Transformação Digital nos Processos SAP Fiscais: como vencer os obstáculos de localização Brasil?

por | 08/10/2021 | FISCAL

Equilibrar a gestão tributária é uma das formas mais seguras de manter as contas da sua empresa em dia e melhorar as condições financeiras de forma geral. Porém, este não é um objetivo fácil de ser alcançado, mesmo quando você utiliza processos SAP (sistemas, aplicativos e produtos para processamento de dados).

O fato é que mesmo com o código J1BTAX, que é um importante facilitador da integração e dos processos da empresa, a gestão fiscal da sua instituição ainda encontrará desafios, principalmente em relação à localização fiscal.

Manter o equilíbrio tributário e realizar um controle efetivo de forma sem garantir a conformidade com a localização fiscal é quase impossível.

Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar e mostrar como superar os desafios de localização fiscal dos processos SAP. Confira:

Quais são os impactos da localização fiscal SAP para os processos SAP?

A legislação brasileira é considerada uma das mais complicadas do mundo, e alguns pontos exclusivos fazem jus a esse “título” – como os requisitos relativos a faturas. Mesmo com códigos que facilitam o controle tributário, como o J1BTAX, a situação não foge muito da complexidade.

Conforme mencionado anteriormente, o código J1BTAX funciona dentro da função de personalização como um suporte para a geração de faturas eletrônicas de serviço, faturas de frete e faturas eletrônicas. Um diferencial importante, mas que não soluciona o maior dos desafios, a localização fiscal.

Essa dificuldade traz impactos grandes para o setor Fiscal e de TI das empresas. E o primeiro deles é justamente o aumento de trabalho, com as equipes tendo que buscar por atualizações e implementações que permitam maior conformidade com a legislação.

Além disso, há aumento de gastos em novos recursos e mão de obra para que tudo seja realizado dentro dos prazos.

Não obstante, a equipe de TI acaba ficando presa somente neste requisito, sendo pouca produtiva em relação ao core business da empresa.

Não perca o nosso evento especial sobre o tema!

Clique abaixo e inscreva-se já!

Como superar os desafios utilizando os processos SAP?

Embora os processos SAP consigam facilitar bastante o gerenciamento tributário, como vimos, ele sozinho não consegue cumprir todas as obrigações tributárias. É preciso contar com a participação de uma solução especialista. Um software capaz de superar todos os desafios fiscais da sua empresa.

Uma solução especialista entra como a opção perfeita para transformar a rotina de trabalho do TI e Fiscal, pois ela cumpre com todas as obrigações auxiliares.

Dificuldades como alterações das informações do último mês após a finalização da compra do contador ou controle de prazos são superados facilmente com a implementação da solução fiscal.

Qual o impacto para o gestor fiscal que utiliza processos SAP?

Analisando a dor dos gestores e das equipes do setor Fiscal no envio das informações obrigatórias, podemos dizer que o impacto na adoção de soluções inteligentes é consideravelmente alto.

Um sistema de entrega especialista pode resolver três obstáculos principais para qualquer profissional: integração, verificação e conformidade fiscal. A partir de um cenário com a solução fiscal, o que por muitas vezes já foi considerado “terrível”, passa a ser apenas mais um dos vários processos na área tributária.

É, sem dúvida, uma transformação completa. Com o gestor trazendo um cenário de mais efetividade e tranquilidade para o seu setor.

Qual o impacto para a TI da sua empresa?

Nessa transformação, o gerente de TI desempenha um papel tão importante quanto o tributário, pois carrega consigo a missão de encontrar uma solução moderna que atenda às complexas peculiaridades tributárias brasileiras.

Quando ele não consegue, não só a equipe Fiscal, mas também os seus próprios liderados sofrem com uma rotina maçante e mais puxada para manter o mínimo de conformidade entre o sistema da empresa e a legislação tributária.

Porém, quando ele consegue, tudo muda. A sua equipe de TI passa a trabalhar com um sistema completo que se atualiza automaticamente a cada alteração de lei. Isso permite até mesmo que o seu setor consiga focar em outras áreas importantes do negócio.

Os processo SAP, sem dúvida, cumprem o seu papel no dia a dia da sua empresa. O seu dever é garantir que ferramentas de padrão global fique ainda mais completa quando se trata de conformidade fiscal. Adote uma solução especialista e supere todos os obstáculos da equipe Fiscal e de TI.

Não perca o nosso evento especial sobre o tema!

Clique abaixo e inscreva-se já!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.