Turnover nas empresas: 3 dicas para diminuir e reter colaboradores com a ajuda da tecnologia

por | 27/05/2022 | HCM

Em tempos de digitalização, especializações acadêmicas e maior facilidade à informação, o turnover nas empresas se torna um problema cada vez maior. Uma situação preocupante e que compromete diretamente o equilíbrio de qualquer negócio.

Logicamente, esse tipo de situação incomoda a todos, principalmente gestores de Departamento Pessoal e RH, que precisam buscar formas que mudem esse cenário e evitem que a taxa cresça em um curto espaço de tempo.

Para ajudar, preparamos este artigo falando mais sobre o turnover e apresentando dicas para você melhorar o cenário na sua empresa. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

A importância de acompanhar o turnover nas empresas?

Para pessoas de fora da área de Departamento Pessoal, o turnover pode ser visto como algo simples e pouco impactante. “Afinal, é só contratar outro funcionário e pronto”, muitos pensariam assim. Porém, não é bem assim.

O fato é que, durante um curto espaço de tempo, se inúmeros colaboradores pedirem as contas e/ou forem substituídos, é sinal de que algo não vai bem na empresa. E essa recorrência afeta não apenas quem está em busca de uma nova oportunidade, mas também a empresa como um todo. De antemão, o negócio já pode ser visto como um lugar pouco receptivo para novos funcionários.

Acompanhar o turnover nas empresas é importante, pois através do resultado desse índice é possível avaliar onde a sua empresa está errando ou acertando e, com isso, prever formas de mudar e ou continuar como está.

Por isso, tenha sempre em mente: é essencial que o setor de RH ou Departamento ficar atento ao índice de Turnover e buscar soluções.

3 dicas para reduzir o turnover na sua empresa

Como qualquer outro problema, o turnover nas empresas pode ser resolvido ou amenizado por meio de práticas e diárias e com ajuda da tecnologia. Confira 3 dicas.

1. Crie e apresente um plano de carreira para os funcionários

Uma boa maneira para engajar e motivar os colaboradores é aproveitar os talentos nem sempre percebidos dentro das empresas e preparar um plano de carreira. Com a estratégia, esses funcionários conseguem vislumbrar quais funções podem percorrer dentro da empresa.

Um plano de carreira também engloba características como:

  • atualizações contratuais como: pleno e sênior;
  • transferência de empresa;
  • aumento de salário.

2) Invista na saúde emocional e bem-estar do trabalhador

Outro ponto muito cobrado hoje por profissionais de excelência é o bem-estar dentro das empresas. Há uma preocupação com a saúde emocional dos trabalhadores, tornando a jornada profissional muito mais receptiva e agradável para todos.

Nesse sentido, é dever do Setor Pessoal entender quais pontos divergem para esse equilíbrio, ou seja, quais pontos estão contribuindo para o aumento do estresse, ansiedade, e outros fatores que prejudicam a saúde mental dos colaboradores.

3. Invista na tecnologia

Atualmente você conta com soluções especialistas voltadas para o Departamento Pessoal das empresas. Plataformas referências que oferecem o suporte completo para equipes internas, inclusive nas ações que impactam no bem-estar de todos os funcionários da sua empresa.

Além de trabalhar de forma online, graças à tecnologia cloud, esses softwares conseguem agir como um suporte e otimizador em várias frentes do setor pessoal, por exemplo:

  • cumprimento de obrigatoriedades acessórias;
  • fechamento da folha de funcionários;
  • gerenciamento da força de trabalho;
  • gestão de cargos e funções;
  • seleções e treinamentos.

Para empresas que têm dificuldade na hora da contratação de novos talentos, esses softwares especialistas apresentam funcionalidades exclusivas. A partir delas, os gestores de DP e RH conseguirão, por exemplo:

  • identificar os candidatos mais adequados;
  • prever o desempenho do trabalhador;
  • desenvolver estratégias de retenção;
  • analisar o risco de turnover;
  • fornecer recomendações.

Enfim, embora seja um problema comum em muitas áreas, o turnover nas empresas pode ser superado a partir de ações inteligentes e investimento tecnológico.

Continue no nosso blog e saiba como tomar decisões mais estratégicas a partir da integração de um software e uma solução especialista.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.