Gestão de SST em empresas que usam ERP SAP: o que você precisar saber!

por | 06/01/2023 | HCM

Fique conosco até o final deste artigo, pois daremos dicas valiosas de como fazer uma gestão de SST adequada e que de fato traga resultados.

Evitar que os seus funcionários sejam acometidos de lesões e doenças relacionadas ao trabalho desenvolvido na empresa, além do manuseio correto da folha de pagamento, ponto e mensageria de eSocial, é uma das atribuições mais importantes do Departamento Pessoal e do Recursos Humanos. Nesse sentido, ter um bom planejamento para uma gestão de SST assertiva nas empresas que usam ERP SAP é essencial.

Desse modo, fique com a gente até o final desse artigo, pois daremos dicas valiosas de como fazer uma gestão de SST adequada e que de fato traga resultados.

O que é Gestão de SST?

Podemos definir a gestão de SST como a parte prática da administração. Os processos administrativos podem ser definidos como “processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização de objetivos” (MARTINS, 1999, p.24).

Desse modo, para administrar a SST adequadamente, é necessário realizar um planejamento condizente com os recursos disponíveis na organização, para que dessa forma seja possível atingir os objetivos de SST.

Como se sabe, a SST se movimenta para evitar lesões e doenças relacionadas à laboração, bem como se preocupa com o bem-estar no ambiente de trabalho.

Uma boa gestão é composta por três tarefas primordiais:

  • Refletir e definir qual o propósito e missão da empresa;
  • Fazer do trabalho produtivo e o trabalhador realizado;
  • Gerenciar os impactos e responsabilidades sociais.

Em suma, obter sucesso nessas três tarefas é quase impossível sem que sejam fornecidos bons indicadores de SST.

Confira as principais dicas de gestão de SST para as empresas que utilizam o sistema ERP SAP

Integração de dados

Para criar ações efetivas, é preciso ter à disposição todas as informações necessárias e isso só é factível com uma integração total dos dados das mais diferentes áreas.

É fundamental que departamentos como o de Compras, Comunicação, e RH se relacionem de maneira conjunta, para que assim seja possível avaliar e combater os principais riscos enfrentados pela empresa.

Estude a legislação

A integridade dos colaboradores precisa ser tratada como prioridade. Logo, o governo federal estabeleceu 37 Normas Regulamentadoras que orientam as empresas sobre suas obrigações, bem como determina as punições caso essas normas não sejam cumpridas.

Vale ressaltar que o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) estão devidamente detalhados nas NRs.

Controle de riscos

Com relação à saúde e segurança, esse é certamente um dos pontos mais importantes a serem avaliados. Em outras palavras, analisar o ambiente de trabalho de forma detalhada ajuda a entender os riscos do local e a adotar estratégias de correção.

Programas como o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) – mais presente na construção civil – e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) estão na legislação e preveem esse controle.

Invista em uma solução tecnológica voltada para gestão de SST?

Poder contar com ferramentas que ajudem as equipes de RH e DP a lidarem com os desafios e obrigações do dia a dia faz toda a diferença.

Assim, a Compliance Soluções oferece um software de gestão de SST 100% web, com integração para qualquer sistema origem, totalmente orientada ao projeto do e-Social e com serviço de mensageria incluso.

Com ele você poderá gerenciar e armazenar documentos como exames, atestados, comprovantes de entrega de EPI, entre outros. Terá acesso a diversos relatórios como controle de equipamentos, vencimento de treinamentos, validade do EPI e do CA, emissão de ASO, PPP, PPRA e PCMSO.

Referente a medicina, o sistema oferece as seguintes opções:

  • Tabelas oficiais já disponíveis internamente, como o CID 10;
  • Informação de exames por usuários;
  • Emissão do ASO, receituário, encaminhamento, CAT, formulário de consulta com questionário e avaliação (configurado pelo usuário) via sistema;
  • Entre muitas outras.

Já em relação à segurança do trabalho:

  • Cadastro de riscos e agentes de risco e seu relacionamento com o colaborador, por função, local de trabalho, grupo homogêneo, entre outros;
  • Ficha de EPI individual e por grupo;
  • Controle de EPI vinculado com o estoque, para baixa de saldo e requisições;
  • E muito mais.

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