SAP S/4 HANA: como vencer os desafios fiscais na indústria?

por | 18/03/2022 | FISCAL

Quando se trata de Brasil, os desafios fiscais enfrentados pela indústria não podem ser considerados como simples ou triviais. Por isso, até mesmo usuários de ERPs de alto padrão, como é o caso do SAP S/4 HANA, devem ficar atentos às atualizações e às melhores estratégias para garantir a conformidade tributária e a tranquilidade que a toda empresa deve ter em um setor tão competitivo.

A indústria é um dos segmentos mais importantes do nosso país e também um dos mais analisados por órgãos de fiscalização. Ou seja, o mínimo desequilíbrio fiscal pode trazer grandes problemas e até paralisações das atividades.

Por isso, para trazer um panorama sobre os desafios fiscais da indústria e mostrar como superá-los, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

Os desafios fiscais da indústria para os usuários do SAP S/4 HANA?

De acordo com o mais recente Mapa Estratégico da Indústria (2018–2022), há atualmente no nosso país um número considerável de empresas que simplesmente não conseguem acompanhar todas as atualizações referentes a grande quantidade de regras tributárias que incidem ao setor. São impostos como:

  • PASEP;
  • ICMS;
  • PIS;
  • IPI.

Esse acompanhamento regular que garante a conformidade e a redução de custos com pagamento de multas é o principal desafio apontado no estudo feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Para os usuários do SAP S/4 HANA não muita coisa, tendo em vista que o ERP de classe global apresenta a dificuldade justamente na paridade com as leis tributárias do nosso país. Por ser de padrão global, ele não atua de forma tão específica nas regras e normas da nossa legislação, ainda mais no ritmo de volatilidade que o Brasil apresenta.

Mas, como superar esses desafios?

A boa notícia para você, usuário do SAP S/4 HANA, é que mesmo os obstáculos mais complexos podem ser superados. E este é o caso da limitação fiscal do seu ERP de padrão global.

Ao implementar e integrar uma solução fiscal especialista ao seu software SAP S/4 HANA, ele será capaz de acompanhar a legislação tributária brasileira e garantir a conformidade fiscal. Isso será possível, pois soluções especialistas de primeira linha contam inteligência fiscal.

A inteligência fiscal é um diferencial que garante a avaliação, obtenção, proteção e repasse de todas as informações fiscais de uma empresa. A partir dela, você reduz o risco de prescrição dos créditos tributários e otimiza o trabalho do setor fiscal.

Não importa se a sua empresa conta com 100 ou mais funcionários, a inteligência fiscal se atualiza de acordo com a realidade da legislação tributária e traz o equilíbrio fiscal que qualquer negócio precisa.

Mas não é só isso. Com um software especialista de primeira linha, como é o caso da ferramenta da Compliance Soluções, você também conta com:

  • cumprimento de todas as obrigações fiscais (cálculo, apuração, escrituração, declaração);
  • captura e recebimento automático de documentos eletrônicos como XML, TXT, PDF e Link;
  • menor custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership);
  • automação dos processos Miro e Migro;
  • 3 níveis de validação de dados;
  • mais de 6.000 regras.

Basicamente, você traz o seu setor Fiscal para o cumprimento real das obrigações, garante a eficácia no trabalho da equipe e a tranquilidade para o restante da empresa.

Além de facilitar a vida do seu Departamento Fiscal, logicamente, a solução especialista também impacta diretamente a produtividade do TI. A partir da conformidade fiscal, a TI não precisa buscar implementações ou ferramentas emergenciais para o SAP S/4 HANA, podendo focar esforços em processos mais voltados ao core business da sua empresa.

Gostou do artigo? Não perca tempo, entre em contato e garanta a melhor solução fiscal do mercado para o seu SAP S/4 HANA.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.