Oracle NetSuite: 20 fatos curiosos e imperdíveis sobre o ERP!

por | 08/07/2021 | FISCAL

Por Patrícia Machado

Tudo começou em 1998, quando a NetSuite foi fundada por Evan Goldberg com o nome original NetLedger. Inicialmente era um software de contabilidade hospedado na web e depois expandiram a oferta para outros produtos. Neste texto, vamos detalhar um pouco da história da NetSuite, hoje Oracle NetSuite, como tudo começou, algumas curiosidades e fatos.

E vamos começar do básico.

1.O que é o Oracle NetSuite?

O NetSuite é um ERP, sistema de gestão empresarial, que oferece uma solução integrada na nuvem: ERP/Finanças e CRM.

2.Quais os principais benefícios da NetSuite?

O ERP em nuvem Oracle NetSuite foi desenvolvido para gerenciar desde os processos de negócio mais simples até os mais complexos.

O ERP Oracle NetSuite acelera o fechamento financeiro, fornece um amplo gerenciamento das despesas, gerenciamento de receitas simplificado e auditável e além disso, garante visibilidade em tempo real do desempenho financeiro de toda a empresa.

O ERP Oracle NetSuite une todas as funções de gerenciamento de pedidos, estoque, comércio eletrônico e CRM para simplificar os principais processos de negócios, do orçamento a venda, permitindo que todos da empresa trabalhem com um único sistema de vendas, finanças, RH, contabilidade e informações sobre clientes.

3.Você sabia que a empresa Oracle NetSuite já teve outro nome e era um produto bem diferente do atual?

Tudo começou em 1998, quando a NetSuite foi fundada por Evan Goldberg com o nome original NetLedger. Inicialmente era um software de contabilidade hospedado na web e depois expandiram a oferta para outros produtos.

4.Como tudo começou? Quem foram os primeiros acionistas da ainda NetSuite?

Em 1998, Evan Goldberg recebeu aproximadamente US $ 125 milhões em apoio financeiro inicial de Larry Ellison , fundador e CEO da Oracle Corporation por meio da Tako Ventures, entidade de capital de risco de Ellison. Outros investidores iniciais foram StarVest Partners, ADP e UBS PaineWebber.

5.Quem era Evan Goldberg, o fundador da NetSuite ?

Evan começou sua carreira na Oracle no final dos anos 1980, após graduar-se em ciência da computação em Harvard.

Antes de fundar a NetSuite, Evan trabalhou durante 8 anos na Oracle Corporation, atuando como vice-presidente e participando de importantes projetos para promover mais acessibilidade da tecnologia de banco de dados.

6.Como nasceu a ideia do produto NetSuite?

Em 1995, Evan deixou seu cargo de vice-presidente na Oracle para lançar o mBed Software, com a ideia inovadora de tornar mais fácil para meros mortais criar sites interativos.

Embora a empresa tenha conquistado seguidores leais, o Flash da Macromedia acabou dominando o espaço.

Infelizmente a empresa não teve vida longa, mas os aprendizados com o negócio foram muitos e ajudaram a construir a próxima empresa, NetSuite.

“Aprendi com aquela startup que faltava um bom software para administrar negócios em crescimento, naquele momento você tinha que usar uma miscelânea de ferramentas diferentes. Você poderia usar QuickBooks para contabilidade, Yahoo Stores para vender e Act! para o seu CRM, mas nenhum deles funcionava em conjunto e era difícil descobrir onde sua empresa estava. Eu queria acessar um software e ter uma visão consistente e ampla do que estava acontecendo no meu negócio.”, comenta Goldberg em entrevista realizada para a GrowthBusiness.co.uk, importante portal online sobre empreendedorismo do Reino Unido.

Ele percebeu uma oportunidade que o levou a uma conversa com Larry que mudaria não apenas a vida de Evan para sempre, mas também a vida de empreendedores sonhadores e futuros clientes do NetSuite.

7.Como Evan e Larry se conheceram?

Evan conheceu o fundador da Oracle, Larry Ellison, durante o processo de entrevista – Larry entrevistou todos os candidatos a empregos em tecnologia.

8.Qual foi a primeira missão da NetSuite?

O sonho de Evan sempre foi construir um software que as pessoas usassem todos os dias.

Cerca de um ano depois de iniciar na Oracle, ele mudou-se para o Grupo MacIntosh, uma nova equipe focada em tornar o software de banco de dados acessível aos usuários.

A crença central desse grupo de que sistemas poderosos e recursos sofisticados deveriam ser democratizados tornou-se a missão da NetSuite quando Evan e seus sócios lançaram a empresa em 1998.

9.Você sabe porque Larry Ellison decidiu investir na NetSuite?

Larry, fundador da Oracle, sempre foi um visionário e no caso do investimento na NetSuite não foi diferente, em 1998, ou seja, há mais de 20 anos atrás, ele já acreditava no potencial de crescimento de fornecer aplicativos pela Internet, e que este seria o modelo de computação por muitos anos.

10.Como foram os primeiros anos da NetSuite?  Como a empresa se desenvolveu?

No início a operação contava apenas com 4 funcionários, alocados em um pequeno escritório. Com o produto em funcionamento, foram definidos os próximos passos como dimensionar a distribuição e promover melhorias no produto de forma constante, mas sempre com o foco para atender as necessidades das pequenas e medias empresas.

11.Você sabe qual foi o primeiro cliente da NetSuite?

A própria empresa foi o seu primeiro cliente, ante de lançar no mercado, eles usaram o seu próprio negócio para testar a ferramenta.

Lembro-me de dois momentos. Um foi a primeira vez que vi nossas próprias finanças online [na plataforma NetSuite]. Depois de quatro meses, finalmente tínhamos a funcionalidade de importar um arquivo do QuickBooks e pronto. Quando eu vi, percebi que Larry estava certo e esse software de internet seria o futuro”, comenta Goldberg.

Sabe aquele momento que você entende que está no caminho certo, chamamos de “AHA”.. Sabe qual foi o do NetSuite?

O momento AHA da Oracle NetSuite foi quando criaram o primeiro painel executivo, onde era possível visualizar todos os recursos do CRM e finanças em um único painel. E ainda estava tudo em nuvem, o que significava que eles podiam melhorar e aprimorar constantemente seus aplicativos e implementar rapidamente novos recursos para os clientes.

12.E o Larry já foi gerente de um produto do NetSuite, acredita?

Sim, o próprio Larry, CEO da Oracle, passou a atuar como gerente de produto do painel executivo, participando ativamente do desenvolvimento de melhorias e ajudando a definir as formas de funcionamento.

13. Quais os conselhos que Evan Goldberg dá ao mercado?

“Se você conseguir que Larry Ellison financie sua empresa, esse não é um mau caminho a percorrer. “

“A mudança é difícil, mas esteja disposto a mudar agressivamente e executá-la, mesmo que haja dor no curto prazo.” 

 

14.O que Evan atribui o sucesso do NetSuite ?

“Manter-se fiel a visão, entender qual é a sua verdadeira diferenciação e trabalhar para ficar à frente, foram os fatores que levam ao grande sucesso da NetSuite.”

“Você tem que ser o melhor no que pensa ser o melhor, e isso exige energia. Certifique-se de que sua visão seja o tema principal no dia a dia.”

15.Você sabia que o NetSuite é considerado a primeira empresa de software 100%  nuvem?

O Oracle NetSuite já era pioneira desde o seu nascimento, sendo considerada como a primeira empresa de software 100% nuvem, na frente, até mesmo da Salesforce.

16.Quando a NetSuite se tornou uma empresa de capital aberto?

Em dezembro de 2007 a  NetSuite se tornou uma empresa de capital aberto após sua oferta pública inicial (IPO) de 6,2 milhões de ações na Bolsa de Valores de Nova York.

17.Como foi a compra da NetSuite pela Oracle?  

Oracle Corporation comprou a NetSuite por aproximadamente US$9.3 bilhões em novembro de 2016.

Inicialmente o negócio enfrentou intensas análises porque o fundador da Oracle, Larry Ellison, possuía quase 40% da NetSuite. Esse conflito de interesses levou o conselho de ambas as empresas a estabelecer comitês independentes para revisar o negócio da perspectiva de acionistas independentes.

No início de outubro de 2016, a Oracle estendeu o prazo para os acionistas da NetSuite ofertarem suas ações para 4 de novembro. O negócio foi fechado em 7 de novembro.

18.Você sabia que a NetSuite já era uma licenciada na Oracle?

Houve uma época em que a solução NetSuite era licenciada pela Oracle, com a marca The Oracle Small Business Suite, no entanto, essa experiência durou pouco e o programa foi cancelado.

Durante vários anos a NetSuite realizou aquisições para oferecer ao mercado uma solução a cada dia mais completa. Conheça algumas empresas que foram compradas:

  • 2008: OpenAir – planilhas de horas e relatórios de despesas baseados na web
  • 2009: QuickArrow – aplicativo de automação de serviços profissionais baseado na web
  • 2013: Retail Anywhere – software de comércio eletrônico de varejo
  • 2013: TribeHR – software de recursos humanos para pequenas e médias empresas
  • 2013: LightCMS – software de gerenciamento de conteúdo
  • 2014: Venda – software de comércio eletrônico de varejo
  • 2014: Soluções eBizNET – gerenciamento avançado de armazém
  • 2015: Bronto Software – provedor de serviços de e-mail
  • 2015: Monexa cobrança de assinatura e pagamento recorrente

19. Você sabia que a Oracle NetSuite tem um abrangente programa impacto social que fornece tecnologia para instituições de caridade em todo o mundo e permite que seus funcionários forneçam sua experiência retribuindo por meio de ações pro bono?

Desde os primeiros dias da NetSuite Evan não se concentrou apenas em comercializar o NetSuite para o mercado, mas também em ajudar a estender o poder de sua plataforma para além das organizações tradicionais com fins lucrativos.

A necessidade dessa tecnologia no setor sem fins lucrativos tornou-se ainda mais evidente nos primeiros dias da empresa, quando a esposa de Evan fazia parte de uma organização sem fins lucrativos.  O NetSuite ajudou a organização a passar do uso de várias planilhas para o NetSuite.

20. Quantos clientes o Oracle NetSuite tem?

A Oracle NetSuite tem mais mais 40 mil empresas clientes no mundo todo e não para de crescer.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo repleto de curiosidades e fatos interessantes sobre a empresa líder de mercado em sistema de gestão empresarial, Oracle NetSuite.

Se você possui um Oracle NetSuite, e está em busca de uma solução fiscal completa, que conecta ao seu ERP e ainda possui inteligência fiscal nativa, acesse o nosso outro artigo sobre Oracle ERP Cloud: como escolher a melhor solução fiscal?

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Active Cloud Solutions, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.