Um software para SST chega para preencher uma lacuna de dúvidas que ainda permeia entre os profissionais de DP, RH e TI de muitas empresas. Isso se deve, principalmente, às constantes mudanças que o eSocial apresenta em tão pouco tempo de existência.
Sim, mesmo sendo recente, o eSocial já passou inúmeras alterações dentro desse período. Por termos uma legislação complexa e com diferentes vias de comando, a plataforma do governo para envio de informações obrigatórias acaba passando por mudanças que afetam a rotina desses setores.
Como as informações de SST devem constar no eSocial, elas também acabam representando um desafio para gestores e colaboradores, que se veem em meio a dúvidas e incertezas. Por isso a utilização de um software para SST confiável e reconhecido no mercado se torna indispensável.
Para entender melhor, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.
Boa leitura!
Quais as consequências para o setor de RH e para o Departamento Pessoal, quando a empresa não possui um bom software para SST?
Como dito na introdução, acompanhar as diferentes mudanças do eSocial é uma tarefa que exige muito dos setores de RH e DP das empresas. Por se tratar de questões macroambientes, eles não podem “adivinhar” quando a maior parte das alterações acontecerá.
Essa incerteza é uma das consequências mais impactantes de não contar com um software para SST. Por funcionar 100% online, a ferramenta consegue se atualizar automaticamente em relação às mudanças do eSocial.
Prazos, informações obrigatórias, formatos de arquivos, entre outros: toda e qualquer alteração determinada pelo governo é completamente assimilada pelo software.
Uma gestão eficiente de Capital Humano nas empresas precisa contar com uma solução inteligente para acompanhar as obrigações acessórias e os eventos impostos pelo Governo. Uma ferramenta capaz de validar os dados antes de enviá-los, evitar retrabalhos e riscos de inconsistência nas informações repassadas aos órgãos fiscalizadores.
Sem esse suporte completo, há grande risco de falta de conformidade, o que, por sua vez, pode resultar em multas pesadas, sanções judiciais e até paralisação de atividades.
E para a TI: quais seriam os impactos?
Se para as equipes de RH e DP o desafio está no acompanhamento das alterações do eSocial, para os profissionais de TI o grande obstáculo está em garantir a atualização dos sistemas atuais da empresa.
Sem um software para SST capaz de se atualizar automaticamente, cabe ao TI buscar essa conformidade manualmente. Arquivos, adaptações, entre outros: o setor passa por uma verdadeira odisseia para manter a conformidade.
O grande problema é que nem sempre essas atualizações estão disponíveis. Ainda que a sua equipe de TI seja capacitada, ela não pode buscar algo que não está sendo mais desenvolvida. Assim, além da frustração em não manter a conformidade, o TI acaba sendo ineficaz no apoio aos outros setores.
Software para SST: qual a importância de uma boa ferramenta para fazer a gestão e a entrega dos eventos da eSocial?
A criação do eSocial mudou completamente a forma de como as empresas precisam lidar com o envio de informações obrigatórias. A partir da plataforma, criou-se uma necessidade maior de investimento em tecnologia e soluções inteligentes.
Quando o investimento é feito corretamente, os setores responsáveis passam a contar com uma ferramenta que agiliza a realização das mais diversas atividades, minimiza os custos e os erros de processos, exposição ao FISCO e melhora a competitividade no mercado.
Uma transformação considerável que acontece graças a uma única solução. Uma ferramenta que reúne em um único sistema todas as informações da rotina dos departamentos, facilitando a comunicação entre as equipes e a execução das tarefas.
Além disso, as equipes passam a contar com a mensageria do eSocial, uma funcionalidade que facilita o envio de informações e diminui a incidência de retrabalhos graças à validação prévia do sistema.
Uma vantagem indispensável, pois o próprio do software garante mais segurança no envio dos documentos XML assinados e validados.
Enfim, não dá mais para manter RHs e DPs sem uma solução completa e que atenda a todas as necessidades de Capital Humano. Um software para SST de alto padrão consegue reunir todas as informações que as equipes precisam em uma plataforma 100% web, orientada ao eSocial e integrada com qualquer sistema origem.
Não perca tempo. Entre em contato e comece a utilizar um software para SST completo o quanto antes!
0 comentários