Quando se trata de Brasil, os desafios fiscais enfrentados pela indústria não podem ser considerados como simples ou triviais. Por isso, até mesmo usuários de ERPs de alto padrão, como é o caso do SAP S/4 HANA, devem ficar atentos às atualizações e às melhores estratégias para garantir a conformidade tributária e a tranquilidade que a toda empresa deve ter em um setor tão competitivo.
A indústria é um dos segmentos mais importantes do nosso país e também um dos mais analisados por órgãos de fiscalização. Ou seja, o mínimo desequilíbrio fiscal pode trazer grandes problemas e até paralisações das atividades.
Por isso, para trazer um panorama sobre os desafios fiscais da indústria e mostrar como superá-los, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
Os desafios fiscais da indústria para os usuários do SAP S/4 HANA?
De acordo com o mais recente Mapa Estratégico da Indústria (2018–2022), há atualmente no nosso país um número considerável de empresas que simplesmente não conseguem acompanhar todas as atualizações referentes a grande quantidade de regras tributárias que incidem ao setor. São impostos como:
- PASEP;
- ICMS;
- PIS;
- IPI.
Esse acompanhamento regular que garante a conformidade e a redução de custos com pagamento de multas é o principal desafio apontado no estudo feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Para os usuários do SAP S/4 HANA não muita coisa, tendo em vista que o ERP de classe global apresenta a dificuldade justamente na paridade com as leis tributárias do nosso país. Por ser de padrão global, ele não atua de forma tão específica nas regras e normas da nossa legislação, ainda mais no ritmo de volatilidade que o Brasil apresenta.
Mas, como superar esses desafios?
A boa notícia para você, usuário do SAP S/4 HANA, é que mesmo os obstáculos mais complexos podem ser superados. E este é o caso da limitação fiscal do seu ERP de padrão global.
Ao implementar e integrar uma solução fiscal especialista ao seu software SAP S/4 HANA, ele será capaz de acompanhar a legislação tributária brasileira e garantir a conformidade fiscal. Isso será possível, pois soluções especialistas de primeira linha contam inteligência fiscal.
A inteligência fiscal é um diferencial que garante a avaliação, obtenção, proteção e repasse de todas as informações fiscais de uma empresa. A partir dela, você reduz o risco de prescrição dos créditos tributários e otimiza o trabalho do setor fiscal.
Não importa se a sua empresa conta com 100 ou mais funcionários, a inteligência fiscal se atualiza de acordo com a realidade da legislação tributária e traz o equilíbrio fiscal que qualquer negócio precisa.
Mas não é só isso. Com um software especialista de primeira linha, como é o caso da ferramenta da Compliance Soluções, você também conta com:
- cumprimento de todas as obrigações fiscais (cálculo, apuração, escrituração, declaração);
- captura e recebimento automático de documentos eletrônicos como XML, TXT, PDF e Link;
- menor custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership);
- automação dos processos Miro e Migro;
- 3 níveis de validação de dados;
- mais de 6.000 regras.
Basicamente, você traz o seu setor Fiscal para o cumprimento real das obrigações, garante a eficácia no trabalho da equipe e a tranquilidade para o restante da empresa.
Além de facilitar a vida do seu Departamento Fiscal, logicamente, a solução especialista também impacta diretamente a produtividade do TI. A partir da conformidade fiscal, a TI não precisa buscar implementações ou ferramentas emergenciais para o SAP S/4 HANA, podendo focar esforços em processos mais voltados ao core business da sua empresa.
Gostou do artigo? Não perca tempo, entre em contato e garanta a melhor solução fiscal do mercado para o seu SAP S/4 HANA.
0 comentários