HCM Transacional e Estratégico: o que é e quando se aplica?

por | 13/12/2019 | HCM

O HCM Transacional e o HCM Estratégico referem-se a um conjunto de ações e processos adotados por uma empresa com o objetivo de gerenciar e otimizar o valor de seus recursos humanos. Por meio de diferentes ferramentas – no primeiro caso, operacionais e, no segundo, estratégicas -, ambos possibilitam que o capital humano da empresa opere e gere diferenciais competitivos.

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O que é HCM?

A Gestão de Capital Humano ou Human Capital Management em inglês, consiste em implementar estratégias em três categorias: aquisição, gerenciamento e otimização da força de trabalho.

Nesse gerenciamento, as organizações tratam seus funcionários como recursos importantes que desempenham um papel na produtividade da organização. Isso é fundamental, pois os recursos humanos podem levar ao sucesso ou até mesmo quebrar uma organização, sendo, por isso, um ativo que merece atenção e cuidado para atingir seu potencial da melhor forma possível.

Nesse contexto, nos dias de hoje, o HCM é auxiliado por recursos tecnológicos, tais como sistemas de folha de pagamento, ponto eletrônico, gestão de benefícios, SESMT (SST), Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, PPR (Programa de Participação nos Resultados), Controle de Integração de Terceiros e outras rotinas de RH, todas baseadas na nuvem, o que reduz a necessidade de suporte e dependência da TI, trazendo mais autotomia e controle para área de RH, fornecendo acesso a partir de qualquer local, com qualquer dispositivo, desde que conectado à internet, o que facilita e potencializa muito a rotina do setor.

Ele é utilizado em qual momento?

Hoje em dia, as empresas não competem somente por clientes. Elas competem também pelos melhores talentos. Como vimos, o capital humano, quando motivado e bem gerenciado, torna-se um diferencial de grande valor para a organização.

Entretanto, atualmente, os profissionais não trabalham apenas para receber um salário. Eles buscam alinhamento de objetivos e de cultura, desenvolvimento de relacionamentos e crescimento pessoal. Por isso, quando está difícil captar esses talentos, quando a taxa de rotatividade de uma empresa está alta ou a produtividade em baixa, está na hora de lançar mãos sobre novas estratégias, recursos e tecnologia de HCM – independentemente do porte do negócio.

Muitas organizações estão entendendo que dar aos funcionários mais autonomia para tomar decisões e gerenciar suas atividades, acrescenta uma nova camada de engajamento e significado ao seu trabalho.

Estipular metas e rastrear o desempenho das equipes por meio de um software ajudará você a identificar quando um funcionário é bem-sucedido em seu trabalho, além de entender se precisa de algum tipo suporte. Entre essas métricas, a avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional e gestão de ideias, recursos disponibilizados pelo HCM Estratégico, ajudam a reduzir a rotatividade e estimulam um incremento na retenção de pessoal.

Afinal, qual a diferença entre o HCM Transacional e o HCM Estratégico?

De modo geral, um sistema de HCM Transacional (Human Capital Management) está relacionado a processos internos repetitivos e mais burocráticos, como folha de pagamento, ponto eletrônico, SESMT, mensageria do eSocial, gestão de benefícios e outras tarefas de cunho operacional da gestão de pessoas.

Nessa liderança transacional mais tradicional, ainda existe o papel do “chefe”, fazendo com que suas equipes sigam regras e cumpram metas estabelecidas, em troca de alguma recompensa. Não há um espaço maior para se preocupar com as motivações dos recursos humanos, suas contribuições criativas ou antecipar-se a problemas.

Por isso, é importante aliá-la ao HCM Estratégico, por meio do qual é possível uma abordagem mais holística e qualitativa, que fornece caminhos para atrair e reter os melhores talentos, ajudando-os a extrair todo o seu potencial para contribuir com a organização e permanecer motivado com seus desafios.

Entre os instrumentos utilizados para isso estão a Avaliação de Desempenho, Treinamento, PDI (Programa de Desenvolvimento Individual), Pesquisa de Clima Organizacional, um Recrutamento e Seleção mais estratégico, entre outros.

Para dar suporte a tudo isso, ferramentas integradas que ajudem a registrar, consolidar, analisar e extrair inteligência de massas de dados têm sido utilizadas. Igualmente, no HCM Transacional, soluções para automatizar tarefas mais rotineiras, têm sido adotadas.

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Desse modo, embora seja difícil prever exatamente como será o futuro, o que se pode ter certeza é de que a tecnologia se tornará uma realidade dominante. O maior desafio para as empresas é estarem preparadas para mudanças inevitáveis e para avançar com elas, melhorando seus processos e sua produtividade.

Os profissionais de HCM transacional e, principalmente, estratégico que adotarem uma abordagem proativa com relação ao progresso tecnológico, poderão alcançar uma melhor perspectiva de gestão de talentos, contribuindo para a eficácia organizacional e competitiva.

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Igualmente, os setores de RH, que tanto buscam seu reconhecimento como área estratégica – e não apenas operacional -, ao fazerem uso desses sistemas, com o apoio da TI, e extraírem inteligência e insights para melhorias que ajudem a otimizar seus processos e a gestão de capital humano, deverão ser mais valorizados e alcançar um nível de eficiência bastante expressivo.

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