Marcação de ponto mobile: a importância do acesso sem contato na sua empresa!

por | 30/09/2020 | HCM

Com a pandemia do novo coronavírus trazendo  muitos desafios para a população e para as corporações, como um todo, muitos segmentos de mercado não puderam interromper as suas operações. Mas, para manter suas atividades em pleno vapor, elas tiveram que se adaptar e evitar a propagação da Covid-19. Para aquelas que já contavam com soluções modernas, como o registro de ponto eletrônico on-line, esse processo foi mais fácil. O “novo normal” pede ainda mais!  Como, por exemplo, um aplicativo (APP) de marcação de ponto mobile sem contato…

Diante desse cenário, o mercado já vinha apontando a necessidade de mudança há algum tempo e as empresas precisavam iniciar o seu processo de transformação digital. Além de evidenciar ainda mais essa carência, a pandemia trouxe outras demandas para departamentos específicos das empresas, como o Departamento Pessoal.

Agora, o gestor do Departamento Pessoal deve não apenas contar com uma boa solução de ponto eletrônico, que ofereça o controle de jornadas de trabalho 100% on-line em nuvem na modalidade SaaS e ainda permita a integração com qualquer sistema de folha de pagamento e dispositivos, como: catracas ou relógios de ponto. Além disso, o responsável pelo Departamento Pessoal também precisa garantir que tudo aconteça sem o mínimo de contato. Mas, como?

Uma excelente notícia é que, como dissemos, uma boa solução de ponto eletrônico, que integre com um APP de registro de ponto mobile sem contato pode ajudar a resolver todas essas dificuldades! Quer saber como? É o que explicaremos a seguir:

Registro de ponto mobile sem contato: como funciona?

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as empresas, que não vinham no ritmo de transformação, acabaram sofrendo muito mais, se vendo forçadas a dar uma guinada repentina.

No “novo normal”, é preciso garantir que os funcionários tenham o mínimo de contato em superfícies comuns, a começar pelo registro de ponto eletrônico. O cuidado com a saúde se tornou, de fato, uma prioridade.

Mas, você deve estar pensando:

“Como uma empresa grande, com muitos funcionários, evita filas e aglomerações na hora do registro de ponto mobile?” – não há como negar que se trata de uma prática muito comum em várias corporações.

Assim, para evitar filas e aglomerações no relógio de ponto e, assim, evitar a propagação da Covid-19, o APP, que pode ser utilizado em dispositivos Android e IOS, permite que os colaboradores efetuem a marcação do ponto mobile.

Para funcionar, esse tipo de aplicativo precisa de algumas permissões, como de localização, câmera, fotos (mídias e arquivos), armazenamento, acesso à internet. Por exemplo, a utilização do GPS tem como função criar um “cerco eletrônico”, e o de câmera, para fornecer mais detalhes sobre o local que o trabalhador se localiza.

Assim, os gestores podem delimitar um raio para o aplicativo funcionar, como as instalações da empresa ou mesmo a casa do colaborador, caso ele esteja trabalhando no caso de home office.

Então, como escolher a melhor solução de ponto eletrônico?

além  de oferecer o controle de jornadas de trabalho 100% on-line em nuvem na modalidade SaaS e ainda permitir a integração com qualquer sistema de folha de pagamentos e catracas ou relógios de ponto é imprescindível que o software também tenha integração com um APP de registro de ponto mobile sem contato.

Afinal, o fim das aglomerações dentro e fora das empresas é sim uma realidade, mas o seu Departamento Pessoal não pode deixar de cumprir as obrigatoriedades em relação ao controle de horário, folha de pagamento, entre outros.

Uma boa solução de controle de ponto eletrônico, como a da Compliance Capital Humano, deixa a rotina do Departamento Pessoal muito mais dinâmica e segura e ainda pode ser integrada a qualquer sistema de folha de pagamento, dispondo ainda de módulos de processos essenciais para um DP, tais como:

  • SESMT;
  • eSocial;
  • Folha.

Qual a importância do controle de ponto eletrônico para os gestores de DP e de TI?

Além das vantagens em relação às necessidades atuais do mundo e do mercado  de saúde e produtividade, com a integração de um APP de registro sem contato, um software de controle de ponto eletrônico traz todo um cenário transformador para o gestor de Departamento Pessoal.

Imagine você, um gerente de DP, que precisa analisar muitas marcações de horário de funcionários e ainda validar tudo para a folha de pagamento. Com certeza é algo complexo e bastante cansativo.

Mas e se toda operação acontecer de maneira 100% on-line, com total integração de sistemas e acompanhamento em tempo real? A realidade já muda completamente, não é mesmo? Em outras palavras, adotar um controle de ponto eletrônico em cloud é aperfeiçoar ao máximo a sua gestão no Departamento Pessoal.

Assim também acontece com o gestor de TI. Afinal, uma solução a esse nível dispõe de um suporte técnico de alto padrão. Isso torna a rotina do TI otimizada, sem a  necessidade, por exemplo, de realizar atualizações ou modificações na ferramenta para garantir funcionalidades básicas a outros setores. É um “efeito cascata” positivo para todos.

Enfim, se adaptar às necessidades atuais já não é mais uma questão de escolha. O seu Departamento Pessoal precisa contar com soluções que garantam o cumprimento das questões legais sem fugir das obrigatoriedades do “novo normal”, como  o fim das aglomerações, excesso de contato em uma mesma superfície dentre outros protocolos da empresa. Adote um sistema de controle de ponto eletrônico, integrado com um APP de marcação de ponto mobile sem contato, e permita que os seus colaboradores registrem seus horários de forma eficiente e segura.

Entre em contato conosco o quanto antes e solicite uma demonstração da nossa solução de controle de ponto on-line em Cloud! 

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