O Ponto eletrônico app é uma solução que permite aos colaboradores da empresa registrar os horários de chegada, descanso e saída por meio de dispositivos móveis. É um método de cronograma que serve para os seus funcionários registrarem os pontos a partir de um aplicativo conectado à internet.
Uma solução que possui um sistema que armazena informações na nuvem, com todos os dados podendo ser acessados através de smartphones, tablets e outros aparelhos, seja do próprio funcionário ou do gestor do setor.
Quer saber mais sobre o funcionamento e as vantagens do ponto eletrônico app? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.
Boa leitura!
O controle de ponto app é permitido por lei?
A resposta para essa pergunta é sim. E para que você que não fique com nenhum tipo de dúvida, vamos explicar de acordo com as leis vigentes.
No ano de 2009 foi sancionada a Portaria nº 1.510, que estabeleceu todas as regras para as empresas utilizarem um sistema eletrônico de horário e atendimento para controle e monitoramento da jornada de trabalho dos seus colaboradores.
Já em 2011 foi promulgada a Portaria nº 373, que regulamentou a utilização de sistemas alternativos de horário e atendimento pelas empresas do país.
O Decreto nº 373 é apenas um dos reflexos do acirrado processo de transformação digital do mercado de trabalho brasileiro, que exige cada vez mais agilidade e segurança no processo interno de gestão de pessoas da empresa.
Ponto eletrônico app: conheça 3 vantagens
Explicado o princípio de funcionamento e a conformidade legislativa do uso do ponto eletrônico app, vamos entender as principais vantagens desse tipo de solução.
1. Mais Segurança
O controle através de um aplicativo online evita completamente a fraude e erros humanos no registro de horas, pois trata-se de uma ferramenta única e capaz de comprovar todos os dados inseridos pelo funcionário.
Além disso, o sistema de controle de horários de cada aplicativo permite a criação de cercas virtuais para garantir que os funcionários cheguem no horário correto ao local de trabalho agendado pelo gestor.
2. Mais facilidade no uso das informações
Depois de concluído o ponto, o funcionário ou gestor pode acessar todas as informações inseridas no sistema e processá-las de acordo com os requisitos legais.
É muito comum o colaborador se cadastrar no horário errado, esquecer de contar ou de enviar os dados. Ao ter o controle de ponto app, tudo isso pode ser facilmente corrigido, pois as informações podem ser acessadas na plataforma.
Isso também ajuda na hora de fechar a folha de pagamento, porque quaisquer violações que possam afetar o pagamento do funcionário são corrigidas antes que a folha seja processada. Dessa forma, você evita erros de pagamento e outros problemas mais sérios, como ações trabalhistas.
Um bom sistema de atendimento tem todas essas funções e ainda permite que os gestores emitam relatórios técnicos.
3. Relatórios completos como o ponto eletrônico app
Uma das principais funções de um controle de ponto app é a capacidade de emitir relatórios altamente necessários, por exemplo, AFD e ACJEF. Neles, são registrados todos os pontos realizados pelos funcionários e calculadas todas as variáveis que podem afetar o salário no final do mês, como horas extras, benefícios, etc.
Isso auxilia no processo tributário e garante que a sua empresa cumpra as regras da legislação trabalhista, evitando problemas de auditoria.
Conclusão
Além de todas as vantagens citadas, com um ponto eletrônico app integrado, as informações são imediatamente direcionadas para o banco de dados da sua empresa, onde podem ser utilizadas para outros processos. Deixe o seu DP ainda mais completo: utilize a solução de ponto eletrônico, dê um passo decisivo na transformação digital e faça do DP mais um diferencial para sua empresa.
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