Solução Fiscal SAP: tudo sobre automação do processo com SAP Miro Migo

por | 08/07/2021 | FISCAL

Além de ser a criadora original do ERP, a empresa alemã SAP ainda se destaca pelo fato de a sua solução Fiscal SAP ser uma das únicas do mercado a contar com os processos Miro e Migo. Ou seja, funções que impactam diretamente a rotina produtiva das empresas.

Com o SAP Miro e Migo, as atividades de trocas de mercadoria, gerenciamento de compras e controle fiscal ficam muito mais fáceis.

É claro que, por se tratar de processos de alta relevância, ainda há a necessidade de máxima atenção. Porém, a solução Fiscal SAP diminui as chances de inconsistências de informações e, consequentemente, falhas nos processos.

Porém, a parte mais interessante do SAP Miro e Migo é que se trata de funções que podem ser automatizadas a partir de uma solução especialista. Um software fiscal que se integra ao ERP SAP e realiza os processos de maneira automática.

A seguir, confira um material completo com tudo o que você precisa saber sobre a automação do Miro e Migo com uma Solução Fiscal SAP. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Entender os conceitos de miro e migo é necessário para a automação?

Para começar a entender como se dá o processo de automação do Miro e Migo por uma solução fiscal SAP é preciso compreensão completa sobre os conceitos das duas funcionalidades.

Ainda que pareça algo trivial, muitos profissionais acreditam se tratar de uma coisa só; Assim, não entendendo corretamente como funciona cada um dos processos. Por isso, não há para onde correr: é preciso começar do básico.

Confira a seguir o conceito de cada um.

O que é o MIGO?

Embora, costumeiramente, nos referimos ao processo como “Miro e Migo”, para perfeito entendimento é interessante que as definições sigam a ordem “Migo e Miro”.

Vamos a elas.

Migo é a sigla para Movement In Goods Out (Movimento de saída de mercadorias, em português). Embora a tradução aponte para um processo de “saída”, a Migo também é aplicada para confirmar a chegada de itens no estoque.

Dessa forma, Migo é o controle e aprovação na movimentação de mercadorias, seja de entrada ou saída. Isto é, a partir desse processo que se inicia o pagamento dos fornecedores.

Como o processo funciona?

Sendo o controle do fluxo de mercadorias da sua empresa, o Migo funciona dentro de um processo de inspeção.

Assim, a partir das informações emitidas na XML, o responsável faz a verificação da placa do veículo, identidade do motorista, dos produtos entregues, etc. Dessa forma, repassando as confirmações para o sistema e iniciando a próxima etapa, a Miro.

O que é o Miro?

Miro é a sigla para Movement In Receipts Out (Movimento de saída de mercadorias, em português). Em suma, é  o processo seguinte ao Migo, lançando as informações analisadas e confirmando a fatura recebida.

A partir do Miro, o setor financeiro tem o suporte para realizar o pagamento do fornecedor da mercadoria e o setor fiscal tem os dados corretos para suas declarações.

Como o processo funciona?

O Miro funciona de forma sequencial à Migo. Como explicado, é o lançamento final das informações no sistema SAP.

Assim, após a parte física passar pela conferência minuciosa, cabe ao Miro repassar os dados para os setores impactados diretamente pela operação, tais como:

  • Financeiro;
  • Contábil;
  • Fiscal.

solucao-fiscal-sap

Por que o aperfeiçoamento do Miro e Migo é algo relevante para a sua empresa?

O SAP Miro e Migo são processos que impactam diretamente setores importantes de qualquer negócio:

  1. Estoque;
  2. Financeiro
  3. Contabilidade.

Basicamente, inconsistência em algum deles pode, literalmente, paralisar as atividades da sua empresa.

Dessa maneira, o foco para melhoria precisa ser total.

Contudo, não de apenas um gestor, mas de todos impactados diretamente – incluído o TI. O seu balanço fiscal, bem como, fluxo de caixa dependem de uma execução bem-sucedida do SAP Miro e Migo.

Assim. não adianta apenas garantir que tudo aconteça com baixa taxa de erros. Por exemplo, fazer o básico ou algo próximo disso não trará vantagem competitiva para o seu negócio. Perceba que áreas centrais estão interligadas a partir da Miro e Migo. Otimizar os processos é preciso.

Em outras palavras, aperfeiçoar processos-chave é garantir mais qualidade para a rotina de trabalho desses departamentos e melhorar o desempenho da empresa de maneira geral.

A sua preocupação não deve se limitar a tornar a Miro e Migo menos inconsistentes, mas também em torná-los processos de alta excelência.

Aperfeiçoar é preciso! Mas, como fazer?

Com a certeza de que não basta estabilizar a execução diária da Miro e Migo! Mas, você pode se perguntar como aperfeiçoar processos que demandam grande participação manual no preenchimento de diversas informações para o sistema?

A resposta é única: automação. Fazer com que as etapas manuais aconteçam de maneira automatizada e dinamizem a rotina de todos os setores envolvidos.

O grande entrave da Miro e Migo está justamente na separação das DANFEs e na transferência das informações analisadas para o sistema. Ou seja, está na transição da Migo para a Miro.

Mas, como dito na introdução, a vantagem de ambos os processos é que eles permitem uma automatização completa a partir de uma solução Fiscal SAP.

Com uma automação completa, você não precisa mais concentrar funcionários em mutirões para juntar as DANFEs e digitar manualmente os dados validados na Migo. Basicamente, o fim de etapas lentas e de sucedidos erros humanos.

Dessa forma, você deixa de ter dificuldades em realizar o pagamento dos fornecedores em razão de atrasos nos processos. Além disso, ainda assegura estabilidade financeira e fiscal para empresa. Sem falar no controle de estoque que também é otimizado.

Com uma solução Fiscal SAP, você integra e automatiza todas as etapas manuais, essas dificuldades são superadas.

Assim, você resolve o problema de sobrecarga de trabalho dos funcionários e garante estabilidade fiscal e financeira, acelerando o crescimento da empresa consequentemente.

Como o aperfeiçoamento do Miro e Migo a partir de uma Solução Fiscal SAP impacta os setores Financeiro, Fiscal e Contábil da sua empresa?

Um dos principais entraves do SAP Miro e Migo está na captura e no repasse de informações dos documentos eletrônicos.

Diante disso, o aperfeiçoamento do Miro e Migo a partir de uma Solução Fiscal SAP permite que justamente essas etapas aconteçam de forma mais dinamicamente.

Com isso a sua empresa consegue receber documentos eletrônicos de diferentes formatos, por exemplo, PDF, Link, TXT e XML, sem necessitar de conversão.

Quando você automatiza e agiliza os processos iniciais, o repasse de informações a todos os setores se torna mais ágil e seguro. No entanto, não é só em dinamicidade que todos são beneficiados, com a automatização você ganha:

  • associação rápida de nota e pedido de compra;
  • validação automática do pedido de compra;
  • ajuste e cálculo automáticos dos impostos.

Dessa forma, a conferência de informações acontece de maneira prévia, evitando até mesmo a realização do transporte em caso de inconsistências.

Ou seja, caso esteja tudo correto, o Migo ocorre rapidamente e o Miro é iniciada logo em seguida, gerando a fatura para pagamento e concluindo a operação sem nenhum tipo de entrave.

Assim, uma operação que poderia demorar longos períodos é executada de maneira automática e organizada. Dessa maneira, trazendo plena segurança para o setor fiscal e recolhimento de impostos.

solucao-fiscal-sap-2

Por que a sua empresa não pode viver sem uma solução Fiscal SAP?

Uma automação resulta em muito mais do que a simples diminuição na taxa de falhas nos processos Miro e Migo. Pois, além da questão operacional, já explicada no decorrer do texto, há outros motivos pelos quais a sua empresa não pode viver sem uma solução Fiscal SAP.

Confira:

1.Integração de departamentos e processos

Embora os processos da Miro e Migo impactem diferentes setores, nem sempre essas áreas trabalham de forma homogênea. Em outras palavras, uma das razões para essa falta de sincronia é o atraso no repasse de informações e os erros resultantes de processos manuais.

Com uma solução especializada a sua empresa consegue estabelecer uma integração de verdade.

Os dados no software são compartilhados de forma automática. Assim, evitando erros ou demora nos processos. Basicamente, isso facilita o planejamento e a produção de todas as áreas e nivela por cima a qualidade do serviço da empresa.

2.Validação do DANFE diretamente no SEFAZ

Outro ponto que diminui a eficiência de um SAP Miro e Migo é a demora na validação do DANFE. Sendo o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, o DANFE pode prejudicar muitas operações caso não seja vinculado uma NFe.

Além disso, a automatização a partir de uma Solução Fiscal SAP possibilita uma ligação direta com a SEFAZ da rede local. Assim, dinamizando o processo e evitando que a empresa estenda os seus prazos em razão da análise do documento.

3.Crescimento produtivo das equipes

Os processos manuais de recebimento e repasse de informações dos documentos eletrônicos demandam muita atenção e empenho por parte dos funcionários. Ou seja, para manter as operações com o mínimo de atraso, eles precisam realizar mutirões e passar horas nas mesmas atividades.

Com a automação essa repetição enfadonha é superada, não tendo mais necessidade de horas intermináveis de digitações ou consultas de informações.

Consequentemente, há um crescimento diário no lançamento de NF-es e ganho produtivo no trabalho das equipes.

Quais são as dúvidas mais frequentes em relação à automação?

Mesmo entendendo a importância e as vantagens da automação a partir de uma Solução Fiscal SAP, é normal que alguns gestores e profissionais ainda fiquem com dúvidas sobre a estratégia. Por isso, preparamos este tópico com os questionamentos mais comuns sobre o assunto.

A Solução Fiscal SAP permite a alteração de dados no pedido de compra ou nota?

Sim. Mesmo em notas que não foram tributadas é possível realizar alterações dentro da solução especialista, por causa das exceções fiscais

Após a automatização, é possível dar entrada nas notas sem pedido?

O sistema pode ser parametrizado para dar entrada em cenários em que não existem pedidos atrelados, criando chamadas manuais (escritor) que são consultadas via j1b3n.

Com a automatização, o usuário precisa intervir em algum momento durante a operação?

Só há necessidade da participação do usuário em casos específicos, por exemplo, no surgimento de inconsistências entre os valores do pedido e da nota. Do contrário, todo processo acontece de maneira automática, da emissão da nota à criação do pedido..

Existe alguma forma de geração de relatório para validar os impostos retidos após a concretização do MIRO em caso de notas com tributação?

A solução especialista tem o momento da criação do documento fiscal, com o retorno dos valores tributados disponíveis em tela para o analista de valores verificados.

É possível configurar e utilizar as funcionalidades de uma solução especialista por meio do mobile?

Em geral, soluções especialistas de alto padrão trabalham com tecnologia cloud, permitindo o acesso através do mobile.

O quanto o uso de uma Solução Fiscal SAP para automação do Miro e Migo faz diferença para a estabilidade do seu negócio?

Por mais que o core business da sua empresa não seja voltado para essas áreas, nenhum negócio consegue se manter ativo sem estabilidade tributária e financeira. Eles são a balança, o suporte que as outras áreas precisam para realizar investimentos sem maiores receios.

É por isso que a automação faz tanta diferença. O sucesso da Miro e Migo é essencial para que o Departamento Financeiro, por exemplo, consiga manter em dia o pagamento dos fornecedores e evite juros e outros contratempos por causa de atrasos.

Como a quitação de débitos com fornecedores, em geral, representa uma grande fatia no orçamento das empresas, manter o equilíbrio nessa variável é importantíssimo para a saúde financeira.

Para o departamento Contábil a automatização da Miro e Miro é ainda mais relevante. Afinal, um processo moroso e cheio de falhas não atrapalha apenas a rotina da Contabilidade, também compromete a estabilidade do negócio.

Essa importância fica ainda mais fácil de entender quando você imagina uma grande empresa que faz mais de 10 mil entradas de NF-es por mês. Um volume alto e que fica bastante suscetível a falhas quando realizado de forma manual.

Quais as outras vantagens da automação por uma Solução Fiscal SAP?

A Solução Fiscal SAP serve basicamente para o aperfeiçoamento dos processos da sua empresa, uma oportunidade de transformar de vez a performance de setores-chave do seu negócio.

Para ficar ainda mais claro, confira outras vantagens que esse tipo de estratégia pode trazer para a sua empresa.

Mais qualidade no trabalho do TI

Dependendo do tipo de tecnologia adotada em uma grande empresa, a vida do setor de TI pode não ser nada fácil. Com a responsabilidade de ser o principal suporte dos demais setores, a equipe de TI precisa se desdobrar para resolver qualquer eventualidade tecnológica.

Ao automatizar os processos do Miro e Migo você facilita bastante a vida dos técnicos da Tecnologia da Informação. Pelos menos nessa operação, eles não terão mais que intervir todo o tempo para tirar dúvidas ou consertar as falhas dos outros colaboradores.

Isso permite que o TI trabalhe de maneira otimizada e foque esforços em outras atividades ainda mais importantes para o crescimento da empresa.

Crescimento produtivo

Com certeza você ouviu falar que “tempo é dinheiro”. No mundo corporativo essa metáfora faz todo sentido, pois quanto mais tempo você perde em um processo, maior é a chance de desperdiçar boas oportunidades de negócio.

Agora pense quanto tempo a sua equipe de trabalho perde para lançar milhares de notas fiscais durante o mês no SAP Miro e Migo. Um período que poderia ser utilizado em outras atividades estratégicas.

Por isso, se você quer aliar tempo e produtividade para diferentes equipes da sua empresa, a automação do SAP Miro e Migo através de uma solução especializada precisa acontecer hoje mesmo.

Automatização do Miro e Migo por uma Solução Fiscal SAP: uma ação mais que necessária

Adotar a Solução Fiscal SAP é a melhor estratégia para você estava visando a transformação digital da sua empresa, mas ainda não tinha dado o pontapé definitivo.

Uma tecnologia inteligente é o grande acelerador de performance de um negócio atualmente. Os principais fatores apontados por especialistas para o sucesso de uma empresa, como integração e dinamização, são possíveis a partir da adoção de soluções tecnológicas.

A Miro e Migo sempre serão processos necessários para o seu negócio, o seu dever é garantir que eles sejam desenvolvidos em excelência e se tornem uma vantagem competitiva para a empresa.

Os desafios de uma gestão empresarial são diários. Isso é um fato. Porém, hoje, as possibilidades de aperfeiçoamento também são muito numerosas. Não há mais motivo para o seu setor, seja de TI ou Fiscal, passar por dificuldades para entregar alta produtividade. A conformidade fiscal é uma obrigatoriedade, mas ela não precisa ser uma dor de cabeça. Garanta eficácia e tranquilidade.

Acesse e comece a automação do Miro e Migo por uma Solução Fiscal SAP hoje mesmo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *