Recebimento automático de NF-e: por que usar solução fiscal SAP com inteligência fiscal nativa?

por | 24/09/2021 | FISCAL

Garantir o recebimento automático de NF-e é um dos grandes objetivos de todo gestor fiscal. Isso porque, ao alcançar esse diferencial, ele consegue facilitar outros processos importantes dentro do setor, como o envio de informações obrigatórias para a plataforma SPED.

Acontece que ERPs de padrão global, como o SAP, são capazes de otimizar diferentes atividades ao atuarem como sistemas de gestão, mas nem sempre apresentam compatibilidade com o cenário fiscal local. Dessa forma, tanto o recebimento automático de NF-e quanto à conformidade tributária ficam prejudicadas. Mas, com uma solução fiscal e tributária da Compliance esse obstáculo é superado.

É justamente para explicar a importância de uma solução especialista para a total conformidade fiscal da sua empresa que preparamos este artigo com os principais pontos sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é inteligência fiscal nativa para emissão de Recebimento de NFS-e?

Apesar de todos os seus diferenciais, ERPs SAP apresentam uma limitação quando o assunto é conformidade fiscal. Por seguirem o padrão global de fabricação, eles acabam não acompanhando de forma detalhada a legislação tributária de cada país.

Com isso, eles não são capazes de realizar o recebimento automático de NF-e com todos os modelos de arquivos – aqui no Brasil são usados diferentes modelos.

É aí que entra uma solução especialista que conta com inteligência fiscal nativa, capaz de realizar a captura e o recebimento automático de notas fiscais para os usuários de ERP SAP e executar com facilidade todo processo burocrático que envolve os documentos fiscais (NF-e, NFS-e, CT-e) – faturamento e até o repasse das informações ao SPED Fiscal.

Basicamente, a Inteligência Fiscal nativa corresponde a um sistema parametrizável, no qual as notas fiscais eletrônicas são validadas e integradas a qualquer solução de ERP ou diretamente no produto.

Graças à inteligência nativa o recebimento automático de NF-e acontece em menos 1 segundo, independentemente do modelo do arquivo. Além da Inteligência Fiscal, uma solução especialista como da Compliance conta sempre com a Carta de Correção Eletrônica (CC-e).

Como obter o menor custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership)?

Um dos detalhes sobre softwares ERPs é que, em geral, eles apresentam tempo de vida útil. Ou seja, há possibilidade de que em algum momento o sistema da sua empresa seja descontinuado e receba mais atualizações do fabricante.

Por exemplo, até o final da década de 2020, a maior parte dos usuários que utilizam o ERP SAP na versão ECC deixará de contar com a assistência da plataforma, sendo necessário migrar a versão de ERP para o SAP S/4 Hana Private ou S/4 Hana Cloud.

Porém, essa mudança não afeta quem utiliza a solução fiscal Compliance, pois a plataforma do software é sempre a mesma, independentemente da versão do ERP SAP. Em outras palavras: não há custos de migração de versão da solução fiscal na mudança do ECC para o S/4 Hana Private ou Cloud. Essa vantagem permite que você tenha o menor custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership).

Quais as vantagens de usar inteligência fiscal nativa para ERP SAP no recebimento automático de NF-e

O menor custo total de propriedade é só uma das vantagens de contar com uma solução fiscal para recebimento automático de NF-e. O software Compliance traz diversos outros benefícios para você, confira:

  • Motor de cálculo fácil: mais de 6.000 regras existentes para validação de Formato e Conteúdo;
  • Facilidade em cenários de redução de base: substituição tributária e Pauta Fiscal;
  • Eliminação de erros e riscos: através de validações em tempo real;
  • Qualidade nas operações: de entrada e saída de notas eletrônicas;
  • Integração: em tempo real às soluções Compliance e ao seu ERP;
  • Automatização: do cálculo de tributos, taxas e contribuições;
  • Validação e geração: arquivos SPED.

Enfim, a solução da Compliance é um software único e inovador, 100% cloud e que supre todas as necessidades relativas à mensageria e à captura e o recebimento automático de NF-es como XML, TXT, PDF e Link. Em tempos de digitalização completa dos serviços, a sua equipe fiscal precisa contar com uma solução que atenda todas as necessidades do dia a dia.

Acesse e marque uma reunião com uma dos nossos especialistas para conhecer a  melhor solução fiscal do mercado para ERP SAP.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *