Mensageria do eSocial para o setor de serviços: como superar as limitações dos ERPs Globais?

por | 04/03/2022 | HCM

O período de convivência das duas versões do eSocial está chegando ao fim, mas algumas empresas ainda não começaram a sua adaptação completa para a nova plataforma do governo. Muitas ainda tentam fazer isso utilizando somente ERPs de classe global, sem saber que tudo poderia ser resolvido a partir da implementação de um software de mensageria do eSocial.

Se tratando do setor de Serviços isso é ainda mais alarmante, tendo em vista se tratar de um segmento de alta exigência e com uma rotina puxada para todos os gestores. Basicamente, enquanto deveria focar nas transações comerciais com clientes e fornecedores, a gerência precisa se preocupar com a validação ou não das informações trabalhistas enviadas ao governo.

Mas, como garantir essa conformidade sem precisar se desfazer dos tão importantes sistemas de gestão de classe global? É exatamente isso que mostraremos no post de hoje. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Qual o impacto do eSocial Simplificado no setor de Serviços?

Como dito, o fim do período de adaptação do eSocial Simplificado chega ao fim nesta segunda semana de março de 2022. As empresas tiveram algo próximo a um ano para se adaptarem a nova plataforma.

Porém, com pouco ou muito tempo de adaptação, o fato é que toda grande mudança sempre traz impactos consideráveis para uma rotina profissional. Ainda mais se tratando de um segmento de alta concorrência e rotatividade como o de Serviços.

Sem mais tempo a perder, os gestores precisarão garantir que alguns processos essenciais dentro do Departamento Pessoal estejam já em sintonia com o novo eSocial, por exemplo:

  • contratos de trabalho;
  • relações trabalhistas;
  • verbas informativas;
  • proventos;
  • descontos.

Isso tudo em meio a operações de fechamento de contrato, acordos com fornecedores, atendimento ao cliente, entre outros fatores inerentes ao setor de serviços.

Como superar as limitações dos ERPs Globais utilizando uma solução com mensageria do eSocial?

É fato: muito mais do que qualquer profissional, o gestor de Departamento Pessoal é o que será mais impactado com todas essas mudanças advindas do lançamento do eSocial Simplificado.

Ainda mais aquele que se acostumou a fazer uso de ERPs Globais, Oracle, Infor, SAP, entre outros, para cumprir com as obrigatoriedades legais do setor.

Apesar de serem tecnologias fora de série, esses sistemas não são imersivos ao nosso cenário legislativo, não sendo capazes assim de corresponder a todas as exigências trabalhistas, por exemplo. Com isso, há grande risco de a sua empresa sofrer penalidades severas no médio prazo.

A boa notícia é que a situação pode ser resolvida a partir da implementação de um sistema com mensageria do eSocial. Isto é, um software especialista adaptado à versão (S-1.0) do eSocial Simplificado.

Sim, uma solução tecnológica para eSocial de verdade, 100% em cloud e integrada, e que corresponda às novas exigências do governo.

Além de se integrar por completo ao seu ERP de classe global ou sistema legado, esse tipo de solução com mensageria de eSocial conta módulos desenvolvidos para gerar de forma rápida e precisa as informações pedidas pela plataforma do governo, o que assegura a entrega destas obrigações nos prazos legais.

Em funcionamento, a solução consegue importar, exportar, gerenciar, consolidar e validar os dados de todos os departamentos envolvidos no e-Social. Ou seja, as chances de incoerências de informações são praticamente nulas, o que torna o processo mais seguro e eficaz.

Enfim, a vigência do eSocial Simplificado está cada vez mais perto, não há mais tempo a perder. Por outro lado, é possível garantir a conformidade que você precisa sem desespero. Basta implementar o seu software com mensageria do eSocial e ficar tranquilo em relação às suas obrigatoriedades.

Acesse e assegure hoje mesmo a contratação de uma ferramenta especialista para o seu Departamento Pessoal.

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