REINF em ERPs mundiais: como superar desafios de localização fiscal?

por | 25/02/2022 | FISCAL

Criado como parte importante do SPED, a EFD Reinf foi pensada no intuito de consolidar e facilitar o envio dos dados fiscais dos pagamentos de serviços sujeitos as retenções de INSS, IR, PIS, COFINS e CSLL. Porém, mesmo depois de alguns anos, ainda há muito dúvida sobre o processo do Reinf em ERPs de classe mundial.
O questionamento é válido, tendo em vista que com a criação da EFD Reinf, os dados da área trabalhista passaram a ser enviados pelo eSocial, já as informações tributárias ficaram todas por conta da EFD. Ou seja, qualquer incompatibilidade entre a Reinf em ERPs de classe mundial pode resultar em prejuízos, bem como desequilíbrio fiscal.
Para ajudar a sua empresa, preparamos este artigo explicando os desafios de localização que você pode enfrentar com Reinf em ERPs de classe mundial e como superá-los. Confira.
Boa leitura!

Por que o Reinf em ERPs de classe mundial pode ser um desafio para os usuários?

O primeiro ponto que devemos reforçar é que os ERPs de classe mundial são grandes soluções desenvolvidas para atender o maior número de empresas em diferentes regiões. Ou seja, eles podem ser implementados tanto em empresas atuantes no Brasil quanto em organizações no exterior.
No entanto, essa abrangência traz alguns limites quando falamos de áreas específicas, como, por exemplo, a Fiscal. Ainda mais em um cenário tributário tão complexo como o brasileiro, que apresenta uma rotatividade grande de mudanças e de criação de normas.
Assim, é quase impossível para os ERPs de classe mundial acompanhar todas as alterações e garantir a conformidade fiscal que toda empresa precisa.

Então, como superar os desafios de conformidade da Reinf em ERPs de classe mundial?

A boa notícia em relação aos ERPs de classe mundial é que os desafios de localização fiscal podem ser superados de maneira completa a partir de uma única implementação. Sim, com a integração de uma solução especialista você pode utilizar todos os recursos do seu ERP e ainda garantir a conformidade tributária.
Uma solução especialista é um software que conta com inteligência fiscal nativa, uma tecnologia inovadora desenvolvida por conhecedores do mercado fiscal brasileiro e capaz de se adaptar a todas as mudanças do nosso sistema, atendendo as necessidades específicas de sua empresa.
Além de uma adaptação completa ao sistema tributário brasileiro, uma solução especialista consegue se integrar perfeitamente ao ERP de classe global da sua empresa, automatizando os processos, garantindo a integridade dos dados fiscais e evitando retrabalhos por parte da sua equipe.

Como realizar essa transformação?

Como dito ao longo do texto, para superar desafios e encontrar soluções adequadas ao seu negócio, é necessário buscar tecnologias que tragam funcionalidades completas e atualizadas.
As soluções tecnológicas devem corresponder de forma geral as suas necessidades, apresentar inteligência nativa que se adapte automaticamente a cada alteração tributária. Caso contrário, a sua empresa poderá enfrentar problemas com dados inconsistentes, apurações de impostos incorretas, arquivamentos incompletos e muito mais.
Entre outras coisas, essa inconsistência de processo pode levar a multas graves, grandes retrabalhos e, por consequência, a más decisões de gestão.
Nesse sentido, a melhor saída é contar com a ajuda de fornecedores de soluções especializadas em soluções tributárias 100% cloud e com experiência em facilitar a integração de seu ERP de classe global com outros softwares. Com isso, sua empresa pode garantir o cumprimento de suas obrigações fiscais e aproveitar ao máximo todos os recursos do sistema do ERP de classe mundial.
Enfim, ao garantir a integração total do seu sistema, há uma tranquilidade em relação ao processo do Reinf em ERPs de classe mundial da sua empresa. Com isso, você garante a automação do envio dos dados fiscais, elimina uma série de trabalhos manuais, e supere todos os desafios de localização fiscal.
Gostou do artigo? Acesse, fale com nossos especialistas e garanta a melhor solução fiscal na sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.