas, por exemplo: período de concessão, valores para pagamento e até os dias em que a lei proíbe que as férias iniciem.

Diante dessa dificuldade e para evitar qualquer problema para a empresa e para o trabalhador, os gestores de Departamento Pessoal estão cada vez mais adotando uma solução de férias automatizada, uma ferramenta capaz de simplificar toda burocracia do processo.

Quer entender melhor como funciona a automatização do controle de férias? Continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Controle de férias automatizado: qual a importância e como uma solução de Capital Humano especialista pode ajudar?

Como dito na introdução, o controle de férias vai além do início do período de descanso. Para trabalhador basta assinar o documento e aproveitar o seu direito, mas para o gestor de DP o processo envolve outros trâmites que trazem inúmeros desafios, por exemplo:

  • insegurança na informação do ponto eletrônico e banco de horas;
  • morosidade e dependência da TI para atualização legal;
  • dificuldade no processo de fechamento de folha;
  • falta de integração entre os sistemas de origem;
  • necessidade de lançamentos manuais;
  • dificuldade na usabilidade do sistema;
  • controlar de forma manual as férias,
  • falta de relatórios personalizáveis;
  • alto custo.

Para superar esses obstáculos que a adoção de uma solução de controle de férias se torna extremamente necessária. A partir da sua implementação, você passa a contar com um controle automatizado, tendo as seguintes vantagens:

  • Sistema de alertas gerenciais para rotinas do dia a dia como período de férias, gestão de ponto, banco de horas, entre outros;
  • Sistema on-line 100% atualizado com as obrigações legais sem dependência da TI;
  • Cadastro de impedimentos de trabalho como férias, afastamentos, licenças;
  • Informações de ponto eletrônico integrada;
  • Controle total do banco de horas (manutenção, quitação) c/ relatórios;

Qual a importância de um software de folha de pagamento integrado ao ponto eletrônico?

Um software de folha de pagamento integrado ao ponto eletrônico resolve uma das principais dores de qualquer gestor de Departamento Pessoal: o risco da perda de informações entre o banco de horas e o fechamento da folha.

Com um sistema completamente integrado você tem acesso a todos os dados de maneira instantânea, zerando o risco de perda ou de duplicidade de informação. Basicamente, a sua equipe não precisará mais “sofrer” com o processo manual na hora de utilizar os dados armazenadas no ponto eletrônico.

Outra vantagem muito importante nessa integração é a agilidade nos cálculos do benefício. Com a solução em funcionamento você tem os dados de forma imediata e bem detalhados, facilitando a realização dos cálculos.

Além de dinamizar uma etapa bastante burocrática, você diminui as chances de erro em um ponto que afeta diretamente os rendimentos do trabalhador.

Qual o impacto do controle de férias automatizado para o Departamento pessoal?

O controle de férias é uma função que precisa ser executada com a máxima atenção e sem nenhum tipo de falha. Porém, quando você utiliza ferramentas obsoletas para realizá-la, a segurança e a confiabilidade diminuem consideravelmente.

Por isso, a adoção de uma solução especializada causa um impacto tão grande no seu Departamento Pessoal.  A ferramenta consegue integrar todas as informações relevantes para a realização do processo, permitindo um controle total por parte do gestor.

Em outras palavras: o uso da ferramenta é a forma mais eficaz de você garantir a produtividade que a sua equipe precisa no controle de férias e a tranquilidade dos demais funcionários no momento de aproveitarem o merecido descanso.

Conclusão

Não deixa que o controle de férias seja uma dor de cabeça na sua empresa. Com a automatização você passa a ter tudo o que precisa em uma única plataforma, podendo puxar diferentes informações sobre o funcionário a qualquer momento. Lembre-se que a estabilidade da sua empresa passa diretamente pelo trabalho do Departamento Pessoal.

Entre em com um dos nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua empresa! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.