Você, gestor de Departamento Pessoal, que está investindo constantemente na terceirização da folha, mas ainda busca uma estratégia que traga mais benefícios em termos de produtividade e segurança, já ouviu falar sobre a internalização da Folha de Pagamento?
O fato é que todos os negócios que mantêm relações trabalhistas devem, obrigatoriamente, elaborar mensalmente a folha de pagamento, registrando todas as informações ligadas ao financeiro do funcionário, como 13º salário, bonificações, férias e outros proventos ou descontos que dizem respeito ao período trabalhado.
Mas, só porque se trata de um processo obrigatório não o torna simples. Em razão disso, é normal que muitos gestores invistam na terceirização da folha, mantendo a operação “distante” da empresa. Porém, ainda é possível melhorar esse cenário.
Para você que está nesta situação, mas que busca uma nova alternativa, continue lendo e confira as vantagens de optar pela internalização da Folha de Pagamento.
Boa leitura!
O que é internalização da folha de pagamento?
Podemos dizer que a internalização da Folha de Pagamento é o processo inverso da estratégia de terceirização do processo. Aqui, basicamente, a sua empresa passa a investir na otimização dos processos internos para alcançar uma melhor eficiência dos colaboradores e das tarefas desenvolvidas.
Em outras palavras, ao invés de apenas repassar a execução de um processo de suma importância, você trabalha no crescimento interno, investindo em soluções inteligentes e eficientes para cumprir com as obrigatoriedades.
Quais as vantagens da internalização da folha de pagamento?
Fazer uma mudança da terceirização para a internalização da folha de pagamento não é nada tão simples, afinal, já há uma cultura empresarial em deixar nas mãos de um parceiro a execução dos processos mais burocráticos.
Mas, com a terceirização há sempre o risco de distanciamento do processo com a sua empresa. Além disso, nem sempre é simples verificar se as soluções da parceira terceirizada são de ponta ou especialistas de verdade.
É por isso que, nesse sentido, a internalização da folha se mostra uma estratégia mais efetiva e inteligente. Confira as principais vantagens.
1. Solução especialista própria
Ao investir na internalização da folha de pagamento, a sua empresa também estará contando com um software especialista própria. Ou seja, uma solução com inteligência de validação das informações antes da entrega e atualização automática, capaz de acompanhar as atualizações da legislação trabalhista e seguir uma cartilha automática de compatibilidade.
Uma solução de folha de pagamento que também é 100% Cloud, não necessitando de investimento em infraestrutura, além de se integrar a qualquer sistema de origem, seja de Folha de Pagamentos, Medicina e Segurança do Trabalho, Fiscal, Contábil, Jurídico, entre outras.
2. Processamento da folha centralizado
Como dito, quando você opta simplesmente pela terceirização corre o risco de processos descentralizados e de não gerar informações com precisão, o que pode resultar em erros, atrasos de contabilização da folha de pagamento e, consequentemente, multas e penalidades.
Mas, com a internalização da folha tudo acontece de maneira centralizada. Dessa forma, você passa a ter mais controle das obrigações da sua empresa, assim como uma visão real do quanto está sendo gasto com mão de obra.
3. Processamento mais rápido de funções importantes
Outra importante vantagem da internalização da folha de pagamento é o processamento rápido de funções importantes, como o pagamento dos funcionários. Basicamente, remunerações, 13º salário, férias, relatórios admissionais e outras rotinas passam a ser processadas de forma rápida.
Enfim, com toda relevância que a folha de pagamento tem para qualquer empresa e com as constantes mudanças do eSocial, que às vezes acontecem de maneira repentina e acabam atrapalhando muitas rotinas do DP, a internalização da folha de pagamento mostra-se como uma das estratégias mais inteligentes de a sua empresa cumprir com todas as obrigatoriedades sem se distanciar da sua essência.
0 comentários