Mensageria do eSocial: por que as grandes empresas estão aderindo e a sua deveria também?

por | 25/03/2022 | HCM

Para a maior parte das empresas atuantes no Brasil, manter a conformidade com as plataformas do governo em relação ao envio de informações obrigatórias já é um desafio. Mas, para as grandes empresas, a situação fica ainda mais complexa, pois estamos falando de organizações com 2 ou 3 centenas de funcionários e diversos dados. No entanto, tudo pode ficar mais fácil quando o DP ou RH utiliza uma solução especialista com mensageria do eSocial.

O fato é que, apesar de o eSocial já está na sua chamada versão “Simplificada”, a conformidade com a plataforma não é assim tão simples. Muitos gestores e profissionais de Departamentos Pessoais e RHs ainda apresentam dúvidas na hora do envio de informações e acabam esbarrando em falhas, retrabalhos e incoerência de dados.

É aí que uma solução com mensageria do eSocial entra em cena como um importante aliado para esses gestores. A partir da atuação do software, os DPs e RHs conseguem, por exemplo, enviar informações com validação prévia e evitar horas de retrabalho e baixa produtividade.

Quer saber mais sobre como funciona essa tecnologia e quais vantagens ela pode trazer para a sua grande empresa? Então, continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Como funciona a mensageria do eSocial?

Podemos definir a mensageria do eSocial como uma funcionalidade capaz de realizar a interface e a troca de informações por meio de sua coleta e distribuição entre diferentes sistemas.

A partir de um software especialista, a mensageria extrai do ERP ou sistema legado da sua empresa as informações do DP ou RH demandas pelo eSocial e incluí-las à plataforma do governo independentemente da compatibilidade do sistema.

Em outras palavras, ela assegura que os dados de centenas de funcionários sejam repassados de maneira padronizado e atendendo a todas as especificidades do eSocial.

Quais as vantagens de uma solução com mensageria do eSocial para uma grande empresa?

O número de informações que o DP ou RH de uma grande empresa precisa lidar diariamente é extremante alta. Atestados de saúde, mudanças salariais, benefícios, contratação, férias, entre outros: um volume grande de dados sensíveis que precisam ser armazenados e repassados sem nenhum tipo de falha.

Em geral, essas empresas utilizam ERPs de padrão global para fazer o gerenciamento dessas informações e depois o repassá-las ao governo. A grande questão é que ERPs globais não são capazes de realizar essas operações com total eficiência, pois não acompanham todas as mudanças legislativas que acontecem no Brasil de maneira hábil.

Diferentemente das soluções HCM especialistas, que além de contarem com inteligência nativa, apresentam a função de mensageria do eSocial, permitindo uma padronização completa à plataforma do governo.

Entre as principais vantagens desse tipo de solução digital, estão:

  • Atualização automática e software modular ou complementar orientado ao eSocial;
  • Mensageria de eSocial padronizada, intuitiva e com uma única área de trabalho;
  • Inteligência de validação das informações antes da entrega;
  • Alta avaliação positiva e suporte técnico completo;
  • 100% cloud e app para celular.

Por que escolher a mensageria do eSocial da Compliance Soluções?

A Compliance Soluções é uma empresa com expertise e experiência na criação de softwares que se atualizam automaticamente e mantêm a conformidade com as principais plataformas governamentais, como o eSocial.

Por exemplo, o software de mensageria do eSocial da Compliance evita o retrabalho devido a dados inconsistentes. Isso se deve ao recurso de pré-autenticação, no qual todas as informações coletadas são avaliadas antes de serem enviadas, resultando em menos erros e, portanto, menos retrabalho.

Enfim, antes da sua escolha definitiva, é mais do que necessário entender as necessidades da sua empresa e buscar aquele fornecedor que melhor se encaixa diante da sua realidade. Mas, não se esqueça, a mensageria do eSocial é um importante diferencial para o seu DP ou RH e, por isso, deve receber a devida atenção no momento da decisão.

Gostou do artigo? Então acesse e marque uma reunião com um dos nossos especialistas para conhecer a melhor solução de mensageria eSocial do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.