Por que ter as suas soluções na nuvem: veja passo a passo!

por | 13/08/2021 | FISCAL

Por Claudia Vasques

 

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo especial, para mostrar um passo a passo para quem deseja adotar soluções na nuvem com eficiência em sua empresa. Então, aproveite a leitura!

Planeje todo o processo

Há dois anos se previa que a adoção de algum tipo de solução em nuvem chegaria a 80% das organizações nos próximos cinco anos. A pandemia acelerou esse processo. O ponto é: quem ignora essa tendência pode se tornar cada vez menos produtivo em relação à concorrência e, assim, perder espaço no mercado.

O primeiro passo, então, é planejar a migração de forma detalhada. A chave para uma estratégia de migração eficaz é considerar seu ecossistema tecnológico completo e considerar as prioridades estratégicas de seu negócio.

Veja que não basta adotar soluções sofisticadas ou que, simplesmente, tornaram-se tendência. O começo dessa jornada são as demandas específicas de cada negócio. A partir delas, você mapeará as tecnologias ideais para o momento da sua empresa.

Muitos fatores devem ser considerados ao criar um plano — incluindo orçamento, disponibilidade para mudanças, equipe engajada, habilidades disponíveis, perfil de risco e objetivo estratégico. Crie o caminho para a nuvem que melhor se adapte às necessidades de sua empresa.

<<<Não deixe de ler: ERP Infor x ERP antigo: como evitar gargalos de novos negócios

Divida o plano em etapas

Migrar para a nuvem pode ser um processo gradual ou total. Por isso, é importante identificar o tamanho dessa mudança e a melhor transição para sua empresa. Ainda assim, a migração como um todo deve ser dividida em etapas, para que o processo possa ser controlado de perto.

Depois de definir as soluções a serem implementadas, crie um cronograma para instalação, testes, treinamento das equipes, transição e suporte. Lembre-se de que isso exige, por exemplo, um mapeamento de processos. O objetivo é saber como os profissionais atuam hoje e como será essa rotina depois da migração.

O mapeamento ajuda cada colaborador a saber em detalhes como serão suas atividades após a implementação das novas ferramentas.

Certifique-se do envolvimento das partes interessadas

Uma mudança desse tipo exige engajamento de todos os colaboradores para ter sucesso. Contudo, não basta treinar as equipes para utilizar uma nova solução. Os profissionais devem estar envolvidos desde o momento do planejamento. A experiência do dia a dia é fundamental para identificar eventuais demandas que o Head de Tecnologia talvez não conheça.

Vale destacar que empresas parceiras, clientes, fornecedores e terceirizados também precisam estar alinhados à mudança. É preciso que todos entendam as demandas da empresa, os objetivos da migração e os benefícios que isso trará. O resultado é um processo mais fluido, desde o planejamento até depois da execução.

Selecione o ambiente e defina a arquitetura

As soluções adotadas devem estar à altura dos desafios. Um ponto que costuma passar despercebido, por exemplo, é a comunicação entre diferentes plataformas. Muitas empresas, atualmente, lutam com uma variedade de aplicações autônomas que são fragmentadas e não integradas.

A dica é considerar aplicações que tornem mais fácil essa integração sistêmica entre parceiros, clientes e fornecedores. Adiciono alguns critérios que podem ajudar na escolha das soluções:

  • reputação da infraestrutura cloud;
  • atendimentos a normas e políticas de segurança;
  • evolução tecnológica (roadmap);
  • conhecimento do segmento de negócio;
  • performance e escalabilidade;
  • flexibilidade e extensibilidade da solução;
  • experiência do usuário (UX).

As soluções estão cada vez mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos, o que torna essa decisão ainda mais estratégica. O papel dos executivos de TI tem uma relevância ainda maior na escolha das soluções adequadas ao plano estratégico das organizações.

As soluções na nuvem adequadas são aquelas que atendem às demandas de hoje e futuras, evolua rapidamente para estar sempre em sintonia com as mudanças do mercado, regulamentação e tenha a inovação em seu DNA. Tendo isso em mente, é hora de executar o planejamento.

Coloque em prática

A inserção das soluções na rotina da empresa também pode ser dividida em algumas etapas intermediárias, a começar pela implementação. Depois de adquirir as licenças de uso, é hora de realizar alguns testes. A equipe de TI pode simular alguns cenários ou mesmo migrar uma pequena parcela de atividades para verificar como as equipes e a tecnologia se comportam.

Gradualmente, todos os processos podem ser migrados. Contudo, o próximo passo é, justamente, estabelecer uma estratégia de monitoramento para acompanhar de perto o desempenho das plataformas, corrigir eventuais falhas, aperfeiçoar processos, treinar equipes etc.

Conte com parcerias especialistas

A tranquilidade na migração para a nuvem é muito maior quando temos ao nosso lado um especialista no assunto. Além de garantir a escolha das melhores plataformas, esse parceiro traz a expertise de quem está familiarizado com o processo para que a instalação, os treinamentos e o monitoramento sejam eficientes.

A Infor, por exemplo, é referência global no assunto, trazendo para mais de 67 mil organizações os softwares para os mais variados aspectos de um negócio. Estamos falando de desempenho máximo para quem quer impulsionar a transformação digital nos negócios.

<<<Leia também: ERP Infor: 5 motivos para atualizar ou obter uma solução Infor

As ofertas de soluções na nuvem da Infor são projetadas para ser seguras, confiáveis e inovadoras para ajudar a tornar menos complicadas as decisões das organizações de se mover para a nuvem. Os produtos Infor são powered by AWS, uma líder global em nuvem, cuja experiência e infraestrutura altamente segura oferecem proteção e confiabilidade aprimoradas.

A abrangência das soluções com foco em manufatura mostram como a Infor ajuda sua empresa a tirar o máximo proveito da nuvem. Alguns exemplos são:

  • Infor M3 — sistema ERP projetado para segmento de (Alimentos/Bebidas, Moda, Aluguel Equipamentos, Distribuição, Químico);
  • Infor LN — sistema ERP projetado para Segmento de (Automotivo, Máquinas/Equipamentos, Aeroespacial/Defesa, Construção/Engenharia, Alta tecnologia/Eletrônico);
  • Infor EAM — um software de gestão que ajuda a promover a maturidade da manutenção;
  • Infor SCM – transforma e otimiza integral e digitalmente a rede da cadeia de suprimentos;
  • Infor WMS – líder do Quadrante Mágico do Gartner de 2021 em sistemas de gestão de armazém;
  • Infor OS – uma plataforma em nuvem que reúne processos de negócios e inteligência artificial.

São diferenciais que tornam a Infor uma parceira valiosa para empresas de todos os tamanhos. Agora que você já sabe qual o melhor trajeto para migrar para nuvem com sucesso, coloque essas soluções para trabalhar a seu favor. Em pouco tempo, sua empresa terá dado um importante passo para ser mais eficiente e digital!

Agora é o momento de olhar as vantagens que a nuvem oferece e também de um ERP, como um ERP Infor e uma solução fiscal especialista 100% em Cloud. Você pode achar que o custo total de propriedade também é atraente. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Infor, parceira da Compliance Soluções.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *