Gestão de SST na indústria 4.0: qual o impacto da tecnologia?

por | 04/06/2021 | HCM

Ainda que não tão abrangente quanto em outros países, a indústria 4.0 já chegou ao Brasil. Isso significa que muitos processos que antes eram realizados de forma manual ou com ferramentas limitadas agora devem ser gerenciados a partir de soluções inteligentes, e isso inclui a gestão de SST.

Em termos práticos, a indústria 4.0 traz inúmeras mudanças no ambiente de trabalho, seja em nas áreas mais produtiva ou nas de segurança e saúde do trabalho. E, uma vez dentro desse conceito, como já é o caso do Brasil, não há mais como remar contra a maré.

Ou seja, a gestão de SST 4.0 é uma demanda sua e qualquer empresa que atua no Brasil. E se o seu Departamento Pessoal ainda realiza o gerenciamento com soluções fora desse conceito, certamente terá dificuldades em manter as conformidades legais, bem como a qualidade diária a.

Para entender mais, continue lendo e saiba como a indústria 4.0 influencia na gestão de SST e como uma solução de SST online se encaixa perfeitamente nesta realidade.

Boa leitura!

Como a indústria 4.0 influencia na gestão de SST?

Você, gestor de RH ou Departamento Pessoal, sabe melhor do que ninguém o quanto a gestão de SST envolve um número extenso de informações. Atestados, afastamentos, adequações às Normas Regulamentadoras etc.: o fluxo de dados é constante.

Quando se trata de uma grande empresa a situação é mais complexa. A gestão de SST precisa cobrir 300 ou mais funcionários de maneira igual, armazenando e repassando informações sobre todos.

Porém, dentro do conceito 4.0, o trabalho fica muito fácil. A principal ideia dentro da metodologia é utilizar soluções tecnológicas inteligentes para gerenciar e executar processos. Ou seja, a gestão de SST 4.0 é capaz de trabalhar com um volume grande de dados coletados de forma mais eficaz.

Isso não só assegura que todos os processos sejam executados igualmente, como também estejam em conformidades e protegidos – o que, por consequência, aumenta a produtividade, a eficiência e a segurança de todos os colaboradores.

Com uma solução de SST online se encaixa na gestão de SST 4.0?

Embora a filosofia 4.0 beire a perfeição, sem as ferramentas tecnológicas adequadas ela não passa de um belo conceito. Afinal, são as soluções os meios capazes de transformar rotinas e aperfeiçoar o trabalho dos colaboradores.

É por isso que uma gestão de SST 4.0 precisa de uma solução com integração para qualquer sistema origem, totalmente orientada ao projeto do eSocial, com o serviço de mensageria e ainda checklist de inspeção e auditorias onde são emitidos relatórios de forma automática, o que maximiza as rotinas de trabalho.

Uma solução de SST 100% em nuvem se encaixa perfeitamente dentro desse conceito, pois ela permite que você gerencie e armazene documentos como exames, atestados, comprovantes de entrega de IPI, entre outros. E ainda uma quantidade diversa de relatórios, tais como: validade do EPI e do CA, controle de equipamentos, PPRA, PCMSO, ASO, PPP e vencimento de treinamentos.

Com uma capacidade grande de transformação, a ferramenta ainda oferece funcionalidades como:

  • Procedimento de agendamento, encaminhamento e consulta via sistema, integrado com a folha de Pagamentos;
  • Emissão do ASO, receituário, encaminhamento, CAT, formulário de consulta com questionário e avaliação;
  • Cadastro de exames por função ou por local de trabalho ou por colaborador;
  • Tabelas oficiais já disponíveis internamente, como o CID 10;
  • Relatório de vencimentos de exames para novo periódico;
  • Cadastro de médicos e medicamentos;
  • Informação de exames por usuários;
  • Relatório para controle de faltas;
  • Emissão do Quadro III da NR7;
  • Consultas agendadas.

Qual o impacto para o RH e Departamento Pessoal de boa uma solução de SST?

Uma solução para gestão de SST é primordial para que as áreas da empresa cumpram não só os processos internos, mas também as demandas do governo e dos órgãos fiscalizadores.

Afinal, o movimento do governo em modernizar suas plataformas de envio e recebimento de informações em relação à saúde dos trabalhadores ajudou a trazer o cenário 4.0 para o dia a dia do departamento pessoal.

Com funcionalidades como controle de EPI vinculado com o estoque, cadastro de atividades e relação com os colaboradores e emissão do PPP de forma simples e automática, a ferramenta se torna o principal vetor de adaptação para sua empresa.

Enfim, a gestão de SST aqui no Brasil entrou de vez na indústria 4.0. Ao negar isso, você está arriscando a sua empresa a passar por dificuldades em um curto período de tempo. O ideal é encontrar uma ferramenta que corresponda às novas demandas e transforme por completo o trabalho do seu RH e Departamento Pessoal.

Quer descobri como nós podemos ajudar na sua gestão de SST? Entre em contato e marque um reunião com um dos nossos especialista!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *