Transformação Digital no Agronegócio: qual o impacto nas cooperativas?

por | 01/10/2021 | FISCAL

Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio vem aumentando cada vez mais a sua representatividade no PIB nacional. Um crescimento incrível, que teve impulsão graças à transformação digital no Agronegócio.

O setor hoje, sem dúvida, é o “motor” do país, conseguindo impactar fortemente a economia do Brasil de forma individual. E nada disso é à toa, pois este incrível cenário se relaciona diretamente com a transformação digital – como pôde ser visto recentemente durante a pandemia da Covid-19, quando empresários, fazendeiros e cooperativas do setor investiram em ferramentas para manter seus negócios em alta produtividade.

No artigo de hoje, falaremos exatamente sobre o impacto e as aplicações da transformação digital no agronegócio. Continue conosco e confira.

Boa leitura!

Como a transformação digital no agronegócio está sendo aplicada?

Como dito, durante a pandemia do Coronavírus a transformação digital no agronegócio foi a diferença entre continuidade e paralisação de muitas empresas e cooperativas do setor.

A partir da mudança de mentalidade e da implementação de ferramentas inteligentes, muitos processos puderam ser executadas mesmo com as restrições impostas. Confira como as aplicações aconteceram e dentro do agronegócio e entenda mais.

Insights para aumento da produtividade

Em processos no setor, que vão desde a plantação até a negociação da produção, ferramentas de inteligência artificial trouxeram insights capazes de estruturar ao máximo as operações.

A possibilidade de armazenamento e compartilhamentos de informação de maneira instantânea, por exemplo, resultou em otimização dos planejamentos e na diminuição de falhas no dia a dia.

Planos completos de ação

Os planos de ação tradicionais em empresas e cooperativas foram alterados através da transformação digital. Dispositivos avançados passaram a ser aplicados no levantamento estatístico, receita e transporte.

Novos modelos de empreendimentos foram criados e ajudaram a reduzir os custos das cadeias de abastecimento, em simultâneo, em que conseguiram aperfeiçoar as etapas produtivas.

Mindset Digital

Só o fato de abraçar a transformação digital fez o agronegócio nacional abrir uma nova perspectiva de produção. Se no passado existia a ideia de que o agro era muito mais “braço do que análise”, hoje já se entende de que estudos e planejamentos fazem muita diferença no resultado.

Aliado a soluções inteligentes, a visão dos profissionais do setor se tornou muito mais ampla em termos de gestão e inovação.

Como soluções cloud como o Oracle Cloud ERP e o Oracle E-Business Suite fazem a diferença para a transformação digital do agronegócio?

Como dito, a mudança de perspectiva do agronegócio se deve tanto a gestões mais inovadoras quanto à implementação de soluções que oferecem tecnologia de ponta, como é o caso do Oracle Cloud ERP e o Oracle E-Business Suite.

Isso porque, esse tipo de ferramenta apresenta uma configuração que se ajusta completamente às necessidades das cooperativas atuais e garantem segurança, produtividade e diminuição de custos.

Os ERPs da Oracle são soluções inteligentes que vão além do básico dentro do agronegócio. Ainda que o setor não seja lembrado muito por questões administrativas e burocráticas, elas estão lá e precisam ser geridas. Graças à tecnologia de ponta, a troca de informações passa a ser muito mais rápida e possibilita uma otimização das tarefas.

Mesmo quando os ERPs não conseguem entregar cobertura completa, como no caso da conformidade fiscal, existem soluções que o fazem e trazem a tranquilidade que a sua empresa precisa para cumprir com as obrigatoriedades tributárias.

A solução da Compliance, por exemplo, é uma ferramenta que oferece diferenciais que impactam diretamente a produtividade da área Fiscal de uma cooperativa ou empresa do agronegócio. É uma solução full web, 100% java, com único banco de dados e
mensageria na área de trabalho.

A partir dela é possível realizar centenas de envios mensais com validade prévia de mensageira e superar diversos desafios em relação à conformidade fiscal.

Enfim, a transformação digital no agronegócio é real e já está trazendo as cooperativas para um novo patamar de produtividade e lucros. Ideias pouco eficazes ficaram no passado e hoje a rotina de trabalho se tornou mais automatizada e efetiva. Oportunidades e soluções estão disponíveis no mercado, basta que você faça as implementações corretas e colha novas frutos.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora as mudanças que a transformação digital trouxe para o setor de serviços.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.